Se tem algo que as novas gerações estão exigindo cada vez mais do mercado é que as marcas se envolvam e defendam causas importantes para a sociedade. Atualmente, isso tem sido primordial na escolha do consumidor. Não se trata mais de comprar um produto ou serviço, a tendência é consumir marcas com propósito social.

Uma pesquisa apresentada no 3º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, realizada pelo Instituto Ipsos em parceria com o Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause, mostrou que 77% dos entrevistados esperam que as organizações contribuam mais para a sociedade hoje do que contribuíram no passado.

Este mesmo estudo evidenciou que 78% das pessoas acham que as marcas devem investir mais em causas sociais do que anteriormente. Esses dados só reafirmam a importância de ter um propósito social. 

Por isso, o mundo dos negócios precisa oferecer experiências e propósitos que envolvam e fidelizem o cliente. Mais do que vender, sua firma precisa estar por dentro das causas sociais. Chega de imparcialidade. O mercado não permite mais isso, se posicione!

Mulher em protesto

Se seu estabelecimento defende e é fiel às questões sociais, ela tem grandes chances de se diferenciar no mercado e conquistar um público engajado. Ou seja, que além de consumir seus produtos, acredita na sua marca.

Vale ressaltar que não adianta apenas verbalizar ou tornar público o propósito social da sua marca, mas sim, colocar em prática aquilo que se defende em todos os processos da empresa.

Para te ajudar a entender mais a fundo esse assunto, falaremos sobre a importância das marcas com propósito e quais os seus diferenciais de mercado.

Antes disso, é preciso esclarecer algumas questões. 

O que é um propósito social?

Fazer parte do grupo ascendente das marcas com propósito social não é tarefa fácil. Isso porque, um propósito social precisa ir além de conceitos, é necessário vivê-lo. Isto significa defender uma causa e apoiá-la em todas as circunstâncias, levantando verdadeiramente sua bandeira.

Os consumidores esperam, cada dia mais, que as marcas tenham alguma finalidade social, que apoiem causas ou defendam grupos minoritários, que em boa parte são, na verdade, maioria na sociedade.

Dessa forma, as empresas tornam-se mais humanas. Deixam de representar meramente a busca por lucros e passam a estar ainda mais próximas de seus consumidores, colaboradores e, até mesmo, investidores que compactuam de seus propósitos sociais.

Isso implica considerar que toda ação tem um impacto, seja ele social ou ambiental, e, desta forma, as instituições devem se responsabilizar por minimizá-los. Assim, estará integrando verdadeiramente o grupo das marcas com propósito. 

E agora, após saber um pouco mais sobre o assunto, você pode afirmar que tem propósito social? 

No próximo tópico falaremos um pouco mais a respeito da importância de ter um propósito social no mercado.

Como definir o propósito social de uma marca?

Apesar de não ser uma tarefa fácil, definir o propósito da sua marca é essencial e, para isso, você só precisa ter em mente uma coisa: toda empresa tem uma razão para existir. Encontre a sua!

O primeiro passo é retornar às suas raízes. Relembrar o porquê da criação da sua marca, de onde ela veio e qual mensagem ela pretende entregar ao público. Também é importante entender o que a torna essencial para os seus clientes.

Depois disso é só colher os frutos. Afinal, marcas com propósito social definido, que se comprometem com uma causa e sustentam essa responsabilidade social, alcançam a credibilidade e o encantamento do público.

Marcas e responsabilidade social

O mais importante para as marcas com propósito social é o impacto que suas responsabilidades trazem à sociedade. Sua empresa não será a solução de todos os problemas, mas terá papel fundamental na luta por uma causa.

Para isso, é preciso iniciar mudando as estruturas internas da sua marca. Não adianta falar que apoia uma causa e internamente não defendê-la de verdade. Por exemplo, não adianta dizer ser sustentável se não destina o lixo para reciclagem,  ou se seus colaboradores continuam usando centenas de copinhos descartáveis ao longo do dia.

São pequenas atitudes que demonstram o engajamento da sua marca com um propósito e a responsabilidade social que ela assume perante a sociedade. Os consumidores estão cada vez mais atentos a isso, eles conseguem identificar se sua empresa está engajada com a causa ou se é apenas uma estratégia de marketing vazia.

Por isso, fique alerta! Se você quer integrar o grupo ilustre das marcas com propósito social, alinhe seu discurso às ações. Assim, você garante a confiança dos consumidores e a longevidade do seu negócio.

Veja mais neste vídeo que produzimos sobre o assunto:

Dicas para o propósito ser reconhecido

Propósito definido

A primeira dica é algo que estamos falando desde o início deste texto: tenha um propósito bem definido! Com todas as informações que você leu até aqui ficará bem mais fácil determinar um propósito ou alinhar com suas ações, caso já o tenha estabelecido.

Seus colaboradores devem estar cientes dos valores da sua marca. Assim, eles poderão defendê-los com mais segurança. Toda organização precisa ter consciência do impacto que seus produtos ou serviços querem causar nos consumidores.

Apenas dessa forma será possível criar laços com o seu público e manter um relacionamento de confiança com ele. Como resultado, você terá uma divulgação orgânica e positiva.

Foco no propósito

A segunda dica é: foque no propósito! Não faça autopropaganda, não é necessário estar toda hora mostrando o quanto ajuda uma causa. Invista na divulgação das campanhas de arrecadação, de conscientização e etc.

Dessa maneira, você tira o foco do que faz pelas pessoas e coloca a atenção no que realmente importa, que é conseguir apoio da sociedade e contribuir positivamente para uma causa social.

Deixe um legado

Por último, a dica é: lembre-se do legado do seu empreendimento! Mais do que vender produtos ou serviços, você quer deixar um legado para a sociedade,  não é?! Então, tenha sempre em mente o que pretende entregar ao mundo.

Entenda qual a diferença que quer fazer na vida dos seus clientes, colaboradores, investidores, etc. A partir daí, conseguirá viver verdadeiramente o propósito social que pretende.

Marcas com propósito fazem a diferença no mundo

Para finalizar esse texto, citarei três exemplos de marcas potiguares que têm seus propósitos sociais bem definidos: Letra A Comunicação, Natal Shopping e Cabo Telecom.

A nossa Letra A, empresa feminina, focada em assessoria de comunicação e defensora dos direitos das mulheres no mercado de trabalho, está sempre defendendo uma comunicação verdadeira e o respeito à classe feminina. 

Tanto nas redes sociais quanto internamente, a Letra A segue garantindo que os direitos das mulheres sejam respeitados e promovendo o empreendedorismo feminino no mercado de trabalho local.

Já o Natal Shopping, é um empreendimento referência em sustentabilidade, um dos principais pilares da instituição. Ações como arrecadação de material para reciclagem — garrafas plásticas, latas de alumínio, papelão e outros — e a compostagem de material orgânico fazem parte do dia a dia da instituição.

O shopping também tem uma loja de produtos reciclados, como adubo orgânico e sabão. Além disso, o empreendimento investe em parcerias com organizações não governamentais e instituições de pesquisa, destinando parte da renda advinda da loja para as comunidades atendidas.

A Cabo Telecom, negócio de telecomunicações, tem como propósito social a preservação da natureza. Diante disso, eliminou internamente o uso de copos descartáveis e adota squeezes e copos reutilizáveis no dia a dia.

Os fios sem utilidade que seriam descartados pela empresa, são doados a um dos colaboradores que confecciona jarros, cestas e fruteiras artesanais.

Viu como é simples ser uma marca com propósito? O que falta para o seu negócio investir tempo e dedicação a uma causa social?

Se você gostou desse texto e de tudo que aprendeu por aqui, chegou a hora de colocar em prática! Ajude outras pessoas a entender o que são marcas com propósito e compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Se tem algo que as novas gerações estão exigindo cada vez mais do mercado é que as marcas se envolvam e defendam causas importantes para a sociedade. Atualmente, isso tem sido primordial na escolha do consumidor. Não se trata mais de comprar um produto ou serviço, a tendência é consumir marcas com propósito social.

Uma pesquisa apresentada no 3º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, realizada pelo Instituto Ipsos em parceria com o Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause, mostrou que 77% dos entrevistados esperam que as organizações contribuam mais para a sociedade hoje do que contribuíram no passado.

Este mesmo estudo evidenciou que 78% das pessoas acham que as marcas devem investir mais em causas sociais do que anteriormente. Esses dados só reafirmam a importância de ter um propósito social. 

Por isso, o mundo dos negócios precisa oferecer experiências e propósitos que envolvam e fidelizem o cliente. Mais do que vender, sua firma precisa estar por dentro das causas sociais. Chega de imparcialidade. O mercado não permite mais isso, se posicione!

Mulher em protesto

Se seu estabelecimento defende e é fiel às questões sociais, ela tem grandes chances de se diferenciar no mercado e conquistar um público engajado. Ou seja, que além de consumir seus produtos, acredita na sua marca.

Vale ressaltar que não adianta apenas verbalizar ou tornar público o propósito social da sua marca, mas sim, colocar em prática aquilo que se defende em todos os processos da empresa.

Para te ajudar a entender mais a fundo esse assunto, falaremos sobre a importância das marcas com propósito e quais os seus diferenciais de mercado.

Antes disso, é preciso esclarecer algumas questões. 

O que é um propósito social?

Fazer parte do grupo ascendente das marcas com propósito social não é tarefa fácil. Isso porque, um propósito social precisa ir além de conceitos, é necessário vivê-lo. Isto significa defender uma causa e apoiá-la em todas as circunstâncias, levantando verdadeiramente sua bandeira.

Os consumidores esperam, cada dia mais, que as marcas tenham alguma finalidade social, que apoiem causas ou defendam grupos minoritários, que em boa parte são, na verdade, maioria na sociedade.

Dessa forma, as empresas tornam-se mais humanas. Deixam de representar meramente a busca por lucros e passam a estar ainda mais próximas de seus consumidores, colaboradores e, até mesmo, investidores que compactuam de seus propósitos sociais.

Isso implica considerar que toda ação tem um impacto, seja ele social ou ambiental, e, desta forma, as instituições devem se responsabilizar por minimizá-los. Assim, estará integrando verdadeiramente o grupo das marcas com propósito. 

E agora, após saber um pouco mais sobre o assunto, você pode afirmar que tem propósito social? 

No próximo tópico falaremos um pouco mais a respeito da importância de ter um propósito social no mercado.

Como definir o propósito social de uma marca?

Apesar de não ser uma tarefa fácil, definir o propósito da sua marca é essencial e, para isso, você só precisa ter em mente uma coisa: toda empresa tem uma razão para existir. Encontre a sua!

O primeiro passo é retornar às suas raízes. Relembrar o porquê da criação da sua marca, de onde ela veio e qual mensagem ela pretende entregar ao público. Também é importante entender o que a torna essencial para os seus clientes.

Depois disso é só colher os frutos. Afinal, marcas com propósito social definido, que se comprometem com uma causa e sustentam essa responsabilidade social, alcançam a credibilidade e o encantamento do público.

Marcas e responsabilidade social

O mais importante para as marcas com propósito social é o impacto que suas responsabilidades trazem à sociedade. Sua empresa não será a solução de todos os problemas, mas terá papel fundamental na luta por uma causa.

Para isso, é preciso iniciar mudando as estruturas internas da sua marca. Não adianta falar que apoia uma causa e internamente não defendê-la de verdade. Por exemplo, não adianta dizer ser sustentável se não destina o lixo para reciclagem,  ou se seus colaboradores continuam usando centenas de copinhos descartáveis ao longo do dia.

São pequenas atitudes que demonstram o engajamento da sua marca com um propósito e a responsabilidade social que ela assume perante a sociedade. Os consumidores estão cada vez mais atentos a isso, eles conseguem identificar se sua empresa está engajada com a causa ou se é apenas uma estratégia de marketing vazia.

Por isso, fique alerta! Se você quer integrar o grupo ilustre das marcas com propósito social, alinhe seu discurso às ações. Assim, você garante a confiança dos consumidores e a longevidade do seu negócio.

Veja mais neste vídeo que produzimos sobre o assunto:

Dicas para o propósito ser reconhecido

Propósito definido

A primeira dica é algo que estamos falando desde o início deste texto: tenha um propósito bem definido! Com todas as informações que você leu até aqui ficará bem mais fácil determinar um propósito ou alinhar com suas ações, caso já o tenha estabelecido.

Seus colaboradores devem estar cientes dos valores da sua marca. Assim, eles poderão defendê-los com mais segurança. Toda organização precisa ter consciência do impacto que seus produtos ou serviços querem causar nos consumidores.

Apenas dessa forma será possível criar laços com o seu público e manter um relacionamento de confiança com ele. Como resultado, você terá uma divulgação orgânica e positiva.

Foco no propósito

A segunda dica é: foque no propósito! Não faça autopropaganda, não é necessário estar toda hora mostrando o quanto ajuda uma causa. Invista na divulgação das campanhas de arrecadação, de conscientização e etc.

Dessa maneira, você tira o foco do que faz pelas pessoas e coloca a atenção no que realmente importa, que é conseguir apoio da sociedade e contribuir positivamente para uma causa social.

Deixe um legado

Por último, a dica é: lembre-se do legado do seu empreendimento! Mais do que vender produtos ou serviços, você quer deixar um legado para a sociedade,  não é?! Então, tenha sempre em mente o que pretende entregar ao mundo.

Entenda qual a diferença que quer fazer na vida dos seus clientes, colaboradores, investidores, etc. A partir daí, conseguirá viver verdadeiramente o propósito social que pretende.

Marcas com propósito fazem a diferença no mundo

Para finalizar esse texto, citarei três exemplos de marcas potiguares que têm seus propósitos sociais bem definidos: Letra A Comunicação, Natal Shopping e Cabo Telecom.

A nossa Letra A, empresa feminina, focada em assessoria de comunicação e defensora dos direitos das mulheres no mercado de trabalho, está sempre defendendo uma comunicação verdadeira e o respeito à classe feminina. 

Tanto nas redes sociais quanto internamente, a Letra A segue garantindo que os direitos das mulheres sejam respeitados e promovendo o empreendedorismo feminino no mercado de trabalho local.

Já o Natal Shopping, é um empreendimento referência em sustentabilidade, um dos principais pilares da instituição. Ações como arrecadação de material para reciclagem — garrafas plásticas, latas de alumínio, papelão e outros — e a compostagem de material orgânico fazem parte do dia a dia da instituição.

O shopping também tem uma loja de produtos reciclados, como adubo orgânico e sabão. Além disso, o empreendimento investe em parcerias com organizações não governamentais e instituições de pesquisa, destinando parte da renda advinda da loja para as comunidades atendidas.

A Cabo Telecom, negócio de telecomunicações, tem como propósito social a preservação da natureza. Diante disso, eliminou internamente o uso de copos descartáveis e adota squeezes e copos reutilizáveis no dia a dia.

Os fios sem utilidade que seriam descartados pela empresa, são doados a um dos colaboradores que confecciona jarros, cestas e fruteiras artesanais.

Viu como é simples ser uma marca com propósito? O que falta para o seu negócio investir tempo e dedicação a uma causa social?

Se você gostou desse texto e de tudo que aprendeu por aqui, chegou a hora de colocar em prática! Ajude outras pessoas a entender o que são marcas com propósito e compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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