Estrutura, metodologia, acolhimento e proposta pedagógica estão entre os aspectos mais analisados.  

O final do ano vai chegando e, com ele, um desafio comum para diversas famílias: escolher a escola ideal para os seus filhos. Seja para a criança que está ingressando na Educação Infantil ou para aquelas que precisam migrar para uma outra instituição de ensino, muitos são os fatores que devem ser levados em conta antes de efetuar a matrícula.

Um estudo do Instituto Escolas Exponenciais aponta que 28% dos pais brasileiros consideram o cuidado e a atenção com os estudantes o quesito mais importante ao buscar uma escola para os seus filhos. A pesquisa, que ouviu 150 mil famílias, mostra ainda que 24% valorizam a qualidade na formação acadêmica dos alunos e 20% destacam a competência da equipe pedagógica.

Além desses quesitos e das questões práticas, como localização, horários e custos envolvidos, existem outros critérios que precisam ser analisados pelos pais e responsáveis. É o que destaca a educadora e diretora da Casa Escola, Priscila Griner. Para ela, o primeiro passo é buscar alinhar os perfis da família, da criança e da instituição de ensino.

“A família deve se questionar: o que eu busco em uma escola? Porque existem aquelas mais conservadoras, conteudistas, e as mais flexíveis, disruptivas e inovadoras. Ao visitar a escola, é importante perceber como a família é acolhida naquele espaço. Porque, afinal, são esses profissionais que vão estar diariamente em contato com os seus filhos”, explica.

Para Aline Azevedo, mãe de Davi Cowley, de 3 anos, uma dica importante é conversar com outras famílias. “Visitei várias escolas e conversei com grupos de mães antes de escolher. Além disso, estudei sobre métodos educacionais, pedagógicos e também me informei com familiares pedagogos. O que me atrai muito na Casa Escola é a maneira respeitosa, carinhosa, inclusiva e cuidadosa com que tratam as crianças”, conta.

Experiência compartilhada por Islene de Souza, mãe de um adolescente do 6º ano. “Eu buscava um espaço educacional que oferecesse bons desafios de aprendizagem, condição para o pensamento crítico de Noa”, diz.

O próximo passo é examinar os aspectos pedagógicos e a estrutura da escola, como proposta de ensino, perfil da gestão, espaços de convivência, equipamentos de esporte, cultura e atividades ao ar livre.

Quanto à estrutura da escola, a educadora Priscila Griner ressalta ainda que não basta mensurar a quantidade e o tamanho dos espaços disponíveis. “É preciso ir além, por exemplo: se a escola tem laboratório e como esse espaço é realmente usado; se a biblioteca tem vida, e não é apenas um depósito de livros; se os espaços para atividade física estão sempre disponíveis para os alunos ou só são utilizados em função de alguma atividade específica”.

Esses pontos, segundo ela, são fundamentais para entender se uma escola está preocupada com a convivência, o acolhimento e as relações sociais. “Eu acho que isso é o que nos diferencia. Somos uma escola humanista, e não meramente conteudista. Porque o ser humano não é só conhecimento, ele é bem mais complexo, e a escola tem que considerar essa complexidade”, conclui a diretora da Casa Escola.

Dicas para escolher a melhor escola para o seu filho

  1. Alinhe a filosofia educacional da escola com as suas crenças e valores pessoais;
  2. Considere o bem-estar e o desenvolvimento socioemocional da criança ou adolescente;
  3. Converse com outros pais e compartilhe suas vivências;
  4. Avalie o ambiente físico, incluindo os espaços para convivência e atividades ao ar livre;
  5. Analise a equipe pedagógica, se é acolhedora, receptiva e afetuosa;
  6. Sinta o clima da escola e observe o semblante das crianças. Elas parecem felizes e motivadas?
  7. Converse com a direção da escola e se certifique de que é uma gestão participativa e democrática.

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco