Você sabe o que é media training? Se você é gestor de uma empresa, vez ou outra precisa estar em contato com a imprensa. Seja por demanda espontânea – quando o jornalista lhe procura para uma entrevista, seja provocado por sua assessoria de comunicação.

Mas será que você está bem preparado para tirar o melhor proveito deste espaço que chamamos de mídia espontânea? Você se sente seguro diante de microfones e câmeras? Sabe que conteúdos atendem melhor os veículos impressos e online? E quanto às emissoras de rádio de TV?

E, ao final da entrevista, você sai com a certeza de que esclareceu todas as dúvidas do repórter e deixou clara a mensagem (key message) que gostaria de transmitir?

E se for uma crise? Como escapar da saia justa diante dos jornalistas sem arranhar a imagem da instituição que você representa?

Se você titubeou para responder à maioria destas perguntas, então precisa de um media trainingtreinamento que prepara porta-vozes para o contato com a imprensa.

O que é o Media Training?

O Media Training (Treinamento para a Imprensa) é uma técnica que ajuda a aperfeiçoar a capacidade de lidar com os jornalistas. Seja durante as entrevistas ou em encontros de relacionamento promovidos pela empresa em que você trabalha.

O treinamento é uma espécie de imersão ao mundo da imprensa, onde são apresentadas as características dos veículos de comunicação e como funcionam. E, principalmente, como se relacionar com eles.

Em média costuma durar um dia, com o primeiro momento dedicado às informações teóricas e o segundo momento para o workshop. Aqui, os participantes têm a oportunidade de exercitar, na prática, o que discutiram na primeira fase do treinamento. Com direito a câmera e microfone direcionados a eles.

Ao final, a performance de cada um é avaliada.

Quem pode fazer Media Training?  

O treinamento é fundamental para quem costuma atender com frequência a imprensa – devido ao cargo que ocupa na organização, ou para quem deseja alcançar mais visibilidade nos veículos de comunicação.

É direcionado a CEOs e gestores do primeiro escalão, profissionais liberais, servidores públicos e demais profissionais que desejam ou precisam se familiarizar com este universo. Com isso, poderão posteriormente, tirar um melhor proveito do contato com a imprensa.

O Media Training é também ideal para aqueles gestores que estão à frente de instituições com alto risco de crises de imagem.

Com o treinamento, eles passarão a entender a importância do seu papel em momentos de crise.

E também saber como se posicionar diante dos cenários delicados em que sua empresa ou instituição está envolvida. E, sobre os quais, a imprensa já tem ou pode ter conhecimento.

Como funciona o Media Training?

Dependendo do caso, o treinamento pode ser realizado em grupo ou individualmente. São aplicadas atividades práticas customizadas para as necessidades específicas de cada perfil de porta-voz.

Para garantir sua eficácia, deve ser executado por uma boa assessoria de comunicação.

A alternativa do treinamento individual é mais indicada para CEOs ou gestores que têm muita demanda da imprensa e também que costumam enfrentar crises de imagem com frequência. O treinamento em grupo é voltado para profissionais com perfis em comum.

Embora a estratégia do Media Training seja focada em aperfeiçoar o contato com jornalistas, o treinamento também auxilia no incremento da imagem do profissional como um todo.

É que também são passadas orientações sobre como o porta-voz deve se apresentar, não só nas entrevistas, como também em eventos em que vá representando a companhia em que trabalha. E também nos ambientes online.

10 vantagens do Media Training

Certo, você já entendeu como funciona o Media Training, mas pode estar se perguntando quais as vantagens do treinamento para o dia-a-dia do seu cargo de gestor. Então, vamos às 10 mais importantes:

  1. Entender o importante papel do porta-voz no contato com a imprensa;
  2. Compreender o que os repórteres esperam e o que você pode oferecer, de modo que ambas as partes saiam satisfeitas;
  3. Mais segurança no contato com os jornalistas, evitando gafes;
  4. Garantir que a mensagem (key message) que precisa ser transmitida fique clara para o repórter;
  5. Saber como se vestir e se portar tanto durante entrevistas para TV, rádio, jornais impressos e online;
  6. Administrar crises na imprensa em que a sua empresa está envolvida;
  7. Escapar das cascas de banana jogadas pelos jornalistas com mais desenvoltura;
  8. Representar a empresa em que trabalha com mais segurança;
  9. Transformar-se em um porta-voz mais assertivo: bem preparado, passa a ser considerado uma boa fonte para os jornalistas;
  10. Fortalecimento da imagem da companhia que representa perante a imprensa e a opinião pública.

E na Crise, como o media training pode ajudar?

Tudo o que uma empresa, companhia, instituição pública ou privada não querem é entrar em uma crise. Muito menos que a imprensa se interesse sobre o assunto. No entanto, às vezes, somos atropelados pelo caos, e quando vemos, estamos no olho do furacão. E agora?

Nessas horas, contar com a expertise de um Media Training faz toda diferença para que o gestor entenda como deve ser a sua performance diante do sufoco. E, na maioria dos casos, é até possível minimizar os impactos da crise e, consequentemente, evitar que chegue aos ouvidos da imprensa.

E se chegar aos ouvidos da imprensa?

O gestor bem preparado vai entender, por exemplo, se é o caso de conceder ou não entrevista. E se a opção – que deve ser tomada sob orientação da assessoria de imprensa – for para dar a entrevista, o porta-voz vai contar com ferramentas e estratégias para contornar perguntas difíceis e, ainda atender aos anseios da mídia. Mesmo em meio à turbulência.

Existem treinamentos específicos de Media Training para crises, em que os executivos são testados em situações de crise simuladas.

Nestes cenários, é avaliada sua performance – nas soluções que encontra para resolver os problemas, como se comunica com os diferentes públicos envolvidos e o seu desempenho no contato com os jornalistas.

Conclusão

Percebeu como fazer um Media Training é fundamental para incrementar o seu papel de gestor?

Assim como é igualmente importante contar com o trabalho de uma boa assessoria de comunicação. Ela pode lhe oferecer tanto o treinamento, quanto realizar o trabalho mais completo de gerir a imagem da companhia junto à mídia. Além de auxiliar a administrar as potenciais crises que envolvam sua marca.

Quer entender melhor sobre o que faz uma assessoria de comunicação? Entre em contato com a gente para saber mais.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Você sabe o que é media training? Se você é gestor de uma empresa, vez ou outra precisa estar em contato com a imprensa. Seja por demanda espontânea – quando o jornalista lhe procura para uma entrevista, seja provocado por sua assessoria de comunicação.

Mas será que você está bem preparado para tirar o melhor proveito deste espaço que chamamos de mídia espontânea? Você se sente seguro diante de microfones e câmeras? Sabe que conteúdos atendem melhor os veículos impressos e online? E quanto às emissoras de rádio de TV?

E, ao final da entrevista, você sai com a certeza de que esclareceu todas as dúvidas do repórter e deixou clara a mensagem (key message) que gostaria de transmitir?

E se for uma crise? Como escapar da saia justa diante dos jornalistas sem arranhar a imagem da instituição que você representa?

Se você titubeou para responder à maioria destas perguntas, então precisa de um media trainingtreinamento que prepara porta-vozes para o contato com a imprensa.

O que é o Media Training?

O Media Training (Treinamento para a Imprensa) é uma técnica que ajuda a aperfeiçoar a capacidade de lidar com os jornalistas. Seja durante as entrevistas ou em encontros de relacionamento promovidos pela empresa em que você trabalha.

O treinamento é uma espécie de imersão ao mundo da imprensa, onde são apresentadas as características dos veículos de comunicação e como funcionam. E, principalmente, como se relacionar com eles.

Em média costuma durar um dia, com o primeiro momento dedicado às informações teóricas e o segundo momento para o workshop. Aqui, os participantes têm a oportunidade de exercitar, na prática, o que discutiram na primeira fase do treinamento. Com direito a câmera e microfone direcionados a eles.

Ao final, a performance de cada um é avaliada.

Quem pode fazer Media Training?  

O treinamento é fundamental para quem costuma atender com frequência a imprensa – devido ao cargo que ocupa na organização, ou para quem deseja alcançar mais visibilidade nos veículos de comunicação.

É direcionado a CEOs e gestores do primeiro escalão, profissionais liberais, servidores públicos e demais profissionais que desejam ou precisam se familiarizar com este universo. Com isso, poderão posteriormente, tirar um melhor proveito do contato com a imprensa.

O Media Training é também ideal para aqueles gestores que estão à frente de instituições com alto risco de crises de imagem.

Com o treinamento, eles passarão a entender a importância do seu papel em momentos de crise.

E também saber como se posicionar diante dos cenários delicados em que sua empresa ou instituição está envolvida. E, sobre os quais, a imprensa já tem ou pode ter conhecimento.

Como funciona o Media Training?

Dependendo do caso, o treinamento pode ser realizado em grupo ou individualmente. São aplicadas atividades práticas customizadas para as necessidades específicas de cada perfil de porta-voz.

Para garantir sua eficácia, deve ser executado por uma boa assessoria de comunicação.

A alternativa do treinamento individual é mais indicada para CEOs ou gestores que têm muita demanda da imprensa e também que costumam enfrentar crises de imagem com frequência. O treinamento em grupo é voltado para profissionais com perfis em comum.

Embora a estratégia do Media Training seja focada em aperfeiçoar o contato com jornalistas, o treinamento também auxilia no incremento da imagem do profissional como um todo.

É que também são passadas orientações sobre como o porta-voz deve se apresentar, não só nas entrevistas, como também em eventos em que vá representando a companhia em que trabalha. E também nos ambientes online.

10 vantagens do Media Training

Certo, você já entendeu como funciona o Media Training, mas pode estar se perguntando quais as vantagens do treinamento para o dia-a-dia do seu cargo de gestor. Então, vamos às 10 mais importantes:

  1. Entender o importante papel do porta-voz no contato com a imprensa;
  2. Compreender o que os repórteres esperam e o que você pode oferecer, de modo que ambas as partes saiam satisfeitas;
  3. Mais segurança no contato com os jornalistas, evitando gafes;
  4. Garantir que a mensagem (key message) que precisa ser transmitida fique clara para o repórter;
  5. Saber como se vestir e se portar tanto durante entrevistas para TV, rádio, jornais impressos e online;
  6. Administrar crises na imprensa em que a sua empresa está envolvida;
  7. Escapar das cascas de banana jogadas pelos jornalistas com mais desenvoltura;
  8. Representar a empresa em que trabalha com mais segurança;
  9. Transformar-se em um porta-voz mais assertivo: bem preparado, passa a ser considerado uma boa fonte para os jornalistas;
  10. Fortalecimento da imagem da companhia que representa perante a imprensa e a opinião pública.

E na Crise, como o media training pode ajudar?

Tudo o que uma empresa, companhia, instituição pública ou privada não querem é entrar em uma crise. Muito menos que a imprensa se interesse sobre o assunto. No entanto, às vezes, somos atropelados pelo caos, e quando vemos, estamos no olho do furacão. E agora?

Nessas horas, contar com a expertise de um Media Training faz toda diferença para que o gestor entenda como deve ser a sua performance diante do sufoco. E, na maioria dos casos, é até possível minimizar os impactos da crise e, consequentemente, evitar que chegue aos ouvidos da imprensa.

E se chegar aos ouvidos da imprensa?

O gestor bem preparado vai entender, por exemplo, se é o caso de conceder ou não entrevista. E se a opção – que deve ser tomada sob orientação da assessoria de imprensa – for para dar a entrevista, o porta-voz vai contar com ferramentas e estratégias para contornar perguntas difíceis e, ainda atender aos anseios da mídia. Mesmo em meio à turbulência.

Existem treinamentos específicos de Media Training para crises, em que os executivos são testados em situações de crise simuladas.

Nestes cenários, é avaliada sua performance – nas soluções que encontra para resolver os problemas, como se comunica com os diferentes públicos envolvidos e o seu desempenho no contato com os jornalistas.

Conclusão

Percebeu como fazer um Media Training é fundamental para incrementar o seu papel de gestor?

Assim como é igualmente importante contar com o trabalho de uma boa assessoria de comunicação. Ela pode lhe oferecer tanto o treinamento, quanto realizar o trabalho mais completo de gerir a imagem da companhia junto à mídia. Além de auxiliar a administrar as potenciais crises que envolvam sua marca.

Quer entender melhor sobre o que faz uma assessoria de comunicação? Entre em contato com a gente para saber mais.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Comentários

Um comentário

  1. […] O objetivo com o treinamento é preparar o porta-voz para incrementar sua performance diante das câmeras, microfones e até mesmo para entrevistas por telefone. Saiba mais sobre media training aqui. […]

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