Quando falamos em relevância nas mídias digitais, logo nos lembramos do Instagram – a rede social do momento. Mas, o que é necessário para alcançar o êxito nessa rede social, especialmente quando falamos de contas profissionais?

Já vamos logo adiantando que uma das maiores vantagens de ter um perfil empresarial é justamente a possibilidade de compreender os resultados gerados pelas suas publicações. 

É aí que entram as métricas – dados relacionados ao desempenho em determinadas plataformas – que moldam as estratégias a serem adotadas pelos produtores de conteúdo. 

No caso do Instagram, isso se torna ainda mais importante, considerando a mudança dos algoritmos e sua influência sobre o resultado geral do que é postado na rede. 

Uma coisa já sabemos: precisamos analisar as métricas. Mas, quais são as que são disponibilizadas pelo Instagram? Como devem ser analisadas? O que você pode fazer, a partir dessa análise, para melhorar seu desempenho no Instagram? Siga o texto abaixo que responderemos a cada uma dessas perguntas.

Qual a relação entre as métricas e os resultados?

As métricas estão diretamente relacionadas aos resultados. O Instagram, por exemplo, disponibiliza mais de 20 métricas em seu relatório. Então, para você entender melhor a finalidade delas e sua relação com os resultados obtidos, é importante definir e entender o objetivo de comunicação da sua marca na referida rede social. O que você deseja alcançar dentro desse espaço digital?

Se você ainda não definiu esse ponto, nós vamos te ajudar. Veja abaixo alguns objetivos de comunicação comuns:

  •       Ampliar a notoriedade da marca no mercado;
  •       Aumentar a autoridade sobre uma temática específica;
  •       Criar tráfego para um blog ou site;
  •       Gerar leads;
  •       Promover vendas.

A partir do seu objetivo de comunicação, diferentes resultados são esperados dentro do Instagram, e cada um deles se conecta a uma métrica diferente. Por exemplo: 

Métricas do instagram

 

Assim, os resultados esperados mudam de acordo com cada objetivo definido, moldando a sua relação com as métricas fornecidas pelo Instagram. 

Agora que você já está por dentro dos objetivos de comunicação e dos resultados, vamos às métricas!

Quais as métricas disponíveis no Instagram?

Podemos dividir as métricas do Instagram em quatro grupos: Público, Conteúdo, Stories e Atividade. Veja a seguir o que deve ser analisado dentro de cada um desses grupos e como você pode usar esses dados a seu favor. 

Métricas relacionadas ao Público

É sempre bom observar quem faz parte do seu leque de seguidores. Afinal, todo o conteúdo produzido e veiculado pela sua conta deve ser baseado no que o seu público consome. 

Desse modo, faz-se necessário estudar as métricas relacionadas ao público para conhecer melhor os seus followers. Você deve conferir se eles condizem com o seu público-alvo e se conversam com sua brand persona. 

As métricas de público são: 

  •       Crescimento: o número de seguidores que você ganhou ou perdeu;
  •       Principais localizações: quais são as cidades dos seus seguidores;
  •       Faixa etária: a definição da faixa etária do seu público;
  •       Gênero: a divisão do público entre homens, mulheres e outros;
  •       Períodos mais ativos: os horários e os dias da semana nos quais os seus seguidores ficam ativos no Instagram.

Para acessá-las, basta clicar em Insights > Total de seguidores, como na imagem abaixo:

Exemplo total de seguidores do instagram

Métricas relacionadas ao Conteúdo

Perceber que suas postagens não estão alcançando o número de pessoas esperado nunca é um bom sinal e sugere a adoção de uma nova tática, visto que todos os objetivos dependem da recepção do conteúdo pelo público. 

Portanto, fique atento às métricas atreladas às suas postagens para avaliar a qualidade do material que está sendo postado e para saber se ele está condizente às preferências do seu público.

Vale lembrar que as métricas de conteúdo são disponibilizadas individualmente para cada publicação, e podem ser acessadas da seguinte maneira: 

As métricas de conteúdo são:

  •       Alcance: o número total de pessoas que visualizaram a publicação;
  •       Impressões: o número total de vezes que as mesmas pessoas viram a publicação;
  •       Interações com o conteúdo: quantas curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos sua postagem obteve;
  •       Atividade do perfil: quantas pessoas visitaram seu perfil e começaram a te seguir a partir de uma postagem específica. 

O importante ao avaliar as métricas acima é entender o que esses dados dizem sobre o seu conteúdo. Se não houver compartilhamentos e salvamentos, por exemplo, pode ser que suas postagens não sejam relevantes o suficiente para atingir seus seguidores. 

Por isso, aqui vai a melhor sugestão: analise os números que dizem respeito ao público. Desse modo, é possível elaborar um conteúdo de maneira estratégica, sempre acompanhando as preferências da audiência.

Outra dica valiosa é observar o alcance e as impressões das postagens do feed. Quantas pessoas estão vendo suas publicações? Quantas vezes uma mesma conta acessa aquele conteúdo específico? O sucesso do seu engajamento depende desses números, pois quanto mais os posts aparecem, maiores são as chances de você alcançar seus objetivos.

Se você tem dúvidas de como analisar o conteúdo que interessa ao seu público, aqui vai mais uma informação: apesar de toda a curadoria dos algoritmos, o que garante o engajamento é a qualidade do conteúdo.

Então, que tal analisar as métricas dos relatórios do Instagram para aprimorar suas postagens e dar aos seguidores aquilo que interessa a eles?

Observe quais postagens geraram mais engajamento, perceba o que elas têm em comum e aproveite para repetir a fórmula em outras postagens. Uma boa estratégia de conteúdo é criada a partir do conhecimento sobre as métricas. 

E as métricas dos Stories?

Bem como as postagens do feed, o conteúdo postado no Instagram Stories também oferece importantes métricas. 

  •       Alcance: quantas contas foram alcançadas (neste caso, o alcance é um view); 
  •       Impressões: o número total de vezes que a sua publicação foi vista por alguma pessoa;
  •       Interações com stories: a quantidade de respostas e compartilhamentos para determinada foto ou vídeo;
  •       Navegação: as ações do público após abrir seus Stories (avançou, saiu, próximo story, voltar);
  •       Visitas no perfil;
  •       Cliques no link do Story;
  •       Cliques em Como Chegar;
  •       Cliques em Ligar;
  •       Cliques em E-mail;
  •       Cliques no link na bio.
  •      

Você pode acessar as métricas dos Stories individualmente em cada publicação. Veja a seguir.

Mas, como usar essas informações sobre os Stories?

Observe se as pessoas estão saindo dos seus posts. Se for o caso, é hora de mudar a estratégia de conteúdo, visando pautas e formatos que gerem interesse para o público. 

Outro ponto importante é o engajamento. Ser visto é bom, mas só isso não basta. É a partir das interações que você chegará mais perto dos seus resultados esperados. 

Então, aqui vai uma sugestão: aumente as ações dos usuários que visualizam seus Stories criando postagens com call-to-actions, se mostrando, desse modo, disponível para contato. 

Métricas relacionadas à Atividade

Para finalizar os tipos de métricas, vamos falar um pouco sobre os relatórios que dizem respeito à atividade geral dos usuários no seu perfil, sejam eles seguidores ou não. São elas:

  •       Contas alcançadas: quantas contas foram alcançadas a partir do conteúdo postado e obtenha informações sobre esse público específico;
  •       Contas com engajamento: quantas contas estão gerando engajamento, qual o número de interação nas postagens no período delimitado e quais as publicações foram mais relevantes com base nas curtidas;
  •       Total de seguidores: a quantidade de seguidores que seu perfil possui;
  •       Conteúdo que você compartilhou: informações gerais sobre as publicações do seu feed.

Utilize essas informações a seu favor para entender o seu perfil como um todo. Será que a sua bio traz as informações corretas sobre o seu negócio? E as suas estratégias de call-to-action estão aumentando o engajamento? 

Todos esses pontos devem ser analisados para que as alterações necessárias sejam feitas. O ideal é que você observe os relatórios semanalmente, tome nota dos números e faça comparações a períodos anteriores. 

Como melhorar seu desempenho

É muita informação, nós sabemos. Mas a compreensão dos itens listados acima incrementará os resultados do seu perfil. 

Uma boa opção para você colocar as métricas do Instagram em prática é começar focando nos números insatisfatórios. O que está precisando de um reforço no seu perfil? O número de seguidores? O engajamento no feed? O alcance das postagens? Comece pelo ponto fraco.

Após selecionar qual o melhor ponto para iniciar o trabalho, comece a trabalhar no seu conteúdo, considerando sempre as características do seu público. 

E não vale olhar as métricas só uma vez e depois abandonar o hábito, certo? É importante observar os insights do Instagram de maneira regular, de preferência semanalmente.

Agora ficou muito mais fácil fazer a leitura das métricas dos relatórios do Instagram, né? Então está na hora de começar os trabalhos. Aproveita, e confere algumas dicas para aumentar o engajamento do seu perfil nesse texto aqui do nosso blog.

Sobre o autor: Marília Diógenes

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Quando falamos em relevância nas mídias digitais, logo nos lembramos do Instagram – a rede social do momento. Mas, o que é necessário para alcançar o êxito nessa rede social, especialmente quando falamos de contas profissionais?

Já vamos logo adiantando que uma das maiores vantagens de ter um perfil empresarial é justamente a possibilidade de compreender os resultados gerados pelas suas publicações. 

É aí que entram as métricas – dados relacionados ao desempenho em determinadas plataformas – que moldam as estratégias a serem adotadas pelos produtores de conteúdo. 

No caso do Instagram, isso se torna ainda mais importante, considerando a mudança dos algoritmos e sua influência sobre o resultado geral do que é postado na rede. 

Uma coisa já sabemos: precisamos analisar as métricas. Mas, quais são as que são disponibilizadas pelo Instagram? Como devem ser analisadas? O que você pode fazer, a partir dessa análise, para melhorar seu desempenho no Instagram? Siga o texto abaixo que responderemos a cada uma dessas perguntas.

Qual a relação entre as métricas e os resultados?

As métricas estão diretamente relacionadas aos resultados. O Instagram, por exemplo, disponibiliza mais de 20 métricas em seu relatório. Então, para você entender melhor a finalidade delas e sua relação com os resultados obtidos, é importante definir e entender o objetivo de comunicação da sua marca na referida rede social. O que você deseja alcançar dentro desse espaço digital?

Se você ainda não definiu esse ponto, nós vamos te ajudar. Veja abaixo alguns objetivos de comunicação comuns:

  •       Ampliar a notoriedade da marca no mercado;
  •       Aumentar a autoridade sobre uma temática específica;
  •       Criar tráfego para um blog ou site;
  •       Gerar leads;
  •       Promover vendas.

A partir do seu objetivo de comunicação, diferentes resultados são esperados dentro do Instagram, e cada um deles se conecta a uma métrica diferente. Por exemplo: 

Métricas do instagram

 

Assim, os resultados esperados mudam de acordo com cada objetivo definido, moldando a sua relação com as métricas fornecidas pelo Instagram. 

Agora que você já está por dentro dos objetivos de comunicação e dos resultados, vamos às métricas!

Quais as métricas disponíveis no Instagram?

Podemos dividir as métricas do Instagram em quatro grupos: Público, Conteúdo, Stories e Atividade. Veja a seguir o que deve ser analisado dentro de cada um desses grupos e como você pode usar esses dados a seu favor. 

Métricas relacionadas ao Público

É sempre bom observar quem faz parte do seu leque de seguidores. Afinal, todo o conteúdo produzido e veiculado pela sua conta deve ser baseado no que o seu público consome. 

Desse modo, faz-se necessário estudar as métricas relacionadas ao público para conhecer melhor os seus followers. Você deve conferir se eles condizem com o seu público-alvo e se conversam com sua brand persona. 

As métricas de público são: 

  •       Crescimento: o número de seguidores que você ganhou ou perdeu;
  •       Principais localizações: quais são as cidades dos seus seguidores;
  •       Faixa etária: a definição da faixa etária do seu público;
  •       Gênero: a divisão do público entre homens, mulheres e outros;
  •       Períodos mais ativos: os horários e os dias da semana nos quais os seus seguidores ficam ativos no Instagram.

Para acessá-las, basta clicar em Insights > Total de seguidores, como na imagem abaixo:

Exemplo total de seguidores do instagram

Métricas relacionadas ao Conteúdo

Perceber que suas postagens não estão alcançando o número de pessoas esperado nunca é um bom sinal e sugere a adoção de uma nova tática, visto que todos os objetivos dependem da recepção do conteúdo pelo público. 

Portanto, fique atento às métricas atreladas às suas postagens para avaliar a qualidade do material que está sendo postado e para saber se ele está condizente às preferências do seu público.

Vale lembrar que as métricas de conteúdo são disponibilizadas individualmente para cada publicação, e podem ser acessadas da seguinte maneira: 

As métricas de conteúdo são:

  •       Alcance: o número total de pessoas que visualizaram a publicação;
  •       Impressões: o número total de vezes que as mesmas pessoas viram a publicação;
  •       Interações com o conteúdo: quantas curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos sua postagem obteve;
  •       Atividade do perfil: quantas pessoas visitaram seu perfil e começaram a te seguir a partir de uma postagem específica. 

O importante ao avaliar as métricas acima é entender o que esses dados dizem sobre o seu conteúdo. Se não houver compartilhamentos e salvamentos, por exemplo, pode ser que suas postagens não sejam relevantes o suficiente para atingir seus seguidores. 

Por isso, aqui vai a melhor sugestão: analise os números que dizem respeito ao público. Desse modo, é possível elaborar um conteúdo de maneira estratégica, sempre acompanhando as preferências da audiência.

Outra dica valiosa é observar o alcance e as impressões das postagens do feed. Quantas pessoas estão vendo suas publicações? Quantas vezes uma mesma conta acessa aquele conteúdo específico? O sucesso do seu engajamento depende desses números, pois quanto mais os posts aparecem, maiores são as chances de você alcançar seus objetivos.

Se você tem dúvidas de como analisar o conteúdo que interessa ao seu público, aqui vai mais uma informação: apesar de toda a curadoria dos algoritmos, o que garante o engajamento é a qualidade do conteúdo.

Então, que tal analisar as métricas dos relatórios do Instagram para aprimorar suas postagens e dar aos seguidores aquilo que interessa a eles?

Observe quais postagens geraram mais engajamento, perceba o que elas têm em comum e aproveite para repetir a fórmula em outras postagens. Uma boa estratégia de conteúdo é criada a partir do conhecimento sobre as métricas. 

E as métricas dos Stories?

Bem como as postagens do feed, o conteúdo postado no Instagram Stories também oferece importantes métricas. 

  •       Alcance: quantas contas foram alcançadas (neste caso, o alcance é um view); 
  •       Impressões: o número total de vezes que a sua publicação foi vista por alguma pessoa;
  •       Interações com stories: a quantidade de respostas e compartilhamentos para determinada foto ou vídeo;
  •       Navegação: as ações do público após abrir seus Stories (avançou, saiu, próximo story, voltar);
  •       Visitas no perfil;
  •       Cliques no link do Story;
  •       Cliques em Como Chegar;
  •       Cliques em Ligar;
  •       Cliques em E-mail;
  •       Cliques no link na bio.
  •      

Você pode acessar as métricas dos Stories individualmente em cada publicação. Veja a seguir.

Mas, como usar essas informações sobre os Stories?

Observe se as pessoas estão saindo dos seus posts. Se for o caso, é hora de mudar a estratégia de conteúdo, visando pautas e formatos que gerem interesse para o público. 

Outro ponto importante é o engajamento. Ser visto é bom, mas só isso não basta. É a partir das interações que você chegará mais perto dos seus resultados esperados. 

Então, aqui vai uma sugestão: aumente as ações dos usuários que visualizam seus Stories criando postagens com call-to-actions, se mostrando, desse modo, disponível para contato. 

Métricas relacionadas à Atividade

Para finalizar os tipos de métricas, vamos falar um pouco sobre os relatórios que dizem respeito à atividade geral dos usuários no seu perfil, sejam eles seguidores ou não. São elas:

  •       Contas alcançadas: quantas contas foram alcançadas a partir do conteúdo postado e obtenha informações sobre esse público específico;
  •       Contas com engajamento: quantas contas estão gerando engajamento, qual o número de interação nas postagens no período delimitado e quais as publicações foram mais relevantes com base nas curtidas;
  •       Total de seguidores: a quantidade de seguidores que seu perfil possui;
  •       Conteúdo que você compartilhou: informações gerais sobre as publicações do seu feed.

Utilize essas informações a seu favor para entender o seu perfil como um todo. Será que a sua bio traz as informações corretas sobre o seu negócio? E as suas estratégias de call-to-action estão aumentando o engajamento? 

Todos esses pontos devem ser analisados para que as alterações necessárias sejam feitas. O ideal é que você observe os relatórios semanalmente, tome nota dos números e faça comparações a períodos anteriores. 

Como melhorar seu desempenho

É muita informação, nós sabemos. Mas a compreensão dos itens listados acima incrementará os resultados do seu perfil. 

Uma boa opção para você colocar as métricas do Instagram em prática é começar focando nos números insatisfatórios. O que está precisando de um reforço no seu perfil? O número de seguidores? O engajamento no feed? O alcance das postagens? Comece pelo ponto fraco.

Após selecionar qual o melhor ponto para iniciar o trabalho, comece a trabalhar no seu conteúdo, considerando sempre as características do seu público. 

E não vale olhar as métricas só uma vez e depois abandonar o hábito, certo? É importante observar os insights do Instagram de maneira regular, de preferência semanalmente.

Agora ficou muito mais fácil fazer a leitura das métricas dos relatórios do Instagram, né? Então está na hora de começar os trabalhos. Aproveita, e confere algumas dicas para aumentar o engajamento do seu perfil nesse texto aqui do nosso blog.

Sobre o autor: Marília Diógenes

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