Os espaços públicos do interior do Rio Grande do Norte foram tomados por uma nova vivência cultural. O grupo Movidos Dança levou seu espetáculo “Nuvem de Pássaros” em turnê a seis municípios como ação do projeto “Movidos à Dança, conhecer para reconhecer”. Além da apresentação, aconteceram oficinas de dança e o mapeamento de pessoas com deficiência nas cidades visitadas.
Essa jornada começou no dia 18 de julho com um ensaio aberto na Arena do Morro em Mãe Luiza, onde houve uma significativa participação da comunidade. Logo em seguida, as cidades de Pendências, Guamaré, Portalegre, Baía Formosa e Pedro Velho foram palco do espetáculo que conquistou um público de mais de duas mil pessoas, somando todos os espectadores das localidades.
Para celebrar o sucesso desta temporada e o quinto aniversário do grupo Movidos Dança, está programado um espetáculo gratuito comemorativo para esta terça-feira (26), no Teatro Alberto Maranhão, apresentando a peça ‘Nuvem de Pássaros’. Além disso, será realizada uma exposição do minidocumentário ‘Nuvem de Pássaros’, resultado do projeto Movidos à Dança em 2022, juntamente com uma exposição na praça interna do TAM, que celebra os cinco anos do grupo Movidos Dança.
“Nossas expectativas foram plenamente atendidas, pois conseguimos aprofundar nossa exploração dos espaços culturais locais e efetivamente contribuir para o propósito do Movidos, que consiste em democratizar o acesso aos bens culturais por meio da realização de atividades gratuitas. Este processo nos aproximou do público, nos fez conhecer novas realidades e possibilitou evidenciarmos a potência dos artistas do Rio Grande do Norte e a capacidade das pessoas com deficiência”, compartilha Daniel Silva, bailarino e diretor do Grupo.
O Projeto Movidos à Dança conta com o patrocínio do Governo do Estado do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Neoenergia COSERN e o Instituto Neoenergia – por meio do edital Transformando Energia em Cultura através da Lei Câmara Cascudo. A produção é da Mapa Realizações Culturais e realização do Movidos Dança.
Mapeamento
Paralelamente às apresentações, o projeto também realizou o Mapeamento ‘Conhecer Para Reconhecer’, com o propósito de compreender a realidade das pessoas com deficiências físicas nos seis municípios abrangidos. Esse estudo tinha como principal objetivo avaliar a garantia de seus direitos, o acesso à educação e à cultura, bem como a adequação da acessibilidade nos espaços públicos.
Para conduzir esse mapeamento, foram coletados dados por meio de visitas e entrevistas presenciais. O trabalho foi realizado pela assistente social Soraya Guimarães, que interagiu com pessoas que vivem nas cidades incluídas na turnê, indagando sobre questões como tipo de deficiência, condições de estudo, moradia, mobilidade e acesso a programas e políticas públicas. Os resultados serão apresentados por meio de um relatório.
Todas as ações do projeto estão alinhadas com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Movidos Dança
Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal, cujo objetivo é promover uma nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística.
O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva, em 2018. Composto por pessoas com e sem deficiência, tem se dedicado aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.
Compartilhe
Nossos clientes