“Armorial 50” reúne 140 obras de importantes nomes do movimento fundado por Ariano Suassuna. A exposição será aberta ao público em 1º de novembro, na Pinacoteca Potiguar

Após atrair mais de 400 mil visitantes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, a exposição “Armorial 50” desembarca em Natal para um temporada na Pinacoteca Potiguar. A partir de 1º de novembro, o público poderá conferir a mostra que celebra os 50 anos do Movimento Armorial, fundado nos anos 70 pelo dramaturgo e escritor Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

O Movimento Armorial buscava criar uma arte genuinamente brasileira, que integrasse as tradições populares nordestinas com elementos da cultura erudita, criando uma estética própria que englobava artes plásticas, literatura, música e teatro. O projeto ganha novos contornos pelo Brasil em nova temporada no Nordeste, graças ao Patrocínio Oficial da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Armorial 50” foi idealizada e é coordenada pela produtora Regina Rosa de Godoy, com curadoria de Denise Mattar e consultoria do artista plástico Manuel Dantas Suassuna e do professor Carlos Newton Júnior. “A exposição é fiel à proposta de Ariano Suassuna, mostrando como ele propunha uma volta às raízes brasileiras, com profundo respeito às tradições, mas sempre com um toque de magia e humor”, destaca Denise Mattar.

No piso térreo da Pinacoteca, os visitantes poderão contemplar cerca de 140 obras de nomes centrais do movimento, como Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, J. Borges e Zélia Suassuna. As peças são provenientes de coleções particulares e instituições como a Universidade Federal de Pernambuco e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.

armorial 50 natal rn

“Trazer o Armorial para o Rio Grande do Norte é uma experiência única. O estado tem uma rica herança cultural, e poder apresentar essa fusão entre o popular e o erudito, que Ariano Suassuna idealizou, é algo muito especial. Estamos conectando as tradições nordestinas com as novas gerações, e isso é profundamente emocionante para mim”, ressalta a produtora Regina Rosa de Godoy.

Além das obras, a exposição “Armorial 50” conta com debates, espetáculos musicais e atividades interativas que ampliam a compreensão sobre o movimento e seu impacto cultural, como tour virtual, playlists exclusivas e acessibilidade ampliada, com audioguia bilíngue, objetos táteis e cordéis em braille.

“Desde que concebemos o projeto em 2019, queríamos que fosse algo grandioso, uma mostra capaz de captar a efervescência cultural daquele período e transmitir isso para o público. O apoio da Petrobras foi crucial para que pudéssemos levar o legado de Ariano Suassuna e do Movimento Armorial a diferentes regiões do Brasil, mantendo viva essa chama cultural”, comemora a produtora.

“O Armorial é uma das grandes contribuições do Brasil para a arte mundial. Ele resgata as nossas raízes de uma maneira profunda, mas lúdica, e isso é o que o torna tão atual. É importante que o público de hoje tenha contato com essa obra, que dialoga com o passado, mas ao mesmo tempo se conecta com as demandas culturais do presente”, finaliza Regina.

Serviço:
Exposição “Armorial 50”
Local: Pinacoteca Potiguar (Praça Sete de Setembro – Cidade Alta)
Datas: 1º de novembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025
Horários: terça a sexta, das 8h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 16h
Entrada gratuita (ingressos disponíveis a partir de 25 de outubro no Sympla ou na bilheteria da Pinacoteca)
Clique aqui e confira mais informações! 
Playlist no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/0DIyufBfFfRrWE8WSo21zo?si=AAvflCjdTyqayR0T8PGTqg&pi=u-zfJg9XRuTXiX&nd=1&dlsi=b4cffc037b764797

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco