Uma a cada sete crianças com menos de cinco anos estão com excesso de peso ou obesidade; especialista explica risco desses alimentos e orienta como tornar a volta às aulas mais saudável

Com o fim das férias e o retorno das crianças às salas de aula, além do material escolar, a alimentação também deve ser considerada uma prioridade. Apesar de aparentemente inofensivos, alimentos ultraprocessados como biscoitos, salgadinhos e sucos de caixinha apresentam riscos à saúde. A nutricionista e docente de Nutrição da Estácio, Eva Andrade, explica os perigos de consumir esse tipo de produto e a importância de implementar uma alimentação saudável no dia a dia dos pequenos.

“Alimentos ultraprocessados são produtos fabricados industrialmente que contêm ingredientes que geralmente não são encontrados em uma cozinha comum, como adoçantes artificiais, emulsificantes, conservantes e corantes. Exemplos incluem refrigerantes, salgadinhos, doces industrializados, massas instantâneas e outros. Eles tendem a ter alta quantidade de açúcares, sódio e gorduras insaturadas, o que diminui o valor nutricional dos alimentos e contribui para problemas de saúde quando consumidos em excesso”, explica a docente.

De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional 2023, do Ministério da Saúde, a cada sete crianças brasileiras, uma está com excesso de peso ou obesidade. Isso representa 14,2% das crianças com menos de cinco anos, enquanto a média global é de 5,6%. Já entre os adolescentes, a taxa é ainda mais elevada e atinge 33% do total.

“Uma má alimentação na infância pode gerar diversas consequências porque crianças com hábitos alimentares inadequados têm maior probabilidade de desenvolver doenças crônicas na vida adulta, como diabetes tipo 2 e obesidade, por exemplo, onde o aumento do peso pode afetar também a autoestima da criança, além da sua saúde física. Somado a isso, as deficiências nutricionais podem prejudicar o crescimento e o desenvolvimento”, pontua Eva Andrade.

Pequena refeição, grande impacto

Apesar de ser uma refeição rápida no intervalo entre as aulas, o lanche escolar pode ter uma grande relevância no desempenho das crianças ao longo do dia, tendo um impacto significativo na saúde. 

“O lanche que as crianças consomem na escola pode ter um grande impacto em sua saúde como um todo. Lanches ricos em açúcares e gorduras saturadas podem levar a picos de energia seguidos por quedas bruscas, afetando a concentração e o desempenho escolar. Além disso, uma alimentação inadequada pode contribuir para problemas de saúde a longo prazo, como obesidade e diabetes tipo 2”, continua a nutricionista.

E para introduzir uma alimentação mais saudável na rotina dos pequenos, os pais podem montar um planejamento semanal dos alimentos que serão consumidos, além de incluir as crianças no processo de escolha e montagem da lancheira.

“É importante incluir frutas e vegetais, opções como frutas picadas e palitos de cenoura são saudáveis e coloridos. Optar também por uma divergência e criatividade, transformando alimentos saudáveis em pratos divertidos. E a participação das crianças pode ser o ponto chave, permitindo que elas escolham entre opções saudáveis, o que pode aumentar o interesse por elas. Hidratação adequada também é muito importante, oferecer água ou sucos naturais ao invés de refrigerantes”, recomenda a especialista.

Eva Andrade realça ainda o papel do nutricionista nas escolas, essencial para desenvolver refeições balanceadas e que atendam às necessidades nutricionais das crianças. “Os nutricionistas, além de montarem refeições saudáveis, também trabalham em conjunto com a equipe escolar para avaliar e atender às necessidades alimentares dos alunos, incluindo intolerâncias e alergias. Também podemos promover palestras e atividades educativas sobre a importância de uma alimentação saudável e oferecer orientações para práticas mais saudáveis, ajudando a mudar a cultura alimentar da escola”, finaliza a docente.

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco