Consumo exacerbado nas comemorações de fim de ano pode ser uma porta para o endividamento, alerta contador

Com datas como a Black Friday, Natal e Ano Novo, o aumento do consumo se torna inevitável no último trimestre do ano, e sem os devidos cuidados, o comportamento pode trazer dívidas: segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em 2023, o percentual de famílias brasileiras endividadas chegou a 78,9%. Diante de todas essas compras, o planejamento financeiro se torna uma ferramenta importante para evitar iniciar 2025 com débitos acumulados.

Por isso, o especialista Daniel Negreiros, professor de Ciências Contábeis da Estácio, traz orientações para consumidores sobre como manter o equilíbrio financeiro e terminar 2024 no azul. “Podemos começar fazendo um balanço dos gastos do ano até aqui para conferir onde gastamos mais, quais dívidas priorizar o pagamento e como manter o equilíbrio das finanças nessa reta final, sem extrapolar”, comenta.

Dados de consultorias financeiras apontam que 70% das pessoas que fazem um planejamento financeiro conseguem quitar suas dívidas ou manter um orçamento equilibrado até o fim do ano. Conforme reforça Daniel, a organização e o controle das finanças nos meses de outubro e novembro são essenciais para um bom planejamento de despesas, como o pagamento de IPVA, IPTU e compras de Natal.

Segundo o professor, um dos erros mais comuns nesse período é gastar todo o salário em compras com juros ou compras impulsivas, principalmente usando o cartão de crédito. Essa modalidade é a principal forma de endividamento das famílias, sendo responsável por 88,3% dos casos. Com os altos juros no rotativo, que ultrapassam 400% ao ano, é fundamental evitar a acumulação de dívidas nos cartões.

“As compras impulsivas devem ser evitadas, pois uma pesquisa de mercado é muito importante nesse período para economizar. Essa impulsividade gera um prejuízo, já que podemos acabar comprando produtos caros sem checar antes. Já no cartão de crédito, o melhor conselho é não extrapolar. Se uma dívida alta for feita, tentar dividir em um número de parcelas que caibam no seu bolso ou fazer um acordo são opções. O cartão tem que ser pago, então sempre escolha bem o seu banco, fique atento às taxas cobradas e use o menor número de cartões de crédito possível”, explica Daniel.

Reserva de emergência é prioridade

O contador destaca ainda que manter uma reserva de emergência mesmo com dívidas acumuladas é essencial para cobrir juros e não perder bens. “Muitas vezes usamos o cheque especial, mas manter um dinheiro guardado é de suma importância para garantir que o seu patrimônio não fique em risco em caso de dívidas altas. Os especialistas indicam guardar 10% do seu salário para manter essa segurança e evitar problemas futuros. E guarde esse valor em uma conta que você não utiliza com frequência, justamente para evitar o uso indevido”, esclarece Daniel.

Ao planejar suas finanças com antecedência, o consumidor pode terminar o mês de dezembro com as contas equilibradas, sem dívidas, e começar o ano seguinte com mais tranquilidade e segurança. O planejamento financeiro não serve apenas para evitar complicações, mas também é uma ferramenta importante para alcançar seus objetivos a longo prazo, como viajar, comprar uma casa ou investir em seu futuro”, conforme lembra Daniel Negreiros.

“O principal é quitar as dívidas e obrigações de forma contínua ao longo do ano para terminar o ano no azul e sem sufocos financeiros, assim, podemos aproveitar as férias, ter lazer e renovar os presentes de Natal sem preocupações”, finaliza.

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco