Uma das ferramentas bastante utilizadas para divulgação de ações em assessoria de comunicação é o press kit, “kit de imprensa” em Português. O press kit é um brinde criativo que acompanha o release enviado para jornalistas e influenciadores digitais visando a apresentação de uma marca ou de alguma ação específica. 

Por meio do press kit, o contato com a mídia fica mais interessante, provoca empatia e chama atenção extra para o produto ou serviço, estimulando uma boa oportunidade para divulgação espontânea. 

Mas o que é necessário para a elaboração de um bom press kit? Muitos acreditam que basta montar uma caixa com presentes e enviar. Mas há muito planejamento por trás para que a ação seja bem sucedida e traga bons resultados. 

O que é um press kit e como fazer?

Press kits são brindes enviados junto ao release, mas devem ser pensados de forma assertiva para um bom resultado

Como fazer um bom press kit?

Antes de tudo, é preciso entender que press kit não é sobre mimar o jornalista ou influenciador digital. Muitos recebem vários presentes e press kits por dia, os famosos “recebidos”, e se o seu for só mais um na pilha, como vai chamar a atenção e receber o destaque que merece?

Qual objetivo do seu press kit?

Junto ao momento correto, seu press kit deve ter um objetivo. É conseguir mais visibilidade? Conquistar seguidores novos para as redes sociais da empresa? É converter essa visibilidade em venda? Para cada objetivo, há um caminho diferente com um press kit e comunicadores diferentes. Não envie por enviar, planeje a ação com metas para que ela dê certo.

Capriche no release

Para criar um bom press kit, o principal ingrediente é a criatividade. Mas de nada adianta enviar vários presentes incríveis se o comunicador não receber as principais informações sobre a ação ou produto. 

Uma boa produção começa por uma boa base, e com o press kit, a base é o release. Um texto claro, objetivo, bem construído e com uma chamada atraente já é um bom começo. Você pode até utilizar um texto “arroz com feijão”, mas se for pertinente, também cabe criar desafios ou deixar a ação mais lúdica.

Se o jornalista que for receber seu release + press kit for de portal, ou se o influenciador tiver blog, é bom que você pense seu texto de forma otimizada para o SEO. Desta forma, além de atingir os seguidores das redes sociais, ou o público leitor do portal, você também tem grandes chances de atingir um universo ainda maior, incluindo quem busca por mais informações no Google a respeito da marca.

Confira nosso post sobre como fazer um release eficaz!

Escolha brindes com relevância

Para um kit de imprensa de sucesso, qualidade vem antes de quantidade. Não adianta mandar mil brindes que não conversem com a ação. Não envie blocos, pen drives, canecas, se isso não possuir relação com o assunto abordado. Por exemplo: não faz sentido enviar mídia física se o produto for digital, concorda? Escolha brindes pertinentes e relevantes, que gerem valor ao conteúdo.

Enviar um CD ou livro a um jornalista de cultura tem sentido, mas atualmente, a experiência significa mais do que o produto. Então, que tal pensar também em objetos que façam alusão ao cenário da história contada no livro ou fones de ouvido junto ao material de uma nova música, para que a pessoa possa ouvir com melhor qualidade?

Um festival de hambúrguer que envia um kit “faça você mesmo” com pão, carne, queijo e bacon é um ótimo exemplo de como falar sobre o assunto do evento que irá acontecer e gerar valor ao conteúdo que será criado. Se coloque no outro lado: se você fosse receber o seu press kit, o que você faria com ele? Se a resposta for “pouca coisa”, talvez seja a hora de repensar sua ação.

Outra maneira de dar um efeito “uau” ao seu press kit é personalizar, e isso vai além de gravar o nome da pessoa no presente. Para personalizar mesmo um press kit é necessário pensar bem em quem vai receber. 

Personalização do press kit

No envio do press kit, a experiência significa tanto quanto o produto

Para quem enviar o press kit?

Tão importante quanto o que será enviado é quem irá receber. Para garantir o sucesso do envio do seu material, pense em quem é o seu público alvo e se ele é o mesmo do jornalista ou influenciador que irá receber. 

Escolher quem irá receber seu press kit apenas pelo tamanho da audiência é um erro que pode se tornar uma gafe. Muitos famosos recebem dezenas desses kits de imprensa por dia, e o seu pode passar despercebido se não for interessante para ele. Micro e nano influenciadores são um mercado a ser considerado, porque falam ainda mais diretamente com os seguidores. E se seu negócio for local é o melhor caminho a ser trilhado.

Conheça o trabalho das pessoas que você quer enviar o kit, pra entender se já falam sobre o seu nicho. Se o seu produto se encaixa no dia a dia daquela pessoa e se faz sentido, você pode, por meio do press kit, sugerir que ela fale sobre a sua empresa.

Assessorias de imprensa podem ser o caminho para garantir que seu press kit vá para as pessoas certas. Mantendo um contato diário com a imprensa, a assessoria pode definir um mailing, a lista de para quem será enviado o seu material, perfeito e pontual para sua ação.

Confira nosso post sobre o trabalho de um assessor de imprensa!

Quando devo enviar um press kit?

Agora que você já sabe como fazer e para quem mandar, atente para o timing que pode te render bons resultados apenas com o envio de um press kit. Além das ações internas da sua empresa, como lançamentos de serviços, aniversários ou datas comemorativas são ótimas oportunidades. 

Ao acompanhar o dia a dia do comunicador que converse com o seu nicho, você pode perceber momentos valiosos de entrar nessa conversa. Calendários sazonais também são uma ferramenta essencial para planejar suas ações.

Agora que você já tem todas essas informações sobre o mundo dos kits de imprensa, você sabe como fazer para ampliar o relacionamento da sua marca com a mídia. O press kit é uma ferramenta essencial para a comunicação espontânea, que pode ter resultados vantajosos se enviados dentro de uma ação bem planejada. 

É divulgação com um custo-benefício extremamente atrativo, que pode colaborar para aumentar suas vendas e fortalecer uma relação com a imprensa que, quanto mais duradoura, melhor para seu negócio. 

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Sobre o autor: Érika Oliveira

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Érika Oliveira atua há 5 anos com assessoria de comunicação e relacionamento com influenciadores. É Head de Relações Públicas na Letra A, e aqui, escreve sobre temas como presença na mídia, redes sociais e marketing de influência.

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