As atividades fazem parte da fase Florescer, marcada pela estreia dos espetáculos montados por grupos de teatro formados pelo projeto
Nos dias 14 e 19 de setembro, o Projeto Trapiá Semente realiza a fase ‘Florescer’ nos municípios de Jardim do Seridó e Serra Negra do Norte com o trabalho do Coletivo Inxú e Grupo Onça Negra, ambos criados pelo projeto, durante a fase ‘Regar’. As apresentações são gratuitas e abertas ao público, com ensaios gerais e estreias marcadas em cada cidade.
A programação tem início em Jardim do Seridó na quinta-feira, 12 de setembro, com o ensaio geral aberto do espetáculo “Através do Tempo”, seguido pela grande estreia no sábado, 14 de setembro. Em Serra Negra do Norte, o público poderá conferir o ensaio geral do espetáculo “A historinha é essa e a santa não aparece”, do Grupo Onça Negra, na quarta-feira, 18 de setembro, com a estreia oficial programada para quinta-feira, 19 de setembro.
A fase Florescer já passou por outras três cidades, com público estimado em 650 pessoas, que assistiram aos espetáculos “O inventor na terra das artes” – Grupo Flor de Mandacaru – São João do Sabugi (17 e 23 de agosto); “Deveres e Sonhos” – Grupo de Teatro Caroá – Tenente Laurentino Cruz (22 e 24 de agosto) e “Em cada ponto, borda um conto” – Grupo de Teatro Juazeiro – Timbaúba dos Batistas (31/ago e 02/set).
Segundo Tatiane Fernandes, produtora do Trapiá Semente, a iniciativa já impactou diretamente a vida de 375 jovens seridoenses entre 2022 e 2024. “O curso de teatro propõe ampliar os horizontes da juventude, tanto na construção de cidadania quanto sobre as profissões relacionadas ao teatro, além de compartilhar uma experiência onde o jovem é o protagonista na criação e na execução de uma obra artística”, explica a produtora.
Conheça o Projeto Trapiá Semente
O Projeto Trapiá Semente é uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro no Seridó potiguar, que acontece desde 2022. Durante a preparação, os jovens participam de um curso livre de teatro, e se distribuem entre papéis de atuação, criação de figurinos e elaboração de texto, dramaturgia e criação de cenas, de acordo com suas habilidades e aptidões.
Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o projeto abraça seu propósito por meio de uma série de oficinas englobando iniciação teatral, construção de instrumentos, construção de cenas, direção artística e produção de espetáculos. Presente em 16 municípios do Seridó Potiguar, o projeto já promoveu apreciação teatral a mais de 15 mil pessoas e oportunizou a formação artística para mais de 300 jovens.
O Trapiá Semente é um projeto da Trapiá Cia Teatral em parceria com a Mapa Realizações Culturais e é realizado por meio do edital “Transformando a Energia em Cultura”, com patrocínio da Neonergia Cosern, do Instituto Neoenergia, do Governo do Estado do RN, via Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto através da Lei Câmara Cascudo, além do apoio das prefeituras municipais onde o projeto é executado.
PROGRAMAÇÃO
JARDIM DO SERIDÓ
Coletivo Inxú
12/09, às 15h30 – Ensaio aberto
Local: Secretaria de Assistência Social
14/09, às 20h – Estreia do espetáculo “Através do Tempo”
Local: Casa de Cultura Popular
SERRA NEGRA DO NORTE
Grupo Onça Negra
18/09, às 9h – Ensaio aberto
Local: Cras
19/09, às 19h – Estreia do espetáculo “A historinha é essa e a Santa não aparece”
Local: Escola ABC
Compartilhe
Últimas notícias
Nossos clientes