Para quem está pensando em investir em marketing digital para atingir novos objetivos, atenção. As redes sociais para empresas têm um importante significado: ajudam a atrair novos consumidores para a marca e construir sua autoridade no mercado.

Neste artigo, elaboramos um guia completo para ajudar você, empreendedor, a entender melhor sobre o porquê de investir no mundo online, quais são as redes mais utilizadas e como pode trabalhar cada uma delas dentro da sua estratégia de marketing. 

Boa leitura!

Redes sociais para empresas: por que incluí-las em sua estratégia de comunicação

Quantas vezes você já tomou conhecimento de algum fato relevante para o Brasil e mundo enquanto rolava pelo feed do seu Instagram? Com certeza isso já deve ter acontecido alguma vez na sua vida, não é mesmo?

Não à toa que as redes sociais são, hoje, uma das principais fontes de informação que temos à disposição. Em poucos minutos, nos informamos, vemos o que nossos amigos estão fazendo, nos atualizamos sobre os mais diversos temas.

Mas as redes sociais também atuam como plataforma de divulgação massiva para as marcas que desejam ingressar no mundo digital.

Redes sociais conectam empresas às pessoas

Nesse ambiente, a comunicação acontece de maneira ampla e acessível para todos os perfis de usuários que consomem conteúdo a todo momento. Portanto, para as empresas, investir nestas plataformas permite maior aproximação com o seu público por meio de conteúdo de qualidade

8 benefícios de criar um perfil nas redes sociais para a sua empresa 

  • Ajudam a construir um relacionamento mais estreito com seu público/cliente
  • Permitem que mais pessoas conheçam o seu negócio
  • Observar o que a sua concorrência anda fazendo no meio digital
  • Trazem maior tráfego para seu site
  • Construção de autoridade
  • Mensuração de satisfação dos clientes
  • Fidelização de clientes
  • Estratégia de marketing acessível e sem grandes investimentos

Quais são as principais redes sociais existentes?

Instagram

Uma das redes sociais queridinhas dos brasileiros, o Instagram tem como principal característica o compartilhamento de fotos e vídeos no formato Reels e Stories, sendo um poderoso recurso para marcas que desejam humanizar sua imagem perante seus consumidores. 

Facebook

O Facebook ainda concentra uma boa fatia dos internautas brasileiros. Afinal, é uma plataforma que possibilita o compartilhamento de diversos tipos de conteúdo ao mesmo tempo, e, ainda, proporciona um canal de comunicação mais estreito com seus clientes/seguidores. Além disso, o Facebook conta com o recurso de patrocínio de campanhas e anúncios simplificados para ajudar a atrair maior alcance para sua página.

LinkedIn

O LinkedIn é mais conhecido por ser uma rede social corporativa e um dos meios pelos quais muitas pessoas recorrem para conseguir uma oportunidade de trabalho. No entanto, a plataforma também pode ser um ótimo instrumento de captação de leads qualificados para empresas que desejam fazer bons negócios.

As empresas que detém uma página no LinkedIn podem compartilhar conteúdos mais específicos sobre sua área de atuação, participação em eventos, novidades do setor, além de acompanhar seus principais concorrentes. 

Um recurso da plataforma bastante explorado por gestores, empresários e profissionais liberais é o da criação de artigos. Geralmente, sobre assuntos relevantes sobre negócios e que contribui positivamente para quem deseja fazer marketing pessoal na rede. Também é usado para ser reconhecido como autoridade no mercado, além de firmar novas parcerias comerciais.

Twitter

O Twitter é a rede social preferida por quem gosta de estar por dentro do que acontece no mundo em tempo real, dado a rapidez com que as notícias são compartilhadas por lá em até 280 caracteres. 

É considerada uma “segunda tela” entre os usuários, pois estão constantemente consumindo outro tipo de conteúdo ao mesmo tempo para, então, compartilhar suas impressões. Como, eventos esportivos, reality shows em exibição ou notícias importantes. 

Para as empresas, o Twitter atua como um termômetro do que o seu público tem achado da sua marca a partir das opiniões compartilhadas pelos usuários, sejam elas positivas ou negativas. 

Do ponto de vista do marketing, muitas empresas criam conteúdo baseado no que é relevante no momento no Twitter, os chamados Trending Topics, a fim de atrair maior engajamento.

Tik Tok

O Tik Tok é a rede social de vídeos virais que explodiu em número de usuários durante a pandemia do Covid entre 2020/2021. Ela segue sendo uma das plataformas mais utilizadas, principalmente entre o público mais jovem.

Devido à grande adesão, o Tik Tok tem como característica o compartilhamento de vídeos curtos com trilhas sonoras atrativas, geralmente alguma música do momento e com grande potencial de viralização. 

Muitas marcas já estão anunciando na plataforma. Seja por meio de conteúdos patrocinados no perfil de algum influenciador ou via anúncios segmentados sem qualquer custo adicional.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de imagens onde os usuários podem elencá-las por categorias, geralmente com temas de que mais gosta, como moda, beleza, viagens e culinária. Estes, podem ser utilizados como inspiração em algum momento servindo como uma espécie de “catálogo”. 

Portanto, podemos afirmar que o Pinterest exerce grande impacto na decisão de compra de quem constantemente utiliza a rede social.

É por meio do algoritmo (comportamento do usuário) que a plataforma sugere tais conteúdos. Portanto, marcas e empresas de todo tipo podem criar sua página no Pinterest e investir em boas imagens dos seus produtos com links integrados que direcionam a algum outro canal de contato, como site ou WhatsApp.

Apesar do enorme potencial, o Pinterest ainda é uma rede pouco explorada pelas empresas. Vale a pena conhecê-la com mais dedicação e colocá-la na sua estratégia.

Lembrando que, as redes sociais citadas contam com recursos exclusivos para empresas, os chamados “business”. Nesta modalidade, é possível ter acesso a informações detalhadas sobre o público, como idade, gênero, região onde mora, interesses. Também inclui outros dados relevantes, entre eles taxa de engajamento, para te ajudar a criar os melhores conteúdos para cada plataforma.

E no Brasil? Quais são as redes sociais mais utilizadas?

Segundo relatório produzido pela We are Here e a Hootsuite em abril de 2022, as 10 redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros são:

  1. WhatsApp (165 milhões de usuários)
  2. Youtube (138 milhões de brasileiros vendo e postando vídeos)
  3. Instagram (122 milhões de usuários)
  4. Facebook (116 milhões)
  5. Tik Tok (16,5 milhões)
  6. Facebook Messenger (65.5 milhões)
  7. LinkedIn (56 milhões)
  8. Pinterest (30 milhões)
  9. Twitter (19 milhões)
  10. Snapchat (7,6 milhões)

Ainda segundo o relatório, os brasileiros passam atualmente, em média, cerca de 3 horas e 47 minutos por dia navegando nas redes sociais. Seja para consumir notícias, conferir fotos dos amigos e fazer compras. 

Essa é uma informação bastante útil para saber quais plataformas sua marca pode investir com mais afinco. No entanto, apesar das diversas possibilidades, não é necessário estar presente em todas as redes sociais existentes

Para isso, analise o seu público-alvo e quais redes sociais ele mais utiliza, além do nicho em que sua empresa está inserida, pois o perfil da sua marca pode se encaixar mais em uma rede do que outra.

Além disso, as redes sociais para empresas não devem anular a sua presença em outras mídias tradicionais, como propaganda e mídia espontânea – por meio de conteúdo jornalístico, como reportagens e entrevistas. As mídias digitais atuam como complemento na sua estratégia de comunicação.

Folder Sharing Cursor Click Computer Network Concept

Exemplo: vai participar de uma entrevista em um jornal local? Divulgue a informação nas redes sociais da sua empresa para que os seus seguidores possam prestigiar o momento. 

Você também pode compartilhar o vídeo da entrevista completa nas mídias. Assim, alcançar outra fatia de público que não teve oportunidade de ver a matéria no ar ou que pode se interessar pelo assunto.

Como utilizar as redes sociais para empresas?

1. Defina suas estratégias

Todo conteúdo que será produzido nas redes sociais para empresas devem seguir uma estratégia de comunicação efetiva e que faça sentido para a sua audiência. 

2. Conheça o seu público

Como falamos anteriormente, saber quem é o seu público é crucial para criar o seu conteúdo. Faça uma pesquisa de persona para entender os desejos dos seus seguidores, seu comportamento de consumo, o que procuram e o que esperam ver da sua marca nas redes sociais.

3. Fique atento quanto ao timing

Uma forte característica das redes sociais é a rapidez. Portanto, esteja atento quanto aos assuntos do momento para, a partir dele, criar o seu conteúdo com maior potencial de engajamento dos seguidores. 

O atendimento ao cliente nas redes sociais também deve seguir essa mesma dinâmica. Ofereça a solução que ele procura em tempo hábil. Não o deixe esperando! 

4. Produza conteúdo diferenciado além do institucional

Não é porque estamos falando de redes sociais corporativas que todos os conteúdos ali publicados devem ser somente sobre a empresa. Você pode e deve investir em temas diversos e que façam sentido com sua estratégia de comunicação. 

Vídeos, posts de interação e até “memes” são alguns formatos de conteúdo que você pode apostar nas redes para dar um toque humanizado para a sua marca e aproximar ainda mais do seu público.

5. Tenha um processo organizado

Assim como os demais processos da sua empresa, os conteúdos pensados para as redes sociais da sua marca também devem seguir um planejamento prévio. Uma dica é construir um calendário específico para criação e publicação dos seus conteúdos.

As redes sociais para empresas são um recurso eficiente para quem deseja obter maior alcance no mercado e mostrar sua autoridade por meio da esfera digital.

Como vimos, tem recebido cada vez mais atenção por parte das empresas, seja pela facilidade na comunicação, pela rapidez de consumo, como pelo contato mais estreito com seus seguidores/consumidores e conseguir saber exatamente o que desejam ver no seu perfil.

Mas, como construir uma presença digital forte o suficiente para conquistar seguidores e boas oportunidades de negócios? Essa é uma dúvida constante entre os empreendedores ainda em início de carreira e que não sabem exatamente como explorar o potencial das redes sociais a seu favor. 

Se você é empresário e tem dúvidas sobre isso, te convidamos a conferir aqui no blog um texto especial e esclarecedor sobre como construir uma presença digital do zero. Clique aqui e saiba mais!

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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