Esta é uma técnica de produção textual muito utilizada na área da assessoria de imprensa e, a partir dela, sua marca pode ganhar espaço na mídia. Neste blog post descreveremos detalhadamente o que é um press release e como fazer.

Atualmente é muito fácil o acesso a todo tipo de informação, basta acessar as redes socias e os aplicativos de mensagens, não é mesmo? Mas, informação de qualidade e de credibilidade… Isto só é possível por meio de um jornalismo sério, comprometido em oferecer o melhor conteúdo, que visa o compartilhamento de informações provenientes de fonte segura.

E uma coisa que você talvez não saiba, é que boa parte dos conteúdos publicados por estes veículos vem a partir de press releases, enviados por uma assessoria de imprensa. 

Continue a leitura para saber mais sobre esta técnica e quais as vantagens que ela pode oferecer para a sua marca.

Mas, afinal, o que é um press release?

O termo em inglês significa material liberado para a imprensa. Pode servir de sugestão de pauta, muitas vezes veiculado completa ou parcialmente, de modo espontâneo. Para tanto, é importante que o documento seja estruturado de acordo com as técnicas de um texto jornalístico.

O objetivo principal da construção e envio desse material para os veículos de comunicação é fortalecer o relacionamento da sua marca com a mídia. Desta forma, é possível fazer com que ela seja, além de conhecida, também reconhecida no mercado em que atua.  

De modo geral, você pode entender o press release como um canal de diálogo com os jornalistas e o público que lerá aquele conteúdo. E vale destacar que os assuntos pautados devem ser sempre de relevância às três principais esferas envolvidas:

  • Sua marca
  • O veículo
  • O público atingido

Além disso, há outras razões para que você entenda a importância que o press release pode ter para o fortalecimento da sua marca no mercado. Confira abaixo 4 motivos que tornam esta estratégia importante neste processo:

  • Por meio dele o veículo de comunicação fica ciente de que sua empresa existe e atua em determinada área;
  • Fortalece a marca e traz credibilidade ao serviço ou produto oferecido por ela;
  • Disponibiliza ao seu público-alvo um conhecimento autêntico acerca de determinado assunto do interesse dele;
  • Facilita a possibilidade de sua marca ser incluída em outras pautas.

Agora que você já sabe da importância de um bom press release, continue a leitura para descobrir quais técnicas são necessárias para a sua produção.

Como construir um bom press release?  

A estrutura deste texto deve ser simples, clara e direta, semelhante à de uma notícia. A parte inicial da redação, o que chamamos de lead (o primeiro, ou os dois primeiros parágrafos) deve conter informações sobre 5 pontos importantes:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por quê?

Estas são as perguntas-chave que irão nortear a estruturação do conteúdo. Logicamente que o texto não precisa se ater somente a elas. 

É interessante que haja um complemento de informações para que o contexto além de atrativo, seja completo. Mas a partir do título e do lead, já deve ser possível identificar o interesse do tema. 

Mas atenção:

As chances de aproveitamento do release são baseadas na oferta de uma boa pauta, na qualidade das informações, na elaboração do texto, na apresentação e distribuição.

Seu conteúdo deve ser objetivo, claro, direcionado a quem realmente possa ser atraído – portanto, o mais personalizado possível.

Além disso, na produção de um press release, é importante estar sempre atento a algumas dicas essenciais, tais como:

  1. Escrita objetiva e clara;
  2. Utilizar uma linguagem que não seja técnica, de forma que o público em geral compreenda;
  3. Explorar o “sobre a empresa”;
  4. Utilizar a estratégia de SEO.

Porque o SEO é fundamental? 

Primeiro vamos explicar o que é SEO: 

Search Engine Optimization (SEO) significa otimização de textos para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que visa alcançar bons destaques na busca do Google. 

É importante lembrar que a presença dos veículos de imprensa tem crescido no ambiente online para a divulgação de notícias. 

Sendo assim, faz-se necessário que todo texto produzido para divulgação de uma marca ou empresa utilize todas as técnicas possíveis para que o press release também seja bem ranqueado nos buscadores.

Agora é a vez de você perguntar: mas o que é ranqueamento? Tudo bem, nós também vamos te explicar isto: 

O ranqueamento diz respeito a como os robôs e algoritmos responsáveis pelo tráfego na internet enxergam determinado conteúdo. E, ao ser incluído na plataforma Google, o texto passa pela análise desses robôs. Caso atenda aos critérios que a plataforma impõe, o conteúdo pode ter presença garantida na primeira página de busca. 

Ou seja, se o texto sobre sua marca aparece como uma das primeiras opções na busca do seu público-alvo, pode ter certeza que a partir disso, será vista com outros olhos.    

Caso este assunto tenha despertado em você alguma curiosidade, acesse o Guia de SEO disponibilizado pelo Google. Esta estratégia é muito relevante na produção de um press release, além de facilitar o posicionamento de sua empresa no ambiente online.

O release faz parte de uma estratégia

Agora que você já sabe sobre a importância de um press release, é fundamental que entenda outro ponto importante: ele faz parte de uma estratégia que precisa ser executada por uma assessoria de comunicação, para que alcance o objetivo esperado.

Uma assessoria de comunicação eficiente saberá como atingir os espaços onde sua marca pode estar presente, por meio de um press release. Desta forma, ele poderá cumprir o caminho bem-sucedido, que é:

  1. Chegar ao destino desejado
  2. Ser lido 
  3. Despertar interesse 
  4. Gerar uma ação – ampliar o conhecimento do jornalista sobre o assunto, provocar uma pauta ou ter a publicação parcial ou integral do conteúdo.

Deixa nos comentários o que você achou do nosso conteúdo. Se houver alguma dúvida, pode perguntar! Estamos aqui para te auxiliar a colocar sua marca em evidência!

 

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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