Quando o assunto é posicionamento no mercado, a reputação empresarial é um fator chave para definir a imagem que os consumidores têm do seu negócio

Vivemos de referências e elas nos ajudam a fazer escolhas com mais segurança. Portanto, é a reputação que determinará, na maioria das vezes, a escolha dos clientes. Se a empresa não tem prestígio, ela com certeza não será a primeira opção de quem está pesquisando marcas naquele segmento.

Dessa forma, manter uma boa reputação – tanto no mundo virtual quanto no mundo offline – faz muita diferença. Mas o que é necessário para isso? Continue nesse texto que vamos te mostrar o caminho para chegar até lá. 

Por que investir na reputação empresarial?

Apesar de ser um tema relativamente novo no mercado, a reputação empresarial sempre foi essencial para o sucesso de um negócio – afinal, não há nada mais poderoso do que um bom nome na praça, não é?!

Mesmo antes da internet existir, esse quesito já fazia muita diferença para o sucesso das empresas. No entanto, com as redes sociais, a troca de opiniões e relatos acontece muito mais facilmente, de forma que a boa reputação tem gerado um retorno institucional e financeiro ainda maior para aqueles que resolvem investir nela.

O fato é que despertar boas impressões e estimular o cliente a falar bem do seu negócio sempre vai trazer benefícios. É uma estratégia que toda marca deveria dominar. Por isso, é sábio investir o quanto antes em uma comunicação institucional assertiva, para colher os frutos de uma boa reputação empresarial.

Importância da reputação empresarial durante crises

Uma das situações em que fica evidente a importância do investimento feito para manter uma boa reputação no mercado é durante as crises de imagem.

Empresas com má fama estão mais propensas a sofrerem danos sérios e saírem das crises com sequelas ao poder econômico da sua marca, enquanto as com bom nome na praça contarão com a ajuda do próprio público para driblar situações de conflito.

> Confira o nosso post sobre como lidar com as crises de imagem.

Dessa forma, é fundamental ter boa imagem e autoridade de mercado para superar situações como essas. Você pode estar se perguntando de que forma é possível controlar a reputação empresarial. Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Como cuidar da reputação da sua marca

Imagem institucional e autoridade de mercado

Cuidar da imagem institucional é um dos primeiros passos para construir uma reputação empresarial forte. Uma boa imagem fará com que sua marca estabeleça autoridade no meio em que está inserida, tanto com os concorrentes, quanto perante os consumidores.  

A imagem do empreendimento, na prática, representa o primeiro pensamento que vem à mente do consumidor no momento da escolha de um produto ou serviço. E, felizmente, essa imagem não é apenas construída a partir do que outros falam, mas também sobre o que você comunica para o público

Por esse motivo, é fundamental contar com uma boa assessoria de imprensa. Uma boa equipe de profissionais da comunicação vai poder desenvolver estratégias e colocar em prática ações de marketing que demonstrem e valorizem seu posicionamento, para que eles te garantam bons resultados.

Não descuide do propósito da sua marca

Para que a sua empresa cresça com uma boa reputação, é imprescindível estabelecer o propósito da marca: quais bandeiras o seu negócio defende e o posicionamento que toma diante de questões que envolvem a sociedade. Os consumidores estão se importando cada vez mais com essas temáticas. Confira nosso vídeo sobre o assunto.

Case de sucesso

Dentre os clientes Letra A Comunicação, temos um case de sucesso para te inspirar nesse assunto: o Natal Shopping. O empreendimento tem como pilar o cuidado com a sustentabilidade e as ações sociais que visam contribuir para diminuir as desigualdades.

Enquanto assessoria de imprensa, divulgamos essas ações na mídia e tornamos o shopping referência em soluções sustentáveis e ações solidárias na cidade, como a campanha Drive Social e sua participação frequente nas ações do Natal Sem Fome.

Esse trabalho faz com que o público do Natal Shopping tenha sempre na memória as lembranças das boas práticas desenvolvidas pela marca. Essa é uma forma de construir uma boa reputação na comunidade em que sua instituição está inserida.

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na imagem do seu negócio?

É muito importante entender que você precisa de ajuda para estabelecer e manter a reputação da sua empresa. Afinal, não há como gerenciar seu negócio e ainda dar conta do que estão falando sobre ele por aí, não é? 

A equipe da assessoria de imprensa trabalha diretamente com a inserção da sua marca na mídia e está sempre pronta para defendê-la junto à opinião pública. Então, você poderá ficar despreocupado porque a imagem da sua empresa está em boas mãos.

Também faz parte do trabalho da assessoria identificar quais as suas forças e fraquezas diante do mercado. E é nisso que os profissionais de comunicação irão focar para estabelecer a boa reputação.

Assim, diante de uma crise, a assessoria de imprensa estará a postos para contornar qualquer situação e manter a sua relação com o público intacta, mesmo em momentos difíceis.

Se, mesmo depois de ler esse texto, você ainda ficou na dúvida sobre o que uma assessoria de imprensa pode fazer pelo seu negócio, clique aqui para saber mais sobre como funciona esse trabalho

Lembre-se: uma boa reputação faz toda a diferença no sucesso de qualquer empresa. Invista nisso!

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Sobre o autor: Manu Freitas

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