Comemorada de 13 a 20 de abril neste ano, a Semana Santa carrega não só uma tradição católica, mas também alimentar: especialmente na Quinta-Feira Santa (17), Sexta-Feira da Paixão (18) e no Sábado de Aleluia (19), quando o significado religioso da data causa um aumento significativo no consumo de peixes e frutos do mar. Entretanto, para manter a segurança alimentar na cozinha durante esse período, é necessário seguir algumas orientações sobre como armazenar e preparar os pescados. 

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Estácio, Eva Andrade, orienta que o primeiro passo para um consumo mais seguro desses produtos acontece no momento da compra. Segundo a especialista, o local onde o peixe será comprado deve ser limpo e os produtos devem estar bem armazenados e as mãos dos vendedores também precisam estar devidamente higienizadas ao manusear os pescados. “Sempre que possível, compre peixes e frutos do mar de fornecedores confiáveis, que armazenam os alimentos de maneira adequada, cobertos de gelo ou congelados”, recomenda Eva. 

Cuidados em casa

Já em casa, é importante higienizar os alimentos antes de consumir ou congelar. “Os peixes precisam ser lavados cuidadosamente em água corrente, retirando as vísceras e escamas, caso necessário. Usar uma escova para limpar bem a pele e sempre lembrar de limpar a superfície onde o peixe foi manipulado. Já para camarões e mariscos, como mexilhões e ostras, deve-se lavar bem para remover sujeiras, areia e impurezas e se certificar de descartar os mexilhões ou ostras que estiverem abertos antes de cozinhar”, orienta a nutricionista. 

A professora alerta ainda para os riscos da falta de higienização antes do consumo de pescados, que pode resultar em infecções gastrointestinais. “A falta de higienização adequada pode resultar na ingestão de bactérias e parasitas presentes nos alimentos, como Salmonella, Vibrio cholerae, Listeria e Norovírus, que podem causar intoxicações alimentares. Esses microrganismos podem afetar o sistema gastrointestinal, provocando diarreia, vômitos e dores abdominais, entre outros sintomas”, destaca. 

peixes

Armazenamento adequado

Para o armazenamento adequado, os peixes devem ser guardados na geladeira, com temperatura entre 0°C e 4°C, e consumidos preferencialmente em até dois dias. Se for necessário armazená-los por mais tempo, o ideal é congelar. Ao congelar, o peixe pode durar de um a três meses, dependendo do tipo.

“Frutos do mar também devem ser refrigerados ou congelados imediatamente após a compra. Os camarões, por exemplo, podem ser armazenados por até três meses no congelador. O mesmo vale para outros mariscos, como mexilhões e ostras, que devem ser consumidos frescos e armazenados em temperaturas baixas”, continua Eva.

Benefícios do consumo de peixes e frutos do mar

Para uma alimentação saudável e equilibrada, é importante ter uma diversidade de alimentos, incluindo peixes e frutos do mar. Ricos em proteínas de alta qualidade, como vitaminas A e D, e minerais, os pescados são sempre uma boa opção de proteína.

“Peixes e frutos do mar são ricos em vitaminas e minerais, como selênio e zinco, também contêm ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para a saúde cardiovascular, ajudam a reduzir a inflamação e favorecem o bom funcionamento cerebral. Além disso, esses alimentos são relativamente baixos em calorias e gorduras saturadas, o que os torna opções saudáveis”, explica a professora.

Porém, segundo Eva, é importante ter cuidado com os excessos. Alguns peixes, como o atum, podem conter altos níveis de mercúrio, que é prejudicial à saúde, especialmente para gestantes e crianças. “Embora peixes e frutos do mar sejam saudáveis, o consumo exagerado de pescados ricos em colesterol, como camarões, pode impactar negativamente a saúde cardiovascular, caso não seja balanceado com outros tipos de alimentos”, finaliza.

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco