As apresentações dos grupos formados pelo projeto Trapiá Semente são gratuitas e iniciam nesta sexta-feira (15), em São Fernando, e seguem até o dia 4 de outubro nas demais cidades
Cinco peças teatrais ganham vida no Seridó — um espetáculo de cada novo grupo teatral implantado neste ano de 2023. As trupes são formadas por adolescentes, nos municípios de São Fernando, Ipueira, São José do Seridó, Santana do Seridó e Ouro Branco, que participam do projeto “Trapiá Semente” — uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, com produção da Mapa Produções Culturais, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro no interior do RN.
O calendário de apresentações gratuitas inicia nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 4 de outubro. O primeiro espetáculo a ser realizado será o “O boi encantado do Umarizeiro”, do grupo Sementes do Sertão, na cidade de São Fernando. A peça, que retrata uma história de perseverança e conexão com a natureza, conta a história de Alves, que decide vender seu boi, Mimoso, um animal carinhoso e inteligente. No entanto, o boi parece ser encantado, foge e resiste a todas as investidas de Vicente, o matador que quer sua vida em troca de dinheiro. Nesta jornada, Mimoso conta com diversas ajudas, até que um encontro inesperado define seu destino.
Já no domingo (17), a programação teatral será em São José do Seridó, com o grupo Algodão Mocó. O título do espetáculo é “Vocação e fé do povo de São José” e sua narrativa se desenvolve em dois cenários: a plantação de algodão na antiga São José e a ascensão da cidade como um centro industrial, destacando lendas culturais, personagens e tradições locais ao longo do caminho.
O projeto segue com estreias nas cidades de Ipueira, no dia 23 de setembro, com a Cia de Teatro Raízes, apresentando o espetáculo “Histórias de Visonha”; no dia 24 é a vez de Santana do Seridó assistir à peça “A Saga do Cruzeiro” do grupo Teatro Renascer e, por fim, o grupo Brotos do Algodão, de Ouro Branco apresenta a peça “Oiticica”.
As apresentações chegam para concluir todo um processo vivido durante o ano de 2023. Dividido em quatro etapas (Semear, Regar, Florescer e Cultivar), o projeto leva capacitação com oficinas de iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena, direção de arte e montagem de espetáculos, todos estes com a orientação de arte-educadores. A empreitada incluiu, ainda, a apresentação de peças pela Trapiá Cia Teatral, a exemplo de “As Pelejas de Baltazar” e “Menino Pássaro” — este último agraciado com o Prêmio de Melhor Espetáculo Cênico no Troféu Cultura 2022.
O projeto Trapiá Semente é realizado por meio do edital Transformando a Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia, e através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN/Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto, da Neoenergia Cosern e apoio das prefeituras dos municípios, onde as oficinas serão realizadas.
Compartilhe
Nossos clientes