Nos dias atuais, é imprescindível para uma empresa ter um site. Esse canal ajuda a fortalecer a reputação da marca reunindo em um lugar todas as informações sobre a instituição, os produtos ou serviços, e pode até atrair o público de forma bem segmentada e orgânica.

Se esse terceiro ponto é seu objetivo ao buscar uma presença digital sólida, além de ter um site, você deve garantir que ele apareça na primeira página do Google.

Quando temos uma dúvida ou queremos mais informações sobre qualquer assunto, nosso primeiro passo é pegar o smartphone, abrir o navegador e “dar um Google”, correto? Para o consumidor, isso não é diferente. 

Hoje em dia,  a jornada de compra é digitalizada e acontece de forma rápida: pesquisas longas e por muitas lojas ficam para as vendas offline. Quem está na internet, mas não aparece nos primeiros resultados de uma pesquisa, muitas vezes nem faz parte das opções cogitadas pelo consumidor. 

Por isso é bom você começar a se interessar sobre como chegar lá.

A importância da primeira página do Google

Você sabia que 75% dos usuários da internet não passam da primeira página de resultados? E que 90% tem altas propensões a clicar nos primeiros links? 

Com a ajuda do algoritmo do Google, as respostas mais relevantes para a pesquisa aparecem logo no começo. E quando se tem boas respostas em questão de segundos, ninguém vai continuar procurando nas páginas seguintes. 

A ferramenta de busca processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia e, certamente, o seu público faz parte desse montante. Então, melhor não arriscar e se preparar para disputar uma vaga nesta vitrine especial. Afinal, mesmo em um mercado saturado em que muitas páginas já garantiram seus lugares no pódio, o jogo pode mudar.

Seu site na primeira página do Google: dicas para iniciantes

Se você é novo no assunto, pode ficar confuso ao ver diversos sites falando em SEO, link-building ou meta-descrição. Neste post, vamos fugir desses assuntos mais profundos e te dar um norte para começar. 

Tenha um blog corporativo

Partindo do princípio de que você já tem um site, queremos garantir que dentro dele, haja um blog corporativo. Além de falar sobre seus produtos e serviços, você precisa estabelecer um local de conversa com seu público e um blog é ótimo para isso.

Nós já temos um post aqui no blog da Letra A sobre a importância do blog corporativo.

Além dessa interação importante, páginas de blog elevam em 434% o número de páginas indexadas no Google, ou seja, páginas que estão registradas no buscador. Quanto mais páginas indexadas, melhor para a sua “reputação” no algoritmo da ferramenta, o que reflete no posicionamento em que você será colocado nas pesquisas. 

Invista em conteúdo de qualidade

Dentro do seu blog corporativo precisa ter conteúdo de qualidade. Todos os resultados que aparecem na primeira página do Google apresentam bons pontos a serem discutidos e oferecem material relevante para os usuários. 

Mas como saber o que é conteúdo de qualidade? 

É o que ajuda o seu consumidor a resolver os problemas com os quais sua marca lida diariamente. Usemos o blogs da Leroy Merlin, loja referência em bricolagem e decoração, como exemplo. Ao buscar por “qual a melhor madeira para deck”, o primeiro site que aparece é do blog da Leroy Merlin respondendo com detalhes sobre essa dúvida. 

Isso, nada mais é, do que resultado de uma boa busca de palavras-chaves que podem virar pautas do blog da sua empresa. Mas antes de chegar nisso, você tem que conhecer bem seu público-alvo e entender suas dores. É a partir daí que vai surgir o melhor conteúdo que deixará seu site no pódio do Google.

Se você quer entender como realizar uma boa busca de palavras-chave, sugerimos esse post da Rock Content. 

Técnicas de SEO para aparecer na primeira página do Google

Agora que você já tem um blog, pensou nas ideias de posts que podem render o melhor posicionamento, é hora de escrever os textos de forma amigável para o Google. Isto significa aplicar as técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization (em tradução livre, uma otimização do texto para ferramentas de busca).

O algoritmo do buscador analisa todos os textos do seu site, que devem ter uma escrita pensada para ele. Desta forma, é muito mais fácil que sua publicação apareça na primeira página do Google. 

Algumas dicas básicas de SEO são:

  • Utilize a palavra-chave do seu texto no título e no primeiro parágrafo do post;
  • Adote uma escrita leve e descontraída;
  • Divida seu texto com intertítulos para melhor legibilidade;
  • Utilize imagens para que seu post não seja um bloco de texto cansativo;
  • Edite o link do post para não ser um monte de letras e números ilegível para o leitor; 
  • Utilize hiperlinks internos e externos.

Outra dica crucial é não utilizar demais a palavra-chave do seu texto pensando em garantir um bom rankeamento. O algoritmo já compreende linguagem humana, semântica e não foca em quantidade, mas na qualidade do seu texto.

Existem ferramentas que podem ajudar na otimização do texto também, como o Yoast, que é utilizada em sites da WordPress como o da Letra A. Mas isso é conteúdo para outro post. 

Gostou das nossas dicas para posicionar seu site na primeira página do Google? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e inicie uma conversa sobre o assunto perguntando quantas vezes seus amigos já fizeram uma busca no Google e clicaram nos primeiros links do resultado. Você pode se surpreender!

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Sobre o autor: Érika Oliveira

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Érika Oliveira atua há 5 anos com assessoria de comunicação e relacionamento com influenciadores. É Head de Relações Públicas na Letra A, e aqui, escreve sobre temas como presença na mídia, redes sociais e marketing de influência.

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