Quando o assunto é divulgar uma marca, já sabemos que uma forte presença no mundo digital é ouro. Mas para ser visto e ter autoridade no mundo virtual, é preciso ir além das redes sociais. Por isso, se a sua empresa tem potencial para produzir bons conteúdos que atendam às demandas dos internautas, a dica é criar um blog corporativo. 

Ferramenta poderosa para atrair clientes em uma jornada de compra mais longa, o blog corporativo é um meio de baixo custo e alto nível de alcance que oferece grande interação com o público. 

Por meio do conteúdo produzido para o blog, sua organização inicia uma conversa que atrai consumidores e os prepara para a compra do seu produto ou serviço. Quer saber como isso é possível? Confira a partir de agora, entendendo um pouco mais sobre do que se trata o blog.

O que é blog corporativo?

O blog corporativo surge inspirado nos blogs pessoais, que por sua vez são inspirados nos antigos diários. Com alta frequência de posts, este canal comunica com uma linguagem menos formal, os assuntos que dizem respeito à sua marca em um complemento crucial para o site institucional.

Isso porque, apesar de fundamental para as estratégias de comunicação, o site é estático, pouco atualizado e faz uma comunicação breve, institucional, oferecendo muitas vezes apenas telefone e email como canais para o público fazer contato direto com a marca. 

No blog corporativo, a empresa pode começar uma conversa com o consumidor com uma linguagem mais descontraída sobre assuntos que são do interesse do público. Como estamos fazendo agora.

Além disso, o blog corporativo é o local ideal para interação. Muito antes de existirem as curtidas nas redes sociais, as pessoas interagiam através dos comentários nos blogs, e se o seu conteúdo for bem planejado, com certeza vai conseguir uma troca de informações interessantes entre os seus consumidores na caixa de comentários.

Qual o conteúdo de um blog corporativo?

Mas o que seria um conteúdo interessante para este canal? Seja discutindo notícias do nicho da instituição ou solucionando com antecipação os problemas dos clientes, o conteúdo de um blog corporativo é aquele que tem valor e atrai a buyer-persona, um arquétipo que reúne todas as características do seu público-alvo para que você saiba orientar as ações de marketing de forma mais humanizada.

Um ótimo exemplo é o da Leroy Merlin, rede de lojas de materiais de construção, decoração e bricolagem. A empresa, conhecendo bem seus clientes e sabendo que eles gostam de botar a mão na massa, investiu em um blog com dicas para a casa: como arrumar, como decorar e, o mais importante: como usar o material que eles vendem.

Entretanto, é importante ressaltar que o conteúdo de um blog corporativo não é focado na venda direta, é uma fusão entre jornalismo e marketing. 

É mais sobre reafirmar sutilmente valores da marca, como o “faça você mesmo” da Leroy Merlin, e divulgar o produto através de pautas que conversem com os assuntos diretamente relacionados com a empresa. Seja através de experiências, com um storytelling ou ajudando o público por meio de orientações.

Por que ter um blog corporativo?

Diante disso, você pode ter ficado se perguntando: por que, então, ter um blog se eu não vou vender de primeira? Porque, atualmente, ter uma marca ou empresa de sucesso é muito mais do que exclusivamente vender. 

Claro, todos querem lucrar, mas é fato que antes de chegar na venda propriamente dita, no fim da jornada de compra, é necessário atrair e conquistar o cliente oferecendo confiança na sua marca. E, para isso, nada melhor do que um blog corporativo. 

No blog, sua organização pode reafirmar seus valores e encantar os clientes com o que a marca representa além do produto ou serviço. 

Outro exemplo é o blog da Natura. Todo mundo sabe que a empresa de cosméticos e produtos de beleza se importa com a ecologia e a preservação do meio ambiente. Em seu blog, podemos encontrar artigos sobre como aplicar o conceito de beleza sustentável na sua rotina ou consumo consciente.

Esse tipo de material é planejado pensando justamente no que o público-alvo da marca tem interesse e vai buscar no Google. E aí está outro motivo de ter um blog corporativo: com o blog, seu site pode rankear muito mais fácil nas páginas dos buscadores e, a partir daí, conseguir tráfego (ou seja: visitantes) de novos clientes em potencial. Esse é o chamado marketing de conteúdo e nós já temos um post aqui no blog da Letra A sobre.

Blog corporativo e inbound marketing

Toda essa estratégia de atrair o cliente com um bom marketing de conteúdo para converter em vendas é conhecida como inbound marketing

Com conteúdos planejados a partir de palavras-chave que tenham um bom volume de tráfego e textos adequados para o SEO, o algoritmo do Google que define o que aparece no topo do resultado das buscas, você pode ser um dos primeiros a aparecer quando o internauta fizer uma busca por um produto ou serviço.

Novamente: não é sobre venda direta. Com um primeiro conteúdo você gera interesse, em um segundo pode conseguir leads, com um terceiro, engajamento, que pode atingir outro cliente que já esteja no fim da jornada de compra. 

O marketing de um blog corporativo é mais sobre uma maratona do que uma corrida de 100 metros. E vale muito investir nele.

Blog ou redes sociais? 

A resposta é: os dois! 

Nas redes sociais sua marca vai estar onde seu cliente está. Na verdade, onde todos estão: seus clientes e sua concorrência. Não ter perfis nas redes sociais atualmente é como não preparar uma vitrine para sua loja. 

Para que serve marketing de conteúdo

Então, é indicado que se tenha perfis nas redes sociais que sejam estratégicas para sua marca. Caso você queira saber qual rede social é a ideal para sua empresa, acesse nosso post. 

Mas você concorda que na rede social, você compete com muitos outros perfis pela atenção do seu público? E que é muita confiança no Mark Zuckerberg sua única forma de interação ser em um canal que você não tem domínio total? E se o Instagram cair ou, daqui 10 anos, a rede já não representar mais nada? 

No blog corporativo, a atenção de quem acessa é toda sua e se cair, sua equipe de TI estará a postos para resgatá-lo. 

Claro que é preciso estar nas redes sociais porque há quem pesquise sobre uma empresa no Instagram, Facebook ou Twitter, mas em uma jornada de compra mais longa, é no Google que as pessoas vão buscar informações. 

E quem vai estar lá, dando autoridade  para sua marca e com material que auxilia e educa o consumidor? O seu blog corporativo. 

Diante de todas essas informações, você já entendeu a importância de um blog corporativo para sua empresa e já deve estar correndo para construir o seu. A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho. 

A Letra A Comunicação tem entre os seus serviços, a produção de conteúdo e podemos te auxiliar nessa parte da construção do seu blog. Entre em contato, ficaremos muito felizes em te ajudar! 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Quando o assunto é divulgar uma marca, já sabemos que uma forte presença no mundo digital é ouro. Mas para ser visto e ter autoridade no mundo virtual, é preciso ir além das redes sociais. Por isso, se a sua empresa tem potencial para produzir bons conteúdos que atendam às demandas dos internautas, a dica é criar um blog corporativo. 

Ferramenta poderosa para atrair clientes em uma jornada de compra mais longa, o blog corporativo é um meio de baixo custo e alto nível de alcance que oferece grande interação com o público. 

Por meio do conteúdo produzido para o blog, sua organização inicia uma conversa que atrai consumidores e os prepara para a compra do seu produto ou serviço. Quer saber como isso é possível? Confira a partir de agora, entendendo um pouco mais sobre do que se trata o blog.

O que é blog corporativo?

O blog corporativo surge inspirado nos blogs pessoais, que por sua vez são inspirados nos antigos diários. Com alta frequência de posts, este canal comunica com uma linguagem menos formal, os assuntos que dizem respeito à sua marca em um complemento crucial para o site institucional.

Isso porque, apesar de fundamental para as estratégias de comunicação, o site é estático, pouco atualizado e faz uma comunicação breve, institucional, oferecendo muitas vezes apenas telefone e email como canais para o público fazer contato direto com a marca. 

No blog corporativo, a empresa pode começar uma conversa com o consumidor com uma linguagem mais descontraída sobre assuntos que são do interesse do público. Como estamos fazendo agora.

Além disso, o blog corporativo é o local ideal para interação. Muito antes de existirem as curtidas nas redes sociais, as pessoas interagiam através dos comentários nos blogs, e se o seu conteúdo for bem planejado, com certeza vai conseguir uma troca de informações interessantes entre os seus consumidores na caixa de comentários.

Qual o conteúdo de um blog corporativo?

Mas o que seria um conteúdo interessante para este canal? Seja discutindo notícias do nicho da instituição ou solucionando com antecipação os problemas dos clientes, o conteúdo de um blog corporativo é aquele que tem valor e atrai a buyer-persona, um arquétipo que reúne todas as características do seu público-alvo para que você saiba orientar as ações de marketing de forma mais humanizada.

Um ótimo exemplo é o da Leroy Merlin, rede de lojas de materiais de construção, decoração e bricolagem. A empresa, conhecendo bem seus clientes e sabendo que eles gostam de botar a mão na massa, investiu em um blog com dicas para a casa: como arrumar, como decorar e, o mais importante: como usar o material que eles vendem.

Entretanto, é importante ressaltar que o conteúdo de um blog corporativo não é focado na venda direta, é uma fusão entre jornalismo e marketing. 

É mais sobre reafirmar sutilmente valores da marca, como o “faça você mesmo” da Leroy Merlin, e divulgar o produto através de pautas que conversem com os assuntos diretamente relacionados com a empresa. Seja através de experiências, com um storytelling ou ajudando o público por meio de orientações.

Por que ter um blog corporativo?

Diante disso, você pode ter ficado se perguntando: por que, então, ter um blog se eu não vou vender de primeira? Porque, atualmente, ter uma marca ou empresa de sucesso é muito mais do que exclusivamente vender. 

Claro, todos querem lucrar, mas é fato que antes de chegar na venda propriamente dita, no fim da jornada de compra, é necessário atrair e conquistar o cliente oferecendo confiança na sua marca. E, para isso, nada melhor do que um blog corporativo. 

No blog, sua organização pode reafirmar seus valores e encantar os clientes com o que a marca representa além do produto ou serviço. 

Outro exemplo é o blog da Natura. Todo mundo sabe que a empresa de cosméticos e produtos de beleza se importa com a ecologia e a preservação do meio ambiente. Em seu blog, podemos encontrar artigos sobre como aplicar o conceito de beleza sustentável na sua rotina ou consumo consciente.

Esse tipo de material é planejado pensando justamente no que o público-alvo da marca tem interesse e vai buscar no Google. E aí está outro motivo de ter um blog corporativo: com o blog, seu site pode rankear muito mais fácil nas páginas dos buscadores e, a partir daí, conseguir tráfego (ou seja: visitantes) de novos clientes em potencial. Esse é o chamado marketing de conteúdo e nós já temos um post aqui no blog da Letra A sobre.

Blog corporativo e inbound marketing

Toda essa estratégia de atrair o cliente com um bom marketing de conteúdo para converter em vendas é conhecida como inbound marketing

Com conteúdos planejados a partir de palavras-chave que tenham um bom volume de tráfego e textos adequados para o SEO, o algoritmo do Google que define o que aparece no topo do resultado das buscas, você pode ser um dos primeiros a aparecer quando o internauta fizer uma busca por um produto ou serviço.

Novamente: não é sobre venda direta. Com um primeiro conteúdo você gera interesse, em um segundo pode conseguir leads, com um terceiro, engajamento, que pode atingir outro cliente que já esteja no fim da jornada de compra. 

O marketing de um blog corporativo é mais sobre uma maratona do que uma corrida de 100 metros. E vale muito investir nele.

Blog ou redes sociais? 

A resposta é: os dois! 

Nas redes sociais sua marca vai estar onde seu cliente está. Na verdade, onde todos estão: seus clientes e sua concorrência. Não ter perfis nas redes sociais atualmente é como não preparar uma vitrine para sua loja. 

Para que serve marketing de conteúdo

Então, é indicado que se tenha perfis nas redes sociais que sejam estratégicas para sua marca. Caso você queira saber qual rede social é a ideal para sua empresa, acesse nosso post. 

Mas você concorda que na rede social, você compete com muitos outros perfis pela atenção do seu público? E que é muita confiança no Mark Zuckerberg sua única forma de interação ser em um canal que você não tem domínio total? E se o Instagram cair ou, daqui 10 anos, a rede já não representar mais nada? 

No blog corporativo, a atenção de quem acessa é toda sua e se cair, sua equipe de TI estará a postos para resgatá-lo. 

Claro que é preciso estar nas redes sociais porque há quem pesquise sobre uma empresa no Instagram, Facebook ou Twitter, mas em uma jornada de compra mais longa, é no Google que as pessoas vão buscar informações. 

E quem vai estar lá, dando autoridade  para sua marca e com material que auxilia e educa o consumidor? O seu blog corporativo. 

Diante de todas essas informações, você já entendeu a importância de um blog corporativo para sua empresa e já deve estar correndo para construir o seu. A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho. 

A Letra A Comunicação tem entre os seus serviços, a produção de conteúdo e podemos te auxiliar nessa parte da construção do seu blog. Entre em contato, ficaremos muito felizes em te ajudar! 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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