Em algumas escolas o ano letivo já iniciou, ou começará nesta semana. Com isso, várias preocupações vêm à tona para os pais e mães. Uma delas é a dificuldade em montar opções de lanche equilibrado para os filhos comerem na escola. Com planejamento e aquisição de pequenos hábitos, as crianças podem desfrutar refeições saudáveis, variadas e saborosas.

O assunto realmente merece uma atenção especial, pois a má alimentação gera diversos problemas de saúde na criança, inclusive a obesidade infantil. No Brasil, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso – segundo dados do Ministério da Saúde.

Para Thais Araújo, professora de Nutrição da Estácio Natal – Unidade Ponta Negra, a principal dica é evitar os alimentos “prontos de prateleiras” (os industrializados, pois muitos contêm alto teor de açúcar e sódio) e os salgados fritos, sobretudo, visto que possuem, muitas vezes, excesso de gordura saturada e farinhas refinadas.

“Orientamos sempre fazer as combinações de todos os grupos alimentares nessas refeições, incluindo uma fonte de proteína, carboidrato, vitaminas e minerais”, aconselha. A ideia destas combinações é, além de associar os grupos alimentares, diminuir ao máximo a ingestão de açúcar, sódio e produtos industrializados.

Para facilitar a rotina, outra dica da nutricionista é fazer o preparo do lanche antecipadamente. E, sempre que possível, envolver a criança na elaboração das refeições. “Existem várias receitas que podem estimular a participação dos filhos durante a confecção, tornando o momento prazeroso e atrativo”, acrescenta.

Seguem alguns exemplos da nutricionista para o cardápio do lanche escolar:

  • Iogurte com granola e mix de castanhas + morango + pão de queijo
  • Bolo de banana caseiro + tangerina
  • Sanduíche com cenoura e ricota + castanhas + suco de fruta
  • Tapioca com frango + vitamina de açaí e banana
  • Croquetes de batata doce recheados + ameixa fresca.
  • Biscoito caseiro de inhame e chia + castanhas + suco verde
  • Grão de bico assado + uva passas + kiwi

Sobre o autor: Letra A

Em algumas escolas o ano letivo já iniciou, ou começará nesta semana. Com isso, várias preocupações vêm à tona para os pais e mães. Uma delas é a dificuldade em montar opções de lanche equilibrado para os filhos comerem na escola. Com planejamento e aquisição de pequenos hábitos, as crianças podem desfrutar refeições saudáveis, variadas e saborosas.

O assunto realmente merece uma atenção especial, pois a má alimentação gera diversos problemas de saúde na criança, inclusive a obesidade infantil. No Brasil, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso – segundo dados do Ministério da Saúde.

Para Thais Araújo, professora de Nutrição da Estácio Natal – Unidade Ponta Negra, a principal dica é evitar os alimentos “prontos de prateleiras” (os industrializados, pois muitos contêm alto teor de açúcar e sódio) e os salgados fritos, sobretudo, visto que possuem, muitas vezes, excesso de gordura saturada e farinhas refinadas.

“Orientamos sempre fazer as combinações de todos os grupos alimentares nessas refeições, incluindo uma fonte de proteína, carboidrato, vitaminas e minerais”, aconselha. A ideia destas combinações é, além de associar os grupos alimentares, diminuir ao máximo a ingestão de açúcar, sódio e produtos industrializados.

Para facilitar a rotina, outra dica da nutricionista é fazer o preparo do lanche antecipadamente. E, sempre que possível, envolver a criança na elaboração das refeições. “Existem várias receitas que podem estimular a participação dos filhos durante a confecção, tornando o momento prazeroso e atrativo”, acrescenta.

Seguem alguns exemplos da nutricionista para o cardápio do lanche escolar:

  • Iogurte com granola e mix de castanhas + morango + pão de queijo
  • Bolo de banana caseiro + tangerina
  • Sanduíche com cenoura e ricota + castanhas + suco de fruta
  • Tapioca com frango + vitamina de açaí e banana
  • Croquetes de batata doce recheados + ameixa fresca.
  • Biscoito caseiro de inhame e chia + castanhas + suco verde
  • Grão de bico assado + uva passas + kiwi

Sobre o autor: Letra A

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