Com o aumento excessivo do consumo de informações em um curto espaço de tempo, é necessário utilizar estratégias que prendam a atenção nas redes sociais. Uma grande promoção, um desconto dos bons ou o anúncio de um produto ou serviço inovador podem passar facilmente despercebidos aos olhos do consumidor moderno, que tende a ser cada vez mais imediatista.
E, afinal de contas, de nada adianta ter todas essas estratégias de marketing na manga se elas não forem utilizadas da melhor forma, certo? Para te auxiliar nessa transmissão de informações sobre o seu negócio, existe uma técnica essencial para a produção de conteúdo conhecida como storytelling.
O que é storytelling?
O storytelling, termo em inglês que significa “contar histórias”, é a arte de utilizar uma boa narrativa para passar alguma informação.
Toda história marcante, possui início, meio e fim e faz uso de determinados elementos para construir essa cronologia: personagens, ambientação, conflito e uma moral.
Além disso, o storytelling tem como uma de suas principais características a conexão por meio do apelo emocional, despertando sentimentos e sempre deixando aquele calorzinho no coração.
Temos, assim, alguns pilares essenciais para qualquer aplicação do storytelling:
- A mensagem a ser passada;
- A ambientação da narrativa;
- Os personagens envolvidos;
- O conflito a ser resolvido.
Sabendo disso, vejamos, agora, um exemplo da técnica na prática. Para marcar o fim da produção da Kombi, a Volkswagen lançou o filme abaixo em um formato completo de storytelling com todos os atributos que acabamos de citar.
Exemplo de storytelling
- Existem personagens envolvidos na história, tanto a própria Kombi, que narra o vídeo, quanto as pessoas que marcaram a história dela;
- Há começo, quando conhecemos o início da trajetória do veículo no finalzinho dos anos 40;
- Há meio, no momento em que somos apresentados ao principal conflito da narrativa: a Kombi irá deixar de ser produzida;
- E há fim, ao passo em que o automóvel nos apresenta a moral da história e finaliza a sua estrada reconhecendo todos os personagens anteriormente apresentados ao telespectador.
E ah, é claro, também há muita emoção!
Com um recurso rico e envolvente desses, fica até difícil não imaginar essa estratégia fazendo parte do mundo do marketing de conteúdo, não é? E spoiler: o storytelling é, sim, constantemente impulsionado no mundo das redes sociais para facilitar, diluir e envolver o consumo de informações com uma narrativa, mesmo quando não percebemos “logo de cara”.
Assim, ele não só pode — como deve — ser utilizado nas redes sociais da sua marca!
Por que utilizar storytelling nas redes sociais
O storytelling é responsável por incrementar desde as promoções básicas do seu negócio até a postagem dos aniversariantes do mês. A aplicação dele nas redes sociais da sua marca é uma ótima forma de garantir que o seu conteúdo seja publicado de forma autêntica e pioneira.
Além disso, contar histórias faz parte da comunicação humana. Das pinturas rupestres nas paredes das cavernas até as técnicas utilizadas para as primeiras tentativas de contato verbal: o storytelling está presente desde os nossos primórdios.
Devido a isso, está intrínseco na essência humana o fascínio pelas histórias, bem como a facilidade de se envolver com elas.
Isso porque acontecimentos contados em uma narrativa dizem respeito exclusivamente ao assunto envolvido neles. E quer coisa melhor do que consumir um conteúdo que possui personalidade e opinião própria? É assim que você envolve o seu público.
Conexão e envolvimento com o público
Contar histórias através de uma narrativa faz com que o seu público embarque em uma jornada cronológica, que o direciona para o envolvimento com a sua marca e destaca a postagem entre o mar de conteúdo das redes sociais.
O personagem que constitui o storytelling é capaz de gerar identificação com o seu público, fazendo-o se colocar dentro da narrativa da sua marca.
Nessa mesma ideia, o consumidor do conteúdo espera ansioso pela resolução do obstáculo ou pela finalização da série de postagens, uma prova de que está acompanhando a história desde o início. E o que é melhor: envolvido com ela.
Como aplicar o storytelling nas redes sociais
O ponto mais importante ao aplicar o storytelling é a mensagem que será transmitida. O que se destaca aqui é O QUE você irá comunicar, pois é através desse ponto que todos os outros irão se conectar com a história. Reunimos a seguir algumas dicas de como colocar essa técnica em prática:
Abra seus bastidores para o público
Mostre seus colaboradores, o dia a dia da empresa e a execução de alguns detalhes, como o comecinho de um serviço importante para o seu negócio ou a forma como os produtos da sua empresa são embalados.
Conhecer os bastidores de uma marca ou ver o rosto de quem está por trás da execução de tudo aquilo não tem preço! Compartilhar a história e a narrativa do seu backstage é uma excelente forma de estabelecer empatia com o seu público, trazendo-o cada vez mais pra perto.
Compartilhe algo desconhecido sobre a sua empresa
Nada melhor do que sentir-se próximo de uma marca que adoramos, não é? Dividir algo íntimo sobre o negócio, como um mico que aconteceu naquele dia ou uma história engraçada e antiga que está guardada na gaveta.
Aliado a esse compartilhamento, é essencial que o sua marca mantenha um tom de voz estruturado e bem definido para que todas as peças envolvidas tenham coerência entre si. Confira aqui mais detalhes sobre o que é tom de voz da marca.
Apareça para os seus seguidores
Nada de se esconder por trás das câmeras, hein? Apareça para narrar suas histórias e associe seu rosto ao negócio da sua marca, humanizando ainda mais o conteúdo que será consumido por seus seguidores.
Uma breve narrativa nos stories, uma brincadeira no Reels ou um papo mais longo pelo IGTV: explore o alcance da sua marca através das ferramentas oferecidas pelas próprias redes sociais.
Fatie o conteúdo
Um dos segredos do bom storytelling é gerar expectativa para o desfecho da história, então não hesite em desmembrar o seu conteúdo por partes, de forma a torná-lo mais fácil de ser consumido. O importante aqui é transformar a resolução do conflito em um objeto de desejo do seu público.
Desperte a emoção do público
A conexão emocional com os seus seguidores pode acontecer de variadas formas, a depender do seu nicho e da mensagem que está sendo passada.
Para facilitar esse estímulo, você pode conectar um personagem da sua história a um sentimento, como a felicidade ou o desejo. Esse paralelo gera identificação com quem está consumindo a narrativa, fazendo-o visualizar-se na sua história.
Além disso, você também pode explorar técnicas de resgates de memória — como o famoso “#tbt” — relembrando a infância ou trazendo à tona uma lembrança, como o sentimento de ser fã de alguma celebridade na adolescência.
Compartilhe as dificuldades
Claro que esse ponto precisa ser bem equilibrado para que você não acabe transmitindo uma imagem pesada ou de fraqueza para o público. Mas é essencial que algumas dificuldades sejam divididas com seus seguidores.
Como já vimos, o conflito é uma parte importantíssima das narrativas e o grande responsável por gerar expectativas acerca da história. Assim, divida as dores iniciais do seu empreendimento ou compartilhe a história daquela vez em que houve alguns problemas com o fornecedor X, por exemplo.
Conduza o público pela narrativa conectando-se com ele no nível empático, de forma a tornar o desfecho um objeto de interesse.
Exemplos de storytelling nas redes sociais
Agora que você já sabe a importância de utilizar o storytelling nas redes sociais, vamos ver alguns exemplos de marcas que surfaram na onda dessa estratégia para embalar as postagens.
Dove
A Dove é bastante conhecida por trabalhar com base no empoderamento feminino, sempre colocando em evidência história de mulheres fortes e reais. E o exemplo que trouxemos aqui está diretamente interligado a essa essência!
A partir do projeto #ShowUs: mais mulheres que pareçam comigo, a Dove apresenta mulheres reais e conta a história de cada uma através de um vídeo, humanizando a marca de cosméticos e gerando empatia com o seu público majoritariamente feminino.
Jeep
Seguindo sua personalidade aventureira e desimpedida, a Jeep utiliza suas redes sociais para contar histórias da marca e trazer de volta episódios antigos — naquele formato de #tbt que comentamos.
Através de registros capturados pelos próprios amantes da marca, ela aproxima o restante do público mostrando aos seguidores que eles são parte da Jeep.
Airbnb
Um verdadeiro exemplo de storytelling dos bons a cada postagem nova! O Airbnb não anuncia suas comodidades disponíveis daquele jeito que já estamos acostumados a ver em sites de hospedagens — endereço, valor e pontos de referência.
Resgatando a história de cada imóvel e enchendo-as de emoção, o site conta a narrativa de instalações disponíveis ao redor do mundo. No exemplo acima, ele promove a hospedagem por meio da experiência dos donos do local e dos seus filhos, garantindo uma boa história e aflorando no público o desejo de se hospedar ali.
E então, tudo pronto para utilizar as técnicas do storytelling a seu favor nas narrativas da sua marca?
Para aplicar esse método da melhor forma possível na rede social que mais se adequa ao seu negócio, aproveita e vem conferir qual delas é a melhor opção para trazer a sua empresa para o mundo virtual. E se inspire!