Ferramenta essencial para alavancar negócios, o marketing tem seu espaço garantido no funcionamento de empresas bem sucedidas. O gestor que valoriza o seu sucesso sabe que é no marketing o melhor investimento para atrair e fidelizar sua clientela. Na era da internet, tornou-se ainda mais prático conseguir elaborar táticas assertivas para fazer essa troca entre negócio e consumidor em plataformas online. Mas, como começar do zero no marketing digital?

Continue com a gente nessa leitura que vamos te mostrar todos os caminhos para desbravar o marketing digital.

O que é marketing digital?

Antes de partirmos para o aprofundamento sobre o assunto, precisamos entender melhor a definição do que é marketing digital – te garantimos que é bem simples.

Partimos do conceito do marketing tradicional com o qual já estamos familiarizados. O profissional dessa área é responsável por estudar uma série de pontos (concorrências, público e o próprio negócio) para conseguir gerar estratégias que atendam à necessidade do cliente da melhor forma possível. 

O marketing digital se dá de uma forma bastante parecida, mas com o detalhe de funcionar inteiramente por meio da internet. Essa diferença permite que a empresa ou o profissional responsável tenha ampla capacidade de acompanhar resultados, analisar métricas e controlar as estratégias escolhidas por meio de diversas plataformas para conseguir traçar um caminho mais estruturado. 

Além disso, a análise de dados do público se torna muito mais alcançável e de fácil acesso. Assim, é possível planejar campanhas e anúncios cada vez mais personalizados e que atendam ao perfil dos consumidores.

Por que investir no marketing digital?

Como bem sabemos, a internet é um campo de infinitas possibilidades e de acelerado crescimento, especialmente para quem quer começar no marketing digital do zero

Para termos uma ideia mensurável dessa informação, 134 milhões de usuários brasileiros têm acesso à internet e 90% destes a utilizam todos os dias, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE. 

Quando falamos sobre compras virtuais, então, o cenário é ainda mais positivo: o e-commerce, termo utilizado para designar lojas virtuais, teve um impulsionamento gigantesco na pandemia e apresenta hoje um aumento de 24% no faturamento anual, segundo o Instituto Propague. 

Apenas com esses dados, já conseguimos entender a importância e as vantagens de incrementar os seus negócios com essa estratégia, não é? Mas para tornar essa decisão ainda mais simples, vamos listar aqui algumas características únicas da aplicação do marketing digital. 

Marketing digital e seus benefícios

  • Alcance certeiro do seu público

Ao contrário da publicidade e do marketing tradicionais – que utilizam técnicas offline e não conseguem filtrar de forma precisa os seus clientes, o marketing digital vai além. 

Além de preservar o seu consumidor já conhecido e selecionar criteriosamente os potenciais clientes para a sua marca, é possível impulsionar campanhas segmentadas e personalizadas para cada tipo de clientela. Assim, atende às necessidades de cada uma e apresenta o seu negócio como uma solução. 

  • Possibilidade de mensuração 

A internet oferece acesso às plataformas que andam lado a lado com o bom desempenho de uma campanha de marketing digital.

Através delas, você pode, além de filtrar o seu público, rastrear e acompanhar todos os dados do anúncio (quantidade de cliques, envios, compartilhamentos, visitantes da página e quais palavras-chave foram pesquisadas para que sua empresa fosse encontrada, por exemplo). 

Com esses dados em mão, a montagem da elaboração de campanhas futuras se torna cada vez mais fácil, tendo em vista que você saberá exatamente por onde deve ou não seguir

  • Resultados rápidos

Com essas duas características, o marketing digital oferece o grande trunfo de conseguir resultados rápidos para a sua empresa. 

O alcance direto e certeiro do público e a possibilidade de analisar o que deu certo ou não são a chave para gerar anúncios mais efetivos que retornem a você o objetivo esperado. 

Como começar do zero no marketing digital

Para ter um bom resultado iniciando no marketing digital do zero, é importante também que saibamos exatamente onde aplicar as dicas que vamos te mostrar logo mais. 

Para isso, é imprescindível que a sua empresa possua uma presença digital estruturada antes mesmo de começar a explorar o marketing da internet. Com a facilidade de acessos que temos hoje, essa etapa se tornou muito prática! 

Confira o nosso texto como construir a sua presença digital do zero. 

Com o básico garantido, é hora de conhecermos as possibilidades de aplicação do marketing digital na prática. 

De landing pages a newsletters, o local de hospedagem da sua campanha irá depender do principal objetivo da sua empresa no momento. Aumento das vendas? Comunicar o posicionamento da marca? Há espaço para todos!

É possível também explorar locais independente do orçamento atual do seu negócio. Começando com estratégias gratuitas e que rendem bons resultados, como posts orgânicos e envio de e-mail marketing para um público seleto e promissor. Desta forma, as campanhas podem ser iniciadas sem gastos antes de serem aplicadas dentro de um formato de mídia paga, por exemplo. 

Mais importante do que o local escolhido é a análise dos resultados que ele conseguiu proporcionar para o seu negócio, então garanta que a metrificação do desempenho esteja em dia e não tenha medo de inovar em novas estratégias caso seja necessário. 

Guia prático: 3 dicas para começar do zero no marketing digital

Para finalizar, vamos conferir um passo a passo para colocar tudo isso em prática?

Defina o seu público e a sua persona

É comum querer alcançar um público muito amplo ou impulsionar a sua campanha para diversos segmentos, mas a definição do seu cliente ideal deve ser feita para que os anúncios sejam cada vez mais personalizados. Assim os resultados, como consequência, serão mais efetivos. 

Confira nosso texto sobre a diferença entre as personas existentes e o passo a passo para criar uma para a sua empresa!

Tenha claro qual o principal objetivo da sua empresa

Caso você trabalhe com mais profissionais, deixe claro para todos qual é o objetivo que vocês precisam alcançar ao final.

Trabalhar com uma noção de sucesso, especialmente em equipe, facilita o caminho e pode te dar direcionamentos evidentes de como seguir. 

Execute um planejamento de conteúdo

E vamos aos trabalhos criativos! 

Após tudo isso, é chegado o momento de começar a criar conteúdo. Para estruturar as postagens e os anúncios, recomendamos que você realize um planejamento de conteúdo que reúna os objetivos, as personas, o tom de voz da sua marca e todas as estratégias. 

Caso a sua aplicação do marketing digital for acontecer no Instagram, aconselhamos também a execução de um calendário editorial para tornar a jornada mais visual para os envolvidos. 

Compartilhe

Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

Fale conosco