O assessor de imprensa é essencial para que a ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação aconteça de forma assertiva e estratégica.

Além de manter o relacionamento com a mídia funcionando de forma positiva, o trabalho do assessor também exige bastante criatividade e uma renovação constante do repertório do profissional em questão. Por isso, tão importante acompanhar os bons livros sobre assessoria de imprensa.

Separamos neste texto algumas dicas de obras importantes para o profissional que lida com a imprensa. Antes de conferirmos as leituras que separamos como dica para um bom assessor de imprensa, fica também a indicação do nosso texto no LinkedIn sobre como enfrentar o bloqueio criativo trabalhando na área da comunicação.

Com essas boas práticas aplicadas ao dia a dia, vamos dar uma olhada nos 4 livros essenciais para um bom assessor de imprensa!

Uma assessoria de imprensa responsável na era digital 

Capa do livro uma assessoria de imprensa responsável na era digital

O livro de Margarite Hoxie Sullivan explora a atualização da assessoria de imprensa e o seu crescimento em meio a era digital. 

A leitura foi elaborada pelo Bureau de Programas de Informações Internacionais dos EUA e aborda diversos tópicos relacionados à assessoria governamental, mas engana-se quem pensa que ele deve se limitar a profissionais que atuam nesse mesmo nicho. 

O livro de Margarite é uma ótima escolha para aqueles que querem aprimorar ainda mais o seu processo criativo e pode ser encontrado facilmente em sua versão digital. 

Assessoria de imprensa: teoria e prática

Capa do livro assessoria de imprensa: teoria e prática

A obra clássica de Elisa Kopplin traz uma abordagem histórica e muito bem contextualizada da assessoria de imprensa. 

Levando em conta que o trabalho do assessor também envolve garantir que as notícias cheguem dentro dos padrões éticos até os veículos de comunicação, o livro também explora os aspectos legais e jurídicos da profissão. 

Apesar de ser apresentado como uma leitura mais clássica, o livro não se limita a somente um tipo de profissional e é indicado para todas as categorias de comunicadores da assessoria: profissionais, estudantes e docentes. 

Ferramentas Digitais para Jornalistas 

Neste livro, Sandra Crucianelli busca auxiliar os assessores de imprensa que, com a revolução da era digital, precisaram seguir a reinvenção da própria profissão e aprender as novas técnicas da internet. 

Para isso, ela explora os atuais meios para investigar, filtrar e compartilhar informações e notícias, considerando as mídias sociais como uma das principais ferramentas para tal ação e sempre ressaltando a importância da verificação dos dados que forem retirados delas. 

Por fim, Crucianelli também apresenta diferentes motores de busca e apresenta uma seleção de ferramentas para impactar positivamente o trabalho dos assessores. E o melhor de tudo: a autora teve o cuidado de selecionar plataformas gratuitas e que podem ser utilizadas no meio online, sem a necessidade de um download. 

O mundo dos jornalistas 

Por fim, esta indicação escrita por Isabel Travancas traz um aspecto mais geral da profissão de jornalista e se aprofunda um pouco mais na rotina do repórter. 

A autora traz o depoimento de grandes referências do meio da comunicação, como Zuenir Ventura e Janio de Freitas, e faz uma análise minuciosa do jornalismo, tornando a leitura uma indicação essencial para os assessores que lidam com a imprensa diariamente. 

Lista de próximas leituras atualizadas com sucesso? Para complementar esses clássicos, não deixe de conferir nosso texto sobre como utilizar o marketing de influência como um dos principais aliados no trabalho da assessoria de imprensa.

Compartilhe

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

Fale conosco