Para dar visibilidade a uma marca ou produto são colocadas à mesa todas as estratégias de comunicação possíveis para alcançar esse objetivo. No entanto, muitas vezes, se imagina que ações como marketing de influência e assessoria de imprensa são divergentes. Porém, isto é um grande engano. 

Elas são táticas conexas e, se bem realizadas, podem trazer excelentes resultados. Afinal, ambos os recursos utilizam do poder da persuasão sobre o consumidor. Dessa forma, o marketing de influência chega para complementar o planejamento de comunicação. 

Então, não é preciso escolher entre a utilização das redes sociais ou veículos de imprensa? Sim! Os meios de comunicação têm se expandido, criando mais oportunidades para ampliar a imagem da empresa/marca e o contato com o público desejado

Um bom plano de assessoria de imprensa trabalha com essas diversas áreas de atuação da comunicação e deve se beneficiar do maior leque de oportunidades. E o marketing de influência, sem dúvida alguma, é uma delas.

Até porque, por mais que a comunicação esteja passando por mudanças estruturais devido aos avanços tecnológicos, a sociedade nunca recebeu tanta informação e se mantém com constante sede de notícia. Assim, os veículos de imprensa continuam tendo a sua importância de credibilidade e alcance.

Porém, é bem verdade que nos últimos anos, os chamados “influenciadores digitais” têm se destacado na sociedade, e, portanto, nas ações de marketing. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, de 2019, 76% dos usuários de internet brasileiros já efetuaram uma compra ou contrataram um serviço pela indicação de um influencer. 

Marketing de Influência x Assessoria de Imprensa

Marketing de Influência é uma estratégia que envolve produtores de conteúdo na internet que exercem influência sobre o público –  frequentemente bem engajado – que lhe segue.

A ideia da inclusão destes produtores de conteúdo – os chamados influenciadores digitais – e os seus canais de comunicação no plano de ação é estabelecer uma via de contato mais próximo do público que se deseja impactar. 

Diferente do marketing de interrupção, o público seguidor do influencer deseja ver o que ele tem para mostrar, suas dicas e sugestões. Além disso, recebem a informação com confiança, pois se identificam com o produtor de conteúdo por acompanhar sua rotina e vida pessoal — o que muito influi na decisão de compra. 

Já na assessoria de imprensa o objetivo é fazer com que o produto/empresa apareça  nos veículos de comunicação no espaço destinado às notícias — e não como publicidade. Dessa forma, a marca é apresentada pelo seu valor ou funcionalidade, a fim de despertar interesse do público. 

Para isso são arquitetadas ações para a construção, ou manutenção, da reputação da empresa perante a opinião pública. Tendo em pauta informações e  dados que beneficiem a imagem da instituição. Em resumo, uma forma de influenciar, com fatos reais, a visão do consumidor.

Caso deseje saber mais sobre as técnicas e formas de trabalho de um assessor de imprensa, você pode se aprofundar no assunto no texto “O que faz um assessor de imprensa?”.

Como  usar o marketing de influência no plano de assessoria de imprensa?

Tenha um plano

Os influenciadores digitais são essencialmente produtores de conteúdo. Então, não basta decidir por uma parceria comercial e esperar que dê certo espontaneamente. Antes mesmo de escolher quais serão as pessoas que a marca irá se associar, é preciso planejar. 

Isto é, saber o que se quer conquistar. Alcançar mais pessoas? Construir uma reputação? Gerenciar uma crise de imagem? Lançar um produto? Firmar valores da marca? São diversas as possibilidades e para cada uma, um planejamento diferente. 

Lembrando que estamos falando da associação das duas estratégias. Então, a ação com os influencers deve estar sincronizada com a atividade na imprensa. 

Produza conteúdo com qualidade e periodicidade

Um dos grandes “trunfos” do universo digital é ter originalidade e constância. Portanto, é importante definir o tempo que a parceria terá duração. Ah, então não é apenas uma ação pontual? Bem, pode ser, mas a  manutenção da atividade, tanto no digital quanto na imprensa, é fundamental para os bons resultados.

Escolha um influenciador alinhado com a marca

Existem diversos tipos de influenciadores. Em 2018, a co-fundadora da youPIX, Bia Granja, se dedicou ao assunto e categorizou os influenciadores em 7 categorias, que ainda podemos utilizar como padrão:

Influenciador digital

  • Top Celebridade

Tem grande alcance e repercussão, mas pouca afinidade com assuntos específicos.

  • Fit Celebridade

conversa com uma grande audiência em seu nicho específico.

  • Autoridade

Não tem um número exorbitante de seguidores, mas possui alta relevância no assunto que domina.

  • Ecossistema 

Conjunto de  influenciadores de baixa audiência, mas com conteúdo segmentado e alto engajamento.

  • TrendSetter

São aqueles que se destacam por um posicionamento específico em assuntos e causas, independente do número de seguidores.

  • Jornalista

Atua nos meios de comunicação e traz a profissão e temáticas que lida no veículo para as redes sociais.

  • Público interno

Os colaboradores da própria empresa que podem auxiliar na humanização e divulgação da instituição.

Categoria extra: os memes

São aqueles que, ao compartilhar uma situação em vídeo ou foto “viralizam”, conquistando um enorme alcance de seguidores instantaneamente. Com isto, causam um grande frisson e podem, ou não, conseguir manter a audiência. Porém, são muito aproveitados neste período de alta.

Ciente das opções de parceiros, é importante que o influenciador escolhido seja alinhado com o objetivo do plano e, mais relevante ainda: que tenha princípios, valores e assuntos em comum com a marca.

Mensure resultados

Toda ação precisa, primeiro, ter uma organização inicial, e, por fim, ser avaliada quanto aos seus objetivos. Para isso, mensurar os resultados é fundamental para saber se o plano foi eficaz, ou se precisa de ajustes. Isto pode ser realizado por meio do clipping e o monitoramento das redes sociais.

Conclusão

Em resumo: incluir o marketing de influência no plano de assessoria de imprensa não se trata meramente de  eleger influencers e combinar parcerias pontuais. É preciso conhecer o perfil do consumidor da marca, ter a certeza do que se quer alcançar, avaliar as opções de influenciadores e escolher aqueles que melhor se adequam ao plano.

É importante ainda que o produtor de conteúdo tenha a liberdade para dar o seu tom de voz à campanha, seja no seu próprio perfil, no canal da empresa, ou nos dois. Até  porque, como dito antes, a afinidade dos seguidores com a personalidade do produtor de conteúdo é o que o faz um influenciador. 

Se você gostou do assunto e quer saber mais sobre como a assessoria de imprensa pode atuar no ambiente online e offline, confira o texto sobre Assessoria de Imprensa 4.0

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

Assine a newsletter da Letra A e receba nossos conteúdos em primeira mão!

* indicates required

Intuit Mailchimp

Para dar visibilidade a uma marca ou produto são colocadas à mesa todas as estratégias de comunicação possíveis para alcançar esse objetivo. No entanto, muitas vezes, se imagina que ações como marketing de influência e assessoria de imprensa são divergentes. Porém, isto é um grande engano. 

Elas são táticas conexas e, se bem realizadas, podem trazer excelentes resultados. Afinal, ambos os recursos utilizam do poder da persuasão sobre o consumidor. Dessa forma, o marketing de influência chega para complementar o planejamento de comunicação. 

Então, não é preciso escolher entre a utilização das redes sociais ou veículos de imprensa? Sim! Os meios de comunicação têm se expandido, criando mais oportunidades para ampliar a imagem da empresa/marca e o contato com o público desejado

Um bom plano de assessoria de imprensa trabalha com essas diversas áreas de atuação da comunicação e deve se beneficiar do maior leque de oportunidades. E o marketing de influência, sem dúvida alguma, é uma delas.

Até porque, por mais que a comunicação esteja passando por mudanças estruturais devido aos avanços tecnológicos, a sociedade nunca recebeu tanta informação e se mantém com constante sede de notícia. Assim, os veículos de imprensa continuam tendo a sua importância de credibilidade e alcance.

Porém, é bem verdade que nos últimos anos, os chamados “influenciadores digitais” têm se destacado na sociedade, e, portanto, nas ações de marketing. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, de 2019, 76% dos usuários de internet brasileiros já efetuaram uma compra ou contrataram um serviço pela indicação de um influencer. 

Marketing de Influência x Assessoria de Imprensa

Marketing de Influência é uma estratégia que envolve produtores de conteúdo na internet que exercem influência sobre o público –  frequentemente bem engajado – que lhe segue.

A ideia da inclusão destes produtores de conteúdo – os chamados influenciadores digitais – e os seus canais de comunicação no plano de ação é estabelecer uma via de contato mais próximo do público que se deseja impactar. 

Diferente do marketing de interrupção, o público seguidor do influencer deseja ver o que ele tem para mostrar, suas dicas e sugestões. Além disso, recebem a informação com confiança, pois se identificam com o produtor de conteúdo por acompanhar sua rotina e vida pessoal — o que muito influi na decisão de compra. 

Já na assessoria de imprensa o objetivo é fazer com que o produto/empresa apareça  nos veículos de comunicação no espaço destinado às notícias — e não como publicidade. Dessa forma, a marca é apresentada pelo seu valor ou funcionalidade, a fim de despertar interesse do público. 

Para isso são arquitetadas ações para a construção, ou manutenção, da reputação da empresa perante a opinião pública. Tendo em pauta informações e  dados que beneficiem a imagem da instituição. Em resumo, uma forma de influenciar, com fatos reais, a visão do consumidor.

Caso deseje saber mais sobre as técnicas e formas de trabalho de um assessor de imprensa, você pode se aprofundar no assunto no texto “O que faz um assessor de imprensa?”.

Como  usar o marketing de influência no plano de assessoria de imprensa?

Tenha um plano

Os influenciadores digitais são essencialmente produtores de conteúdo. Então, não basta decidir por uma parceria comercial e esperar que dê certo espontaneamente. Antes mesmo de escolher quais serão as pessoas que a marca irá se associar, é preciso planejar. 

Isto é, saber o que se quer conquistar. Alcançar mais pessoas? Construir uma reputação? Gerenciar uma crise de imagem? Lançar um produto? Firmar valores da marca? São diversas as possibilidades e para cada uma, um planejamento diferente. 

Lembrando que estamos falando da associação das duas estratégias. Então, a ação com os influencers deve estar sincronizada com a atividade na imprensa. 

Produza conteúdo com qualidade e periodicidade

Um dos grandes “trunfos” do universo digital é ter originalidade e constância. Portanto, é importante definir o tempo que a parceria terá duração. Ah, então não é apenas uma ação pontual? Bem, pode ser, mas a  manutenção da atividade, tanto no digital quanto na imprensa, é fundamental para os bons resultados.

Escolha um influenciador alinhado com a marca

Existem diversos tipos de influenciadores. Em 2018, a co-fundadora da youPIX, Bia Granja, se dedicou ao assunto e categorizou os influenciadores em 7 categorias, que ainda podemos utilizar como padrão:

Influenciador digital

  • Top Celebridade

Tem grande alcance e repercussão, mas pouca afinidade com assuntos específicos.

  • Fit Celebridade

conversa com uma grande audiência em seu nicho específico.

  • Autoridade

Não tem um número exorbitante de seguidores, mas possui alta relevância no assunto que domina.

  • Ecossistema 

Conjunto de  influenciadores de baixa audiência, mas com conteúdo segmentado e alto engajamento.

  • TrendSetter

São aqueles que se destacam por um posicionamento específico em assuntos e causas, independente do número de seguidores.

  • Jornalista

Atua nos meios de comunicação e traz a profissão e temáticas que lida no veículo para as redes sociais.

  • Público interno

Os colaboradores da própria empresa que podem auxiliar na humanização e divulgação da instituição.

Categoria extra: os memes

São aqueles que, ao compartilhar uma situação em vídeo ou foto “viralizam”, conquistando um enorme alcance de seguidores instantaneamente. Com isto, causam um grande frisson e podem, ou não, conseguir manter a audiência. Porém, são muito aproveitados neste período de alta.

Ciente das opções de parceiros, é importante que o influenciador escolhido seja alinhado com o objetivo do plano e, mais relevante ainda: que tenha princípios, valores e assuntos em comum com a marca.

Mensure resultados

Toda ação precisa, primeiro, ter uma organização inicial, e, por fim, ser avaliada quanto aos seus objetivos. Para isso, mensurar os resultados é fundamental para saber se o plano foi eficaz, ou se precisa de ajustes. Isto pode ser realizado por meio do clipping e o monitoramento das redes sociais.

Conclusão

Em resumo: incluir o marketing de influência no plano de assessoria de imprensa não se trata meramente de  eleger influencers e combinar parcerias pontuais. É preciso conhecer o perfil do consumidor da marca, ter a certeza do que se quer alcançar, avaliar as opções de influenciadores e escolher aqueles que melhor se adequam ao plano.

É importante ainda que o produtor de conteúdo tenha a liberdade para dar o seu tom de voz à campanha, seja no seu próprio perfil, no canal da empresa, ou nos dois. Até  porque, como dito antes, a afinidade dos seguidores com a personalidade do produtor de conteúdo é o que o faz um influenciador. 

Se você gostou do assunto e quer saber mais sobre como a assessoria de imprensa pode atuar no ambiente online e offline, confira o texto sobre Assessoria de Imprensa 4.0

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

Postagens relacionadas

Voltar para o blog

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário