Se você trabalha com comunicação, já deve ter ouvido falar sobre clipping alguma vez durante a sua carreira. Se não, talvez seja a hora de entender o que é e como utilizar o clipping estrategicamente para monitorar a sua marca e avaliar o impacto das suas ações de marketing. É sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Siga com a gente que vamos te explicar tudo sobre o clipping, quais os benefícios que pode trazer para análise de mercado, concorrência, opinião pública e como vai te ajudar a identificar tendências e orientar tomadas de decisões estratégicas.

O que é e qual a importância do clipping

Imagine receber periodicamente um relatório com todas as publicações feitas na mídia sobre determinada marca, pessoa ou assunto. Bastante útil, não é mesmo? Especialmente se o assunto em questão for a sua imagem, empresa ou o nicho em que está inserida. 

Em poucas palavras, o processo consiste em um monitoramento constante dos veículos de comunicação para registrar e analisar as menções feitas sobre uma palavra-chave específica, que costuma ser o nome de uma figura pública, uma empresa ou um tema relacionado.

O clipping reúne prints e links das matérias – junto aos vídeos e áudios das aparições em TV e rádio – e é enviado para os gestores de empresas ou profissionais de comunicação periodicamente. Desta forma, permite que as organizações saibam como estão sendo retratadas.

Assim como utilizar o clipping para acompanhar o que está sendo dito sobre os seus concorrentes, clientes e setor, é possível monitorar outras questões relevantes para o negócio. Isto é fundamental para gerenciar a reputação e a imagem pública, seja ela positiva, negativa ou até mesmo neutra.

Do ponto de vista da assessoria de imprensa, por sua vez, o clipping é uma ferramenta fundamental para mensurar os resultados e oferecer insights que podem guiar campanhas, ações e planos futuros de comunicação e marketing

como utilizar o clipping

Como funciona o clipping

Nativo do jornalismo tradicional, o clipping tem este nome porque deriva do inglês “clip”, ou recorte, e começou a ser posto em prática inicialmente nos canais de comunicação impressos (jornais e revistas), quando empresas e indivíduos começaram a perceber o valor de acompanhar o que circulava sobre eles.

Com o avanço da tecnologia, no entanto, o processo de clipping se tornou muito mais eficiente e abrangente. E o que começou com recortes e mais recortes de papel, hoje é completamente digital, incluindo sites, TVs, rádios e até mesmo as redes sociais, de forma muito mais rápida e precisa.

Em vez de recortar e arquivar manualmente, as empresas podem agora usar softwares e serviços online para coletar automaticamente menções em tempo real, com métricas e indicadores de desempenho que permitem uma análise quantitativa e qualitativa dos espaços ocupados na mídia.

Aqueles que sabem como utilizar o clipping de forma estratégica, entendem que ele possibilita obter uma visão abrangente de como as pessoas enxergam a sua marca e de como está o setor em que está inserida, auxiliando na otimização de investimentos de marketing. 

Quais os benefícios do clipping para a sua marca

Se você não conta com uma equipe de Relações Públicas (ou mesmo se tiver uma), sabe que o seu nome e o seu negócio podem aparecer na mídia de forma espontânea, sem que você saiba. Seja por boas razões, como popularidade, ou por uma crise de imagem, por exemplo. 

A verdade é que hoje em dia, sem esse monitoramento, torna-se impossível acompanhar a percepção da sua marca perante a opinião pública.

Assim, um dos principais benefícios do clipping – e talvez o mais conhecido – seja dar às empresas a possibilidade de prevenir ou conter crises de imagem. Ou seja, permite antecipar questões sensíveis que estejam se tornando assunto nos jornais e ter o tempo necessário para tratá-las internamente.

Caso a crise de reputação já esteja em andamento, é por meio do clipping que você vai medir o tamanho do problema e a melhor forma de lidar com ele: nota para a imprensa, comunicação reativa, etc. 

Apesar disso, o clipping não deve ser procurado apenas nestes casos. Isso seria subestimar e limitar o alcance da ferramenta na comunicação empresarial.

como utilizar o clipping

Como utilizar o clipping de forma estratégica

Indo além dos relatórios e do radar em situações em crise de imagem, existem outras formas de utilizar o clipping de forma estratégica. Confira algumas:

1. Monitorar a concorrência

O clipping pode ser ajustado para analisar não somente a própria presença midiática, mas também a da concorrência. Essa prática é conhecida como benchmarking e oferece uma vantagem de mercado porque te informa sobre boas práticas que podem ser aplicadas ao seu negócio.

2. Ampliar a visibilidade da marca

O clipping pode ser utilizado para identificar oportunidades de ampliar a visibilidade da marca. Imagine aproveitar como conteúdo das suas redes sociais uma matéria positiva que saiu na TV ou no impresso sobre o seu negócio? É uma ótima forma de incentivar o engajamento, além de fornecer informação útil e fortalecer o seu posicionamento de marca.

3. Identificar oportunidades de mídia

Com o compilado de notícias em mãos, fica muito mais fácil para a equipe de assessoria de imprensa, por exemplo, analisar de forma tática quais pautas podem ser exploradas e possíveis oportunidades de entrevista do porta-voz da empresa.

4. Mensurar o impacto das ações

Além disso, com o clipping, é possível medir o impacto das campanhas de comunicação, o que influencia diretamente no investimento financeiro que você faz. E se o seu negócio patrocina alguma programação cultural, por exemplo, é muito importante saber se sua marca está atrelada à divulgação do evento.

5. Radar de tendências

Outra forma estratégica de utilizar o clipping é buscando inspirações de novos produtos de acordo com as demandas e expectativas do mercado. Ao analisar consistentemente os temas e tópicos em destaque na mídia, as empresas podem identificar padrões emergentes e mudanças de comportamento do consumidor.

Agora que você já entende como utilizar o clipping e todas as suas possibilidades, certamente percebeu que investir neste serviço é vital para qualquer empresa que queira se destacar no mercado.

Então vai gostar de saber que aqui na Letra A dispomos de soluções personalizadas, com monitoramento manual e digital dos meios de comunicação para obtenção de relatórios cada vez mais precisos e completos. 

Vamos conversar, analisar a sua marca e pensarmos juntos na melhor estratégia para a sua empresa. Fale conosco! 

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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