Empreender envolve muitas competências, e uma delas é saber como criar uma marca pessoal, necessidade sentida por milhões de brasileiros. A última edição do relatório GEM — realizado pelo Sebrae — mostrou que o Brasil possui 93 milhões de habitantes envolvidos com empreendedorismo.

É um número expressivo e que só tende a crescer. Em meio a esse mercado competitivo, ter uma marca pessoal bem estruturada não só diferencia você e o seu negócio, como também constrói confiança e credibilidade com seu público-alvo.

Neste artigo, você vai conferir dicas práticas sobre como criar uma marca pessoal e mais: o que fazer para promovê-la e se destacar no mercado. Vamos nessa? 

O que é uma marca pessoal? 

A marca pessoal é a forma como você se apresenta ao mundo. Ela engloba suas habilidades, experiências de vida e valores, além de refletir quem você é, o que faz e qual o seu diferencial. 

Ao contrário de uma marca corporativa, que diz respeito a uma empresa ou produto, a marca pessoal é centrada na imagem do indivíduo, destacando suas qualidades profissionais.

Uma vez que você entende como criar uma marca e desenvolve a sua estratégia de promoção, ela oferece uma série de vantagens para você, empreendedor. Dá só uma olhada. 

como criar uma marca

Como criar uma marca pessoal

Com a definição dessa técnica fresca na memória, vamos agora conferir como criar uma marca para fortalecer e promover sua imagem.

Autoconhecimento e definição de valores

Pode até parecer clichê, mas para construir uma marca pessoal forte, é essencial começar pelo autoconhecimento. Pense conosco: como os seus valores de vida se alinham com a sua carreira? 

Entender quem você é, quais são as suas habilidades, os seus pontos fortes e o seu propósito de vida é fundamental para essa construção. Isso porque, no processo de descobrir como criar uma marca, conseguir comunicar o que você representa é inegociável para se conectar com o público.

Definição do público-alvo

Após definir esses valores, é hora de identificar o seu público-alvo. Pesquise e segmente sua audiência de acordo com critérios relevantes, como idade, interesses e localização geográfica.

Entender quais são as necessidades, desejos e problemas do seu público permitirá que você construa um tom de voz personalizado e saiba exatamente o que comunicar. 

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Criação da identidade visual

Hora de cuidar da “aparência”! 

Ter uma identidade visual bem construída e consistente vai te ajudar a fortalecer a sua marca pessoal e a torná-la facilmente reconhecível. Nesta etapa, é importante ressaltar o que faz parte da construção da identidade visual:

  • a criação de um logotipo;
  • a escolha de uma paleta de cores;
  • a definição de uma tipografia.

Todas essas definições devem ser feitas com base na personalidade que você quer comunicar para o seu público. Além disso, é importante que todos os seus canais de comunicação sejam padronizados com a identidade visual estabelecida para manter a consistência da marca.

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Produção de conteúdo relevante

E chegamos na última etapa: a produção de conteúdo. Para se destacar no mar de assuntos que circulam diariamente na internet, é necessário planejar suas publicações para que elas não sejam apenas postagens genéricas, mas sim conteúdos relevantes.

Aborde seus conhecimentos e suas habilidades e traga suas experiências em formato de narrativa para educar e aproximar o seu público. Considere ainda diversificar sua presença online e usar diferentes formatos, como blogs, vídeos e posts estáticos em redes sociais. 

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Como a Letra A pode te ajudar

Aqui na Letra A, entendemos que construir uma marca pessoal requer estratégia, cuidado e – o mais importante – constância. 

Por isso, conte com os nossos serviços na comunicação da sua marca e direcione os seus esforços para a gestão do negócio. Nossa área de Social Branding foi desenvolvida para fortalecer a sua imagem no mercado através da criação de uma identidade sólida e de conteúdos estratégicos. 

Entre em contato conosco e garanta o seu diagnóstico gratuito. Vamos, juntos, colocar o seu negócio onde ele merece estar.

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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