Empreender envolve muitas competências, e uma delas é saber como criar uma marca pessoal, necessidade sentida por milhões de brasileiros. A última edição do relatório GEM — realizado pelo Sebrae — mostrou que o Brasil possui 93 milhões de habitantes envolvidos com empreendedorismo.
É um número expressivo e que só tende a crescer. Em meio a esse mercado competitivo, ter uma marca pessoal bem estruturada não só diferencia você e o seu negócio, como também constrói confiança e credibilidade com seu público-alvo.
Neste artigo, você vai conferir dicas práticas sobre como criar uma marca pessoal e mais: o que fazer para promovê-la e se destacar no mercado. Vamos nessa?
O que é uma marca pessoal?
A marca pessoal é a forma como você se apresenta ao mundo. Ela engloba suas habilidades, experiências de vida e valores, além de refletir quem você é, o que faz e qual o seu diferencial.
Ao contrário de uma marca corporativa, que diz respeito a uma empresa ou produto, a marca pessoal é centrada na imagem do indivíduo, destacando suas qualidades profissionais.
Uma vez que você entende como criar uma marca e desenvolve a sua estratégia de promoção, ela oferece uma série de vantagens para você, empreendedor. Dá só uma olhada.
Como criar uma marca pessoal
Com a definição dessa técnica fresca na memória, vamos agora conferir como criar uma marca para fortalecer e promover sua imagem.
Autoconhecimento e definição de valores
Pode até parecer clichê, mas para construir uma marca pessoal forte, é essencial começar pelo autoconhecimento. Pense conosco: como os seus valores de vida se alinham com a sua carreira?
Entender quem você é, quais são as suas habilidades, os seus pontos fortes e o seu propósito de vida é fundamental para essa construção. Isso porque, no processo de descobrir como criar uma marca, conseguir comunicar o que você representa é inegociável para se conectar com o público.
Definição do público-alvo
Após definir esses valores, é hora de identificar o seu público-alvo. Pesquise e segmente sua audiência de acordo com critérios relevantes, como idade, interesses e localização geográfica.
Entender quais são as necessidades, desejos e problemas do seu público permitirá que você construa um tom de voz personalizado e saiba exatamente o que comunicar.
Criação da identidade visual
Hora de cuidar da “aparência”!
Ter uma identidade visual bem construída e consistente vai te ajudar a fortalecer a sua marca pessoal e a torná-la facilmente reconhecível. Nesta etapa, é importante ressaltar o que faz parte da construção da identidade visual:
- a criação de um logotipo;
- a escolha de uma paleta de cores;
- a definição de uma tipografia.
Todas essas definições devem ser feitas com base na personalidade que você quer comunicar para o seu público. Além disso, é importante que todos os seus canais de comunicação sejam padronizados com a identidade visual estabelecida para manter a consistência da marca.
Produção de conteúdo relevante
E chegamos na última etapa: a produção de conteúdo. Para se destacar no mar de assuntos que circulam diariamente na internet, é necessário planejar suas publicações para que elas não sejam apenas postagens genéricas, mas sim conteúdos relevantes.
Aborde seus conhecimentos e suas habilidades e traga suas experiências em formato de narrativa para educar e aproximar o seu público. Considere ainda diversificar sua presença online e usar diferentes formatos, como blogs, vídeos e posts estáticos em redes sociais.
Como a Letra A pode te ajudar
Aqui na Letra A, entendemos que construir uma marca pessoal requer estratégia, cuidado e – o mais importante – constância.
Por isso, conte com os nossos serviços na comunicação da sua marca e direcione os seus esforços para a gestão do negócio. Nossa área de Social Branding foi desenvolvida para fortalecer a sua imagem no mercado através da criação de uma identidade sólida e de conteúdos estratégicos.
Entre em contato conosco e garanta o seu diagnóstico gratuito. Vamos, juntos, colocar o seu negócio onde ele merece estar.