Você talvez ainda não tenha percebido, mas algo mudou por aqui. Estamos de cara nova! E antes de ser uma atualização visual, o rebranding da Letra A é parte de um processo mais amplo de reposicionamento estratégico e atualização às demandas do mercado.
Afinal, a Letra A nasceu da vontade de transformar a comunicação no mercado potiguar. E em quase 30 anos, o nosso foco sempre foi um só: ser aquela parceira estratégica que ajuda empresas a contarem suas histórias de um jeito autêntico e cheio de impacto.
Foi assim, com isso em mente, que crescemos e nos adaptamos às mudanças que o mercado pedia. Até que o desejo de aprimorarmos ainda mais os nossos serviços e fazer com que os pilares da nossa marca conseguissem acompanhar a evolução deles bateu à porta. Foi quando decidimos: era hora de dar uma “nova cara” para a empresa.
O rebranding da Letra A é, portanto, uma resposta natural a essa evolução. E nós sabemos: experiência boa é aquela que é compartilhada, não é mesmo?
Por isso, neste texto, nós vamos abrir os bastidores do processo — desde o alinhamento entre o posicionamento e a identidade visual até o envolvimento da nossa equipe durante a jornada. Vem com a gente!
Rebranding da Letra A, uma jornada
O processo de rebranding da Letra A, assim como um bom projeto de sucesso, foi dividido em etapas. Elas englobaram desde uma pesquisa interna até a reformulação de todos os nossos materiais de uso interno e externo.
Agora, vamos compartilhar um pouco sobre a construção do nosso manual de marca, a colaboração de toda a equipe, e os desafios que enfrentamos (e superamos!) juntas.
Construção do Manual de Marca
A construção do nosso novo Manual de Marca compreendeu a redefinição do nosso propósito — “comunicar marcas e inspirar pessoas” —, a elaboração da promessa de marca e uma repaginada dos nossos valores.
Tudo isso para que pudéssemos partir para a criação de uma identidade visual e verbal que representasse quem somos hoje.
Para a construção do Manual, nós contamos com a participação de todas as “letretes” por meio de uma coleta interna. Desta forma, conseguimos construir uma marca que estivesse, de fato, alinhada à essência do nosso time.
Todas juntas: colaboração interna
E por falar na nossa equipe, por aqui nós acreditamos que resultados melhores vêm de um trabalho conjunto com o nosso time. E o rebranding da Letra A foi a prova disso.
Com a ideia apresentada para a empresa pela gestão da Letra A e com cada uma tendo a chance de opinar e contribuir para o andamento das etapas, chegamos a um resultado final que impulsionou a identificação e o pertencimento de todas.
Desafios superados no processo de rebranding da Letra A
Claro que, como toda boa jornada do herói, essa história também teve seus desafios. E um dos principais foi garantir que a nova identidade visual, ao se distanciar de alguns elementos usados anteriormente — como a máquina de escrever — mantivesse a essência e a conexão com o nosso passado.
Outro desafio que, naturalmente, fez parte do nosso processo de construção, foi bater o martelo sobre as nomenclaturas que apresentariam os departamentos da Letra A para o mundo. Considerando o aprimoramento dos nossos serviços e os estudos de mercado que realizamos, definimos nossas 3 novas áreas:
- Relações Públicas, liderada por Érika Oliveira: abarca serviços de assessoria de imprensa, gestão de crise de imagem, media training e relacionamento com influenciadores;
- Social Branding, liderada por Aline Barbosa: como o nome sugere, inclui soluções de branding — do desenvolvimento de identidades visuais e verbais à manutenção desses pilares através da produção de conteúdo.
- Transformação Digital, liderada por Carla Cruz: vem para agregar a tecnologia aos nossos serviços e engloba o desenvolvimento de sites e landing pages e a execução de estratégias de Inbound Marketing.
Tudo coordenado pela nossa CEO, a pessoa que deu o nome (literalmente) e dedicou sua vida à Letra A: Ângela Bezerra.
Rebranding da Letra A: o conceito por trás da marca
Agora que já te mostramos um pouco de toda a construção que rolou por aqui nos últimos meses, é hora de falar sobre os detalhes que norteiam essa nova fase. Vem conosco!
Nosso Manual de Identidade Visual
Nós mencionamos ela ali em cima e chegou o momento de aprofundá-la um pouco mais. A nossa nova identidade visual nasceu da vontade de fazer o rosto da nossa marca acompanhar todas as mudanças que estavam acontecendo internamente na Letra A.
E tudo iso começou em uma tarde ensolarada, quando o assunto “mudança do logotipo” surgiu no grupo do WhatsApp do nosso time de Social Branding e a seguinte mensagem foi enviada:
Brincadeiras à parte, esse foi o primeiro direcionamento para a criação do novo logo. A partir daí, testamos tipografias, pesos e distribuições de elementos. Até que chegamos ao nosso resultado final.
A Balgin Display Bold e ZT Gatha Regular — tipografias escolhidas — unem presença e suavidade e, junto da paleta de cores selecionada, comunicam cada detalhe do nosso novo momento:
Boas-vindas à nossa mascote!
O que é um bolo sem uma cereja no topo, não é mesmo? Te apresentamos a nossa mascote: a Alê (apelido carinhoso de “A Letra A”). Ela foi criada não para ser uma personificação, mas um símbolo que carrega nossa identidade e características — como a vontade de comunicar e a perspicácia.
O design da Alê foi desenvolvido pela @amandrafts, uma artista potiguar que traduziu nossa essência com seu traço único.
Mais Letra A do que nunca
Em paralelo a essas construções, nascia também a campanha de lançamento do rebranding da Letra A. Isto porque era latente comunicar não só as mudanças externas e visuais, mas também o compromisso interno com a excelência da nossa equipe e dos nossos serviços. Assim, o nosso conceito não poderia ser outro: #MaisLetraADoQueNunca.
Você pode conferir os conteúdos da campanha acompanhando o nosso perfil no Instagram.
Rebranding da Letra A: aprendizados
Se tem uma coisa que aprendemos por aqui com o rebranding da Letra A é que mudar faz (muito) bem. Mais do que isso: mudar pode ser, como foi no nosso caso, necessário. As mudanças devem refletir verdadeiramente os objetivos da marca e o momento que ela está vivendo, o que, para nós, foi inegociável.
No entanto, é preciso uma boa dose de dedicação e planejamento para acompanhar essa decisão. Por isso, aqui vão algumas dicas nossas para você:
- Entenda o momento que a sua empresa está vivendo para conseguir comunicar isso da melhor forma;
- Para além do olhar interno, é necessário compreender as expectativas de quem está do outro lado — ou seja, do mercado;
- Ouça, acolha e inclua as sugestões e feedbacks do seu time durante todo o processo.
Então, para outras empresas que estão pensando em passar por um rebranding, nosso principal conselho é: abrace o processo! Esteja de coração aberto para as novas ideias e preserve o que faz sentido para a organização.
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Bom, tudo isso que te apresentamos aqui reflete quem nós somos e o que mais queremos: continuar evoluindo para melhor atender os nossos atuais e futuros clientes. Nós entendemos que o rebranding não é o fim de uma etapa, mas o começo de uma nova jornada e, por isso, queremos aproveitar a reescrita da nossa história para te ajudar a traçar a sua.
Hoje, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre como podemos criar oportunidades para a sua empresa através da comunicação. Vamos conversar um pouco mais?