Para fortalecer a imagem da sua marca, ganhar notoriedade e ter uma voz ativa diante do mercado, é imprescindível que você conte com estratégias de comunicação muito bem definidas. E entre as ferramentas a serem utilizadas para este fim está o artigo para imprensa

O artigo de opinião é um texto escrito em primeira pessoa que pode servir para colocar em evidência um ponto de vista acerca de um determinado cenário do mercado, uma análise crítica que dialogue com algum fato que esteja em alta ou que aponte inovações no seu segmento. 

É também uma alternativa que pode funcionar como um pronunciamento sutil para contornar uma crise.  

Em todos esses casos, o texto precisa ter uma opinião clara. Não há isenção quando se trata de artigo para imprensa.

Artigo para imprensa: por que você deve fazer

Uma das estratégias utilizadas para ajudar a construir uma reputação como referência em determinado segmento, passa pela produção de artigos para a imprensa. Isso porque a publicação em mídias impressas (revistas e jornais) e on-line (sites e portais) é uma forma sólida de atuar no fortalecimento da imagem da empresa, promovendo maior credibilidade. 

Algumas vezes, o próprio veículo pode convidar o diretor ou CEO da companhia para ocupar um lugar na seção de artigos de opinião. Entretanto, na maior parte das vezes, é trabalho da assessoria de imprensa sugerir também esse conteúdo, que pode fazer parte da sua estratégia de comunicação, como forma de manter uma presença ativa na mídia. 

É uma oportunidade para expor, de forma pessoal, como a marca se coloca diante de determinado tema ou causa. Mesmo que o artigo transmita a voz de seu gestor, reflete como a marca fala sobre aquele assunto. Afinal, o discurso precisa estar afinado com os valores da empresa.

Diante disso, como construir um bom artigo para imprensa? 

É preciso eleger um tema que esteja relevante no momento, para aproveitar o timing na publicação. Usar a linguagem correta e até escolher qual veículo é o mais estratégico para a publicação. Vamos falar mais sobre isso.

Qual assunto abordar no meu artigo para mídia

Qual assunto abordar no meu artigo para imprensa?

É muito importante que o tema escolhido seja atual e tenha relevância para o mercado em que você está inserido e para seus potenciais clientes, pois será a conexão entre o porta-voz que assina o artigo e o seu público-alvo. 

Geralmente, essas publicações têm como característica a partilha de boas práticas, além de pontos de vista e análises críticas sobre a temática abordada. 

O fato de o artigo para a imprensa estar assinado por um profissional da empresa sugere que a instituição trabalha alinhada aos princípios defendidos no texto, e que existe valor sobre a mensagem transmitida. 

Entende-se, assim, que o autor de um artigo de opinião demonstra autoridade sobre o assunto, o que, consequentemente, contribui para sua credibilidade e da empresa que faz parte. 

Ao ser mencionada em jornais ou portais de referência, sua marca terá maior valor diante da opinião pública e, desta forma, poderá atrair novos clientes.

Quais as características de um artigo para imprensa

Um artigo para imprensa possui algumas características em sua estrutura, sendo elas: o nome do autor, seu cargo, formação ou algum indicativo de que aquela pessoa tem autoridade ou conhecimento para se posicionar sobre o assunto em discussão. 

E, apesar de esse tipo de texto sustentar e defender uma ideia, não significa que o veículo que o reproduzir defenda a mesma opinião sobre o tema dissertado. A construção de um argumento pode provocar no leitor uma conclusão a respeito do assunto abordado, por isso, o ideal é que tenha uma linguagem direta e objetiva.

O texto deve conter uma opinião estruturada, com começo, desenvolvimento e conclusão. O autor pode inserir dados para sustentar o argumento, mas se tiver dificuldades com o tema ou não o dominar, é recomendado que escolha outro.

Cuidado: apesar de significativos e comprovarem as tendências apontadas no artigo, o excesso de dados pode fazer o texto se perder em seu propósito. Os dados ficam para as matérias jornalísticas. Artigo é lugar de opinião, de argumento.

Um lembrete importante: quando se publica um artigo com caráter corporativo, a ideia é dar visibilidade à empresa, mas não de forma direta, já que não se trata de um texto institucional. É uma divulgação de forma indireta sobre boas práticas e ideais da sua instituição, não uma oportunidade de venda direta de seu produto.

Qual linguagem usar

A linguagem utilizada em artigos de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, tendo em vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de leitores, por vezes de regiões distintas, como é o caso dos artigos publicados em jornais de maior alcance. Mas é importante que além de objetivo, seja simples, curto e de fácil entendimento

Evite usar jargões técnicos que impeçam o leitor de compreender o assunto. O objetivo é deixá-lo mais informado sobre determinado tema e não acrescentar novas dúvidas sobre o que está sendo lido. Lembre-se: artigos são textos onde o autor expõe seu posicionamento sobre determinados temas que sejam de interesse público.

Como publicar artigos na mídia

Como publicar artigo na imprensa

Até aqui você já entendeu como produzir um bom texto que venha a se transformar em um artigo de opinião. E já pode até ter pensado em algum tema. Agora vem a questão: como conseguir publicar? 

O timing é fundamental no processo da produção de um artigo: desde escolher o tema, escrever e publicar. Nenhum veículo vai se interessar em publicar um texto sobre um assunto que não está em evidência. E é aqui que vem o segredo: contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa.

O contato entre instituição e imprensa é intermediado com o apoio de uma assessoria, que também auxilia na produção do conteúdo.  Esses profissionais podem apresentar sugestões de assuntos em alta na imprensa que resultem em artigos de opinião ou mesmo, produção de reportagem. Tudo vai depender das estratégias de comunicação traçadas por sua assessoria de imprensa.

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar com mais gente que tem potencial de produzir bons artigos para a imprensa? 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Para fortalecer a imagem da sua marca, ganhar notoriedade e ter uma voz ativa diante do mercado, é imprescindível que você conte com estratégias de comunicação muito bem definidas. E entre as ferramentas a serem utilizadas para este fim está o artigo para imprensa

O artigo de opinião é um texto escrito em primeira pessoa que pode servir para colocar em evidência um ponto de vista acerca de um determinado cenário do mercado, uma análise crítica que dialogue com algum fato que esteja em alta ou que aponte inovações no seu segmento. 

É também uma alternativa que pode funcionar como um pronunciamento sutil para contornar uma crise.  

Em todos esses casos, o texto precisa ter uma opinião clara. Não há isenção quando se trata de artigo para imprensa.

Artigo para imprensa: por que você deve fazer

Uma das estratégias utilizadas para ajudar a construir uma reputação como referência em determinado segmento, passa pela produção de artigos para a imprensa. Isso porque a publicação em mídias impressas (revistas e jornais) e on-line (sites e portais) é uma forma sólida de atuar no fortalecimento da imagem da empresa, promovendo maior credibilidade. 

Algumas vezes, o próprio veículo pode convidar o diretor ou CEO da companhia para ocupar um lugar na seção de artigos de opinião. Entretanto, na maior parte das vezes, é trabalho da assessoria de imprensa sugerir também esse conteúdo, que pode fazer parte da sua estratégia de comunicação, como forma de manter uma presença ativa na mídia. 

É uma oportunidade para expor, de forma pessoal, como a marca se coloca diante de determinado tema ou causa. Mesmo que o artigo transmita a voz de seu gestor, reflete como a marca fala sobre aquele assunto. Afinal, o discurso precisa estar afinado com os valores da empresa.

Diante disso, como construir um bom artigo para imprensa? 

É preciso eleger um tema que esteja relevante no momento, para aproveitar o timing na publicação. Usar a linguagem correta e até escolher qual veículo é o mais estratégico para a publicação. Vamos falar mais sobre isso.

Qual assunto abordar no meu artigo para mídia

Qual assunto abordar no meu artigo para imprensa?

É muito importante que o tema escolhido seja atual e tenha relevância para o mercado em que você está inserido e para seus potenciais clientes, pois será a conexão entre o porta-voz que assina o artigo e o seu público-alvo. 

Geralmente, essas publicações têm como característica a partilha de boas práticas, além de pontos de vista e análises críticas sobre a temática abordada. 

O fato de o artigo para a imprensa estar assinado por um profissional da empresa sugere que a instituição trabalha alinhada aos princípios defendidos no texto, e que existe valor sobre a mensagem transmitida. 

Entende-se, assim, que o autor de um artigo de opinião demonstra autoridade sobre o assunto, o que, consequentemente, contribui para sua credibilidade e da empresa que faz parte. 

Ao ser mencionada em jornais ou portais de referência, sua marca terá maior valor diante da opinião pública e, desta forma, poderá atrair novos clientes.

Quais as características de um artigo para imprensa

Um artigo para imprensa possui algumas características em sua estrutura, sendo elas: o nome do autor, seu cargo, formação ou algum indicativo de que aquela pessoa tem autoridade ou conhecimento para se posicionar sobre o assunto em discussão. 

E, apesar de esse tipo de texto sustentar e defender uma ideia, não significa que o veículo que o reproduzir defenda a mesma opinião sobre o tema dissertado. A construção de um argumento pode provocar no leitor uma conclusão a respeito do assunto abordado, por isso, o ideal é que tenha uma linguagem direta e objetiva.

O texto deve conter uma opinião estruturada, com começo, desenvolvimento e conclusão. O autor pode inserir dados para sustentar o argumento, mas se tiver dificuldades com o tema ou não o dominar, é recomendado que escolha outro.

Cuidado: apesar de significativos e comprovarem as tendências apontadas no artigo, o excesso de dados pode fazer o texto se perder em seu propósito. Os dados ficam para as matérias jornalísticas. Artigo é lugar de opinião, de argumento.

Um lembrete importante: quando se publica um artigo com caráter corporativo, a ideia é dar visibilidade à empresa, mas não de forma direta, já que não se trata de um texto institucional. É uma divulgação de forma indireta sobre boas práticas e ideais da sua instituição, não uma oportunidade de venda direta de seu produto.

Qual linguagem usar

A linguagem utilizada em artigos de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, tendo em vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de leitores, por vezes de regiões distintas, como é o caso dos artigos publicados em jornais de maior alcance. Mas é importante que além de objetivo, seja simples, curto e de fácil entendimento

Evite usar jargões técnicos que impeçam o leitor de compreender o assunto. O objetivo é deixá-lo mais informado sobre determinado tema e não acrescentar novas dúvidas sobre o que está sendo lido. Lembre-se: artigos são textos onde o autor expõe seu posicionamento sobre determinados temas que sejam de interesse público.

Como publicar artigos na mídia

Como publicar artigo na imprensa

Até aqui você já entendeu como produzir um bom texto que venha a se transformar em um artigo de opinião. E já pode até ter pensado em algum tema. Agora vem a questão: como conseguir publicar? 

O timing é fundamental no processo da produção de um artigo: desde escolher o tema, escrever e publicar. Nenhum veículo vai se interessar em publicar um texto sobre um assunto que não está em evidência. E é aqui que vem o segredo: contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa.

O contato entre instituição e imprensa é intermediado com o apoio de uma assessoria, que também auxilia na produção do conteúdo.  Esses profissionais podem apresentar sugestões de assuntos em alta na imprensa que resultem em artigos de opinião ou mesmo, produção de reportagem. Tudo vai depender das estratégias de comunicação traçadas por sua assessoria de imprensa.

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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