Você está à frente de um negócio e busca aumentar a visibilidade do seu empreendimento? Apesar de parecer difícil, colocar sua empresa na ‘boca do povo’ depende unicamente de uma boa e certeira estratégia.Como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Então, querer notoriedade não é vaidade não. Vai longe o tempo em que colocar uma placa na frente da loja era o bastante para ser conhecido. (Na verdade, nos dias atuais, há empresas que nem sede física possuem).

É preciso sim se destacar no mercado para concorrer com as outras marcas. Para isso, existem várias estratégias e iniciativas simples que podem tornar o seu negócio conhecido. E o melhor: essas ações podem transformar seguidores e admiradores da marca em potenciais clientes.

As técnicas de comunicação e marketing digital auxiliam muito na divulgação dos negócios. São pequenos passos que farão toda diferença na conquista de novos clientes. Por isso, preparei alguns neste texto.

Pegue a caneta e o bloquinho de notas, ou abra um doc. no computador, porque seguem aqui dicas que vão te ajudar nessa jornada:

Conheça seu potencial cliente

Antes de colocar em prática qualquer ação é preciso estar ciente de quem é o seu potencial cliente. Tudo, absolutamente tudo o que você fizer deve ser direcionado a ele.

Então, como conhecer seu público? Realize pesquisas de mercado para identificar o seu perfil. Quem é? Qual a faixa-etária? Quais são suas preferências?

Essas e outras perguntas te darão respostas direcionadas ao seu principal objetivo: captar clientes. Existem empresas especializadas nesse trabalho ou você mesmo pode criar um formulário no Google e aplicá-lo aos futuros consumidores.

Se você já tem redes sociais, pode utilizar ferramentas como o Facebook Insights, que mostra, com base em dados de usuários da própria rede, qual o perfil das pessoas que curtem a sua página.

Mas, se o forte da divulgação da sua empresa na internet for um site, invista no Google Analytics. A ferramenta é responsável por coletar seus dados e evidenciar as particularidades de quem acessa a sua página.

Com todas essas informações, vai ficar bem mais fácil se aproximar dos antigos e novos clientes, não é mesmo?!
Aliás, quando eles ficam satisfeitos com o seu serviço ou produto tendem a criar vínculos que são repassados aos amigos e familiares. O famoso “boca a boca”, ou “compartilhada a compartilhada” se preferir.

Produza um bom conteúdo

Lá vamos nós com mais um ditado. Já ouviu falar naquele que diz: “se for para fazer, faça bem feito”? Pois é. Não vai adiantar em nada ter todo o trabalho de identificar o seu potencial cliente, mas oferecer um conteúdo digital ruim.
Então, foque na produção de um conteúdo de qualidade. Não deixe seus seguidores sem respostas, seja cordial, esteja disponível e construa um elo entre vocês.

Ah, mas como fazer isso? A chave de tudo é o marketing de conteúdo. A maior parte das grandes empresas ao redor do mundo já faz uso dessa estratégia e, por meio dela, conseguem alcançar números expressivos no mercado. Acredito que seja isso que você procura, acertei?!

Vamos lá! Vou te dar um exemplo básico: quantas vezes você pesquisou um serviço na internet nas últimas semanas? Hummm… muitas, não é?!

Estamos conectados o tempo todo, então sua empresa precisa marcar presença no mundo virtual e, mais do que isso, ela precisa se destacar! E é sobre isso que falaremos na estratégia a seguir.

Seja destaque nos meios de comunicação

Atenção! O que importa de verdade não é apenas ter uma conta no Instagram, no Facebook, no twitter ou em qualquer outra rede. Você tem que estar na rede certa, interagir com os seguidores e oferecer conteúdo de valor para eles.

Ainda mais neste período de isolamento social, em que há menos pessoas circulando nas ruas, e mais gente conectada.

Milhares de contas empresariais povoam o mundo digital e você não pode ser mais uma. Por isso, é preciso oferecer uma gama boa e diversificada de informações.

Que saber como? Siga esses passos:

  • Passo 1: mantenha um relacionamento ativo e cordial com seus seguidores. Lembre-se: eles não são só números, são pessoas;
  • Passo 2: organize-se para postar conteúdos exclusivos, fuja do comum e do que todas as outras marcas estão fazendo;
  • Passo 3: poste regularmente. Não deixe seus queridos seguidores se sentirem solitários, ou poderá perdê-los;
  • Passo 4: não foque apenas no seu produto. Apoie questões sociais e defenda assuntos de interesse do seu público. Isso mostra que vocês têm interesses comuns.

E não se engane: os meios de comunicação tradicionais seguem em alta.

Conforme uma pesquisa recente do Instituto Datafolha, a maior parte da população brasileira se considera bem informada sobre assuntos como coronavírus e tem a televisão e a internet (redes sociais e sites de notícias) como as principais fontes de informação.

É preciso ter um bom relacionamento com a mídia para se diferenciar da concorrência e garantir espaços de credibilidade.

Tenha uma identidade visual para chamar de sua

Ahhh, quem nunca se apaixonou por uma identidade visual de uma marca ou produto? Você precisa focar nela para estabelecer sua imagem profissional.

Por favor, não entregue a embalagem do seu negócio nas mãos de qualquer pessoa. O sobrinho que mexe no paint pode ser mais fácil, mas não é o mais adequado. Procure um design gráfico. Um toque de um bom profissional vai fazer toda a diferença na apresentação da sua marca.

E, lembre-se: todos os canais da sua empresa precisam seguir essa mesma identidade. Assim, os seus clientes reconhecerão quando o assunto for o seu negócio. Isso gera identificação com a marca.

Reconheça a importância dos anúncios

Você deve estar pensando: ihhhh, sabia que isso ia custar caro…. Engano seu! Os anúncios online são uma ótima oportunidade para alcançar novos seguidores. Além de possibilitarem um direcionamento certeiro à sua persona.
Como devo fazer esses anúncios? Comece com pequenos investimentos e observe os resultados. Tenho certeza de que você vai perceber a importância de um bom anúncio.

Mas não se deixe levar por aquele botão “impulsionar”. Na verdade, ele pode só gastar o seu investimento sem retornos sólidos. Procure ajuda de um profissional e elabore um bom planejamento, seja no Facebook ou no Instagram. Essas plataformas oferecem anúncios para todo tipo de bolso.

Antes de criar suas campanhas, analise qual canal pode lhe gerar mais retorno. Esteja preparado para atender a essa nova demanda! Por isso…

Ofereça o melhor atendimento

Ninguém gosta de ser mal atendido. Você deve concordar comigo: um bom atendimento fideliza o cliente.
Porque eu devo investir em atendimento para aumentar a visibilidade da minha empresa?

Pense comigo, se você for mal atendido em um estabelecimento irá indicá-lo a outra pessoa? A resposta é: não!
Então, de nada irá adiantar você investir em tudo o que foi dito até aqui e ter um péssimo atendimento.

Isso porque os clientes constroem a reputação da sua empresa. O velho “boca a boca” continua sendo o melhor resultado do seu trabalho. Portanto, é preciso encantá-los!

Demonstre seu produto ou serviço

Quem não gosta de receber aquele brinde ou uma degustação? Se sua empresa pode oferecer demonstrações gratuitas dos seus serviços ou produtos, aposte nisso!

Nos últimos meses, várias marcas ofertaram licenças grátis por um curto período, como a Amazon, a Netflix e o Globoplay. É uma forma de mostrar a quem ainda não é cliente como seu serviço ou produto é interessante.

A experiência do uso quebra o gelo entre os consumidores e as marcas. Tem o poder da aproximação e do encantamento. Afinal, quem não gosta de receber presente, ainda mais se for de quem se importa com nosso bem-estar, não é?!

Quando nos identificamos com a marca fica difícil largá-la.

Esteja envolvido com iniciativas sociais

Todo mundo admira quem promove mudanças positivas na sociedade. Se posicionar em favor de alguma causa social demonstra que sua empresa tem consciência. Deixa claro que a marca vai além de lucrar e se importa com o que acontece à sua volta.

Escolha uma luta com a qual você se identifique e apoie as iniciativas dela. Faça parcerias com instituições sociais, ajude-as a executar ações de impacto.

Essa estratégia mostra o quanto sua empresa é humana. Mas procure se identificar de verdade com uma causa, não a use apenas como promoção da sua marca, porque isso uma hora vai aparecer e pode comprometer sua imagem. Seja verdadeiro nos seus posicionamentos.

Aposte em serviços e produtos de qualidade

Se você seguir todas as estratégias citadas e não tiver ou oferecer um bom produto, está remando contra a maré.
A excelência do que você oferece será responsável pelo sucesso da sua empresa. Por isso, esteja atento às tendências de mercado e sempre pense como se fosse cliente.

Pergunte-se: eu estaria feliz adquirindo esse produto ou serviço? Se a resposta for sim, você está no caminho correto!
Com todas essas estratégias, tenho certeza de que você proporcionará uma maior visibilidade ao seu negócio e, ainda, ganhará o status de referência no mercado.

Se houver qualquer dúvida de como agir para aumentar a visibilidade da sua empresa, volte à primeira dica e siga as demais.

Gostou do texto? Siga nossas redes sociais e confira mais dicas sobre o assunto. Além de ver na prática como gerar uma boa visibilidade para sua empresa.

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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