Você já deve ter reparado: nos últimos anos, o mercado publicitário digital tem enfrentado um desafio importante com a proliferação de contas falsas nas redes sociais e bots na internet. A presença desses robôs aumentou 32% em apenas um ano, de 2022 a 2023, um crescimento alarmante que tem sérias implicações para as empresas que investem em publicidade online. 

Afinal, como medir o resultado das campanhas e conseguir firmar uma conexão com o público se, infiltradas ali no meio, podem existir tantas interações não humanas? E mais: como garantir que os investimentos em mídia sejam otimizados? Pois é, sabemos da dificuldade. 

Mas não se preocupe! Neste blogpost, vamos te explicar como contornar essa situação e tirar o melhor da sua presença digital.

O crescimento de perfis falsos e bots na internet

De acordo com o relatório State of Fake Traffic, conduzido pela empresa de segurança digital Cheq, quase 20% dos cliques na internet são feitos por robôs

Esses bots – como são chamados – são softwares que executam tarefas automatizadas, como criar perfis, dar likes e publicar comentários, além de outras ações que podem ser maliciosas, como roubar dados sensíveis de usuários reais da internet, disseminação de fake news e discurso de ódio. 

Apesar das big techs se movimentarem para acabarem com contas falsas, especialmente em contextos políticos, na publicidade privada eles ainda podem prejudicar os resultados.

bots na internet

Como os perfis falsos prejudicam o marketing digital

Atualmente, a maior parte das empresas utiliza dados para entender as preferências e hábitos de seus clientes

Mas a atuação dos bots na internet pode distorcer a análise das atividades e comportamentos do consumidor, o que impacta significativamente nas estratégias de marketing e nos resultados financeiros.

Análise de comportamento do consumidor

Quando as empresas tentam entender seu público-alvo, é essencial que as interações sejam genuínas porque, apesar de perfis falsos poderem curtir, comentar e até compartilhar conteúdo, eles não representam consumidores reais.

Na verdade, as interações atrapalham a coleta de dados precisos e não fornecem insights válidos.

Assim, a presença massiva de bots na internet pode levar a conclusões errôneas que afetam diretamente a capacidade das empresas de tomar decisões e ajustar suas estratégias de marketing com precisão. Assim, distinguir entre engajamentos reais e falsos torna-se um desafio.

Impacto dos bots na estratégia de marketing

Por exemplo, quando as métricas são inflacionadas por interações falsas, as empresas podem ser levadas a acreditar que suas campanhas estão mais eficazes do que realmente estão. 

Isso pode resultar em um falso senso de sucesso e levar a alocações inadequadas de orçamento e recursos. Além disso, confiar em dados distorcidos para planejar futuras campanhas pode comprometer a eficácia das estratégias de longo prazo.

Consequências financeiras da ação de bots para as empresas

Neste cenário, o impacto financeiro dos bots na publicidade online é considerável

Imagine uma empresa que investe grandes valores de dinheiro em campanhas pay-per-click (pagamento por clique, ou PPC) esperando alcançar potenciais clientes. 

No entanto, muitos desses cliques são gerados por robôs, podendo vir até das chamadas “fazendas de cliques”. 

Fazendas de cliques: entenda o que são e como funcionam

Caso  você não conheça, essas “fazendas” são comparadas ao Vale do Silício pela quantidade de dispositivos e pessoas conectadas para gerar cliques manualmente ou por meio de códigos automatizados. Neste ano, o fotógrafo britânico Jack Latham registrou a ação de uma delas. 

bots na internet

Jack Latham/Cortesia Here Press

Criadores de conteúdo e empresas podem contratar esses serviços para inflar artificialmente suas métricas. No entanto, isso é extremamente contra-indicado porque o engajamento não será verdadeiro e não vai trazer valor real para a marca.

Apenas resulta em um desperdício de recursos que afeta o ROI  (retorno sobre o investimento) das campanhas, fazendo com que as empresas gastem mais para alcançar resultados reais.

Importância de pessoas reais e experientes produzindo conteúdo

Mas como combater esses bots na internet e conquistar bons resultados em relação à interação na sua campanha? É essencial investir em pessoas reais e experientes produzindo conteúdo humanizado para a marca

Experiência e expertise

Os profissionais de marketing e criadores de conteúdo experientes possuem um profundo entendimento das melhores práticas, das estratégias de engajamento e das nuances da comunicação efetiva. 

Eles sabem como contar histórias que capturam a atenção, o que não só melhora a autenticidade da marca, mas estimula a interação espontânea e fortalece a confiança do público na marca 

Conteúdo humanizado

Além disso, o conteúdo produzido por pessoas vai levar em consideração as emoções, aspirações e dores do consumidor, o que gera um engajamento mais profundo e relevante.

Isso porque as pessoas tendem a se identificar e confiar mais em conteúdos que refletem experiências reais.

bots na internet

Esta abordagem, amplamente utilizada em narrativas de marketing, coloca o cliente como protagonista de sua própria história, enfrentando desafios e alcançando conquistas com a ajuda da marca. 

Ao aplicar essa estrutura, a marca consegue se posicionar como um guia confiável e parceiro, aumentando a identificação e a lealdade do consumidor, que naturalmente vai interagir mais, atenuando o efeito dos possíveis bots que estejam atuando na sua conta contra sua vontade.

Adaptabilidade e criatividade

Um dos motivos para isso é que pessoas reais trazem um nível de adaptabilidade e criatividade que a inteligência artificial não conseguem replicar. 

E em um mercado dinâmico e em constante mudança como a internet, a capacidade de adaptar o conteúdo às tendências, às mudanças no comportamento e às novas tecnologias é um diferencial.

É crucial destacar que a criatividade humana permite a criação de campanhas inovadoras e memoráveis, que se destacam em um mar de conteúdo genérico e automatizado. Você não quer que a sua marca seja mais uma em um milhão né?

Engajamento e experiência do usuário

Com um conteúdo incrível produzido por humanos, as interações são mais naturais, as respostas são mais personalizadas e a comunicação é mais direta. 

Isso cria uma experiência de usuário mais rica e satisfatória, o que é vital para construir um relacionamento duradouro com o público.

Depois deste texto, aposto que você já entendeu que a estratégia de investir em pessoas reais e experientes na produção de conteúdo não pode ser subestimada.

Conteúdo humanizado, autêntico e criativo é a chave para construir uma conexão emocional séria com o público, o que é valioso na hora de lidar com a presença de perfis falsos e bots na internet.

Na Letra A Comunicação, estamos comprometidos em ajudar sua marca a alcançar esses objetivos por meio de serviços de produção de conteúdo, gerenciamento de mídias sociais e estratégias de marketing autênticas. 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente para que possamos pensar em uma solução personalizada para você.

Sobre o autor: Érika Oliveira

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Você já deve ter reparado: nos últimos anos, o mercado publicitário digital tem enfrentado um desafio importante com a proliferação de contas falsas nas redes sociais e bots na internet. A presença desses robôs aumentou 32% em apenas um ano, de 2022 a 2023, um crescimento alarmante que tem sérias implicações para as empresas que investem em publicidade online. 

Afinal, como medir o resultado das campanhas e conseguir firmar uma conexão com o público se, infiltradas ali no meio, podem existir tantas interações não humanas? E mais: como garantir que os investimentos em mídia sejam otimizados? Pois é, sabemos da dificuldade. 

Mas não se preocupe! Neste blogpost, vamos te explicar como contornar essa situação e tirar o melhor da sua presença digital.

O crescimento de perfis falsos e bots na internet

De acordo com o relatório State of Fake Traffic, conduzido pela empresa de segurança digital Cheq, quase 20% dos cliques na internet são feitos por robôs

Esses bots – como são chamados – são softwares que executam tarefas automatizadas, como criar perfis, dar likes e publicar comentários, além de outras ações que podem ser maliciosas, como roubar dados sensíveis de usuários reais da internet, disseminação de fake news e discurso de ódio. 

Apesar das big techs se movimentarem para acabarem com contas falsas, especialmente em contextos políticos, na publicidade privada eles ainda podem prejudicar os resultados.

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Como os perfis falsos prejudicam o marketing digital

Atualmente, a maior parte das empresas utiliza dados para entender as preferências e hábitos de seus clientes

Mas a atuação dos bots na internet pode distorcer a análise das atividades e comportamentos do consumidor, o que impacta significativamente nas estratégias de marketing e nos resultados financeiros.

Análise de comportamento do consumidor

Quando as empresas tentam entender seu público-alvo, é essencial que as interações sejam genuínas porque, apesar de perfis falsos poderem curtir, comentar e até compartilhar conteúdo, eles não representam consumidores reais.

Na verdade, as interações atrapalham a coleta de dados precisos e não fornecem insights válidos.

Assim, a presença massiva de bots na internet pode levar a conclusões errôneas que afetam diretamente a capacidade das empresas de tomar decisões e ajustar suas estratégias de marketing com precisão. Assim, distinguir entre engajamentos reais e falsos torna-se um desafio.

Impacto dos bots na estratégia de marketing

Por exemplo, quando as métricas são inflacionadas por interações falsas, as empresas podem ser levadas a acreditar que suas campanhas estão mais eficazes do que realmente estão. 

Isso pode resultar em um falso senso de sucesso e levar a alocações inadequadas de orçamento e recursos. Além disso, confiar em dados distorcidos para planejar futuras campanhas pode comprometer a eficácia das estratégias de longo prazo.

Consequências financeiras da ação de bots para as empresas

Neste cenário, o impacto financeiro dos bots na publicidade online é considerável

Imagine uma empresa que investe grandes valores de dinheiro em campanhas pay-per-click (pagamento por clique, ou PPC) esperando alcançar potenciais clientes. 

No entanto, muitos desses cliques são gerados por robôs, podendo vir até das chamadas “fazendas de cliques”. 

Fazendas de cliques: entenda o que são e como funcionam

Caso  você não conheça, essas “fazendas” são comparadas ao Vale do Silício pela quantidade de dispositivos e pessoas conectadas para gerar cliques manualmente ou por meio de códigos automatizados. Neste ano, o fotógrafo britânico Jack Latham registrou a ação de uma delas. 

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Jack Latham/Cortesia Here Press

Criadores de conteúdo e empresas podem contratar esses serviços para inflar artificialmente suas métricas. No entanto, isso é extremamente contra-indicado porque o engajamento não será verdadeiro e não vai trazer valor real para a marca.

Apenas resulta em um desperdício de recursos que afeta o ROI  (retorno sobre o investimento) das campanhas, fazendo com que as empresas gastem mais para alcançar resultados reais.

Importância de pessoas reais e experientes produzindo conteúdo

Mas como combater esses bots na internet e conquistar bons resultados em relação à interação na sua campanha? É essencial investir em pessoas reais e experientes produzindo conteúdo humanizado para a marca

Experiência e expertise

Os profissionais de marketing e criadores de conteúdo experientes possuem um profundo entendimento das melhores práticas, das estratégias de engajamento e das nuances da comunicação efetiva. 

Eles sabem como contar histórias que capturam a atenção, o que não só melhora a autenticidade da marca, mas estimula a interação espontânea e fortalece a confiança do público na marca 

Conteúdo humanizado

Além disso, o conteúdo produzido por pessoas vai levar em consideração as emoções, aspirações e dores do consumidor, o que gera um engajamento mais profundo e relevante.

Isso porque as pessoas tendem a se identificar e confiar mais em conteúdos que refletem experiências reais.

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Esta abordagem, amplamente utilizada em narrativas de marketing, coloca o cliente como protagonista de sua própria história, enfrentando desafios e alcançando conquistas com a ajuda da marca. 

Ao aplicar essa estrutura, a marca consegue se posicionar como um guia confiável e parceiro, aumentando a identificação e a lealdade do consumidor, que naturalmente vai interagir mais, atenuando o efeito dos possíveis bots que estejam atuando na sua conta contra sua vontade.

Adaptabilidade e criatividade

Um dos motivos para isso é que pessoas reais trazem um nível de adaptabilidade e criatividade que a inteligência artificial não conseguem replicar. 

E em um mercado dinâmico e em constante mudança como a internet, a capacidade de adaptar o conteúdo às tendências, às mudanças no comportamento e às novas tecnologias é um diferencial.

É crucial destacar que a criatividade humana permite a criação de campanhas inovadoras e memoráveis, que se destacam em um mar de conteúdo genérico e automatizado. Você não quer que a sua marca seja mais uma em um milhão né?

Engajamento e experiência do usuário

Com um conteúdo incrível produzido por humanos, as interações são mais naturais, as respostas são mais personalizadas e a comunicação é mais direta. 

Isso cria uma experiência de usuário mais rica e satisfatória, o que é vital para construir um relacionamento duradouro com o público.

Depois deste texto, aposto que você já entendeu que a estratégia de investir em pessoas reais e experientes na produção de conteúdo não pode ser subestimada.

Conteúdo humanizado, autêntico e criativo é a chave para construir uma conexão emocional séria com o público, o que é valioso na hora de lidar com a presença de perfis falsos e bots na internet.

Na Letra A Comunicação, estamos comprometidos em ajudar sua marca a alcançar esses objetivos por meio de serviços de produção de conteúdo, gerenciamento de mídias sociais e estratégias de marketing autênticas. 

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Sobre o autor: Érika Oliveira

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