Uma das palavras mais utilizadas quando se fala em estratégias de marketing digital, é humanização. Com o constante contato com telas e tecnologias as mais diversas, as pessoas carecem cada vez mais de uma referência empática em suas relações com as marcas. É neste contexto que vamos falar sobre as características que diferenciam a brand persona e a buyer persona.
As personas são uma das principais ferramentas para a fluidez natural da comunicação com o público consumidor. Ela também colabora para tomadas de decisões quanto à produção de conteúdo para esta conversa.
A criação das brand persona e buyer persona respondem a um dos principais questionamentos que fazemos quando iniciamos uma estratégia de marketing digital: como falar e para quem falar. Seja na divulgação da marca ou lançamento de um produto, ter em mente o alvo a ser alcançado possibilita ações mais assertivas.
Decidir os temas a serem abordados no blog da empresa ou redes sociais não será mais como tatear no escuro. Sem dúvida alguma, a produção das personas vai facilitar a produção de conteúdo.
Assim, é possível equilibrar o que você precisa falar e o que o seu cliente deseja saber. Isto é essencial para garantir a atenção do público e, consequentemente, melhorar seus resultados.
Acompanhe este texto, pois vamos destrinchar um pouco mais sobre a diferença entre a brand persona e buyer persona, e como defini-las.
O que é uma persona?
Tradicionalmente, quando tentamos definir um nicho de mercado, logo vem à mente parâmetros como “mulher ou homem”, “entre 18 e 35 anos”, e por aí vai. Contudo, uma persona é ainda mais específica.
É como um personagem semifictício que representa uma pessoa ideal.
A persona tem uma espécie de perfil com características, comportamento, idade exata, gosto, preocupações, desafios, problemas e dificuldades. É a elaboração de uma ideia de alguém dentro dos parâmetros perfeitos para a marca, de forma mais humanizada.
Mas sabia que existem duas diferentes aplicações de personas? Elas podem ser usadas tanto para representar o seu público-alvo quanto para representar a essência da sua marca.
Brand persona e buyer persona: qual a diferença?
As personas são divididas em duas diferentes aplicações: brand persona e buyer persona. Ambas são extremamente necessárias e relevantes para o sucesso da sua comunicação. Mas com particularidades bem distintas.
Buyer persona
Quando falamos de buyer persona estamos tratando sobre a representação da imagem do cliente. Buyer quer dizer “comprador”, ou seja, um perfil fictício que representará o cliente ideal.
E atenção nisto: as personas não são representações das pessoas que você mais atende. Mas sim, a imagem do “cliente perfeito”.
E isto acontece não de forma abrangente, como na definição do público-alvo, mas com detalhes sobre a personalidade e até mesmo a criação de um contexto em que ela vive: profissão, número de filhos, preferências de lazer, podem fazer parte deste perfil.
Brand persona
Já a brand persona compreende a produção de uma representação humanizada para a empresa/marca. Afinal, para uma conversa é preciso no mínimo duas pessoas.
Isso vai ajudar a definir um tom de voz para a sua marca, identificar pautas sociais em que é interessante manifestar opinião de apoio, e a forma de abordar conteúdos que facilitarão a comunicação com seu público desejado.
A brand persona também gera uma identificação do cliente com a marca, porque as pessoas gostam de se relacionar com quem é parecido com elas.
Por que é importante definir as personas?
A elaboração da brand persona e buyer persona é uma ação primordial para que se tenha sucesso na estratégia de marketing digital. Com elas, aumenta a possibilidade de que as mensagens sejam enviadas para os reais clientes em potencial.
Acabou-se o tempo de jogar panfletos ao vento na expectativa de que em algum momento chegassem às mãos certas. Sem personas definidas, não há um enfoque de público e a divulgação pode ser espalhada a quem não é alvo. E não gerar o resultado esperado.
Benefícios na definição de personas
- Aumenta as possibilidades de criar um conteúdo direcionado;
- Facilita a produção de mensagens mais atrativas;
- Colabora na definição do tom de voz e estilo da marca;
Como definir a buyer persona?
Há diversas formas de criar uma buyer persona, que dependem também se a marca já atua no mercado ou se é um lançamento.
Caso já esteja em atuação, a buyer persona pode ser construída a partir dos dados obtidos do público consumidor.
Com as informações que você já possui dos clientes atendidos, você pode centralizar as informações e encontrar as similaridades, ou características dominantes: que aparecem sempre nos dados individuais.
Contudo, se você já está em atividade no mercado e não possui dados nenhum dos seus clientes, pode ser o momento de aplicar um questionário com seus melhores clientes, de modo a captar as informações.
Se a estratégia for para algo novo, sem contato com clientela ainda, um caminho é montar um perfil ideal a partir do seu conhecimento de pessoas potenciais para compra do produto ou serviço.
Mas, cuidado, não voe muito alto ao ponto de criar um personagem totalmente fora da realidade.
Como criar a brand persona?
Agora que você já sabe com quem falar, é importante entender como vai falar. Sua marca também precisa ter personalidade, valores e posicionamentos.
Para isso você precisa definir os principais pilares da sua marca. Faça um brainstorm usando termos e adjetivos que a representem. A Letra A, por exemplo, pode ser definida como criativa, ousada, feminina e destemida.
Depois, qual a essência da sua empresa? A característica principal, que sustenta todas as outras? Aqui também pode ser aproveitada a missão da sua empresa. A nossa é colocar a marca do nosso cliente no local de visibilidade que merece. Mas a sua marca pode ter uma missão voltada para o social, ecológico ou pessoal.
Depois de analisar bem qual a proposta da sua marca, além de lucrar, claro, você pode responder a questionamentos mais tradicionais, como:
- Idade, gênero e profissão da sua marca;
- Quais assuntos são do interesse dela;
- Como ela vai se comunicar com os clientes?
- Qual seria a reação dela diante de determinado assunto;
E por aí vai. A ideia é exercitar a construção de uma personalidade que represente bem a sua marca com características humanizadas. Isso não quer dizer que você precise adotar um personagem como a Lu, do Magazine Luiza, ou o Baianinho, das Casas Bahia, apenas ter em mãos essa persona definida para guiar o seu posicionamento de marca.
Gostou da nossa explicação? Agora que você já sabe como definir bem as brand persona e buyer persona da sua empresa, é hora de colocar a mão na massa. Mas antes, que tal compartilhar o nosso texto nas suas redes sociais? Você pode aproveitar e pedir a opinião dos seus seguidores para te ajudar no brainstorming.