Se você é responsável por cuidar da comunicação do seu negócio, com certeza já ouviu falar sobre como a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada nesse processo. E é verdade. 

Com ela, é possível se inspirar, pensar em novas ideias e até mesmo validar ou corrigir criações — tudo isso com uma rapidez que era impensável há poucos anos. É importante, no entanto, saber utilizá-la como um complemento e não abrir mão da criatividade e do olhar humano na sua comunicação.

Por isso, neste texto nós vamos te relembrar algumas ferramentas de Inteligência Artificial e te mostrar como começar a aplicá-las em seu negócio. Vamos nessa?

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial, ou simplesmente IA, é um conjunto de tecnologias que permite aos aparelhos a realização de tarefas avançadas e que normalmente requerem a inteligência humana. Confere conosco alguns exemplos.

inteligência artificial

No mundo do marketing digital e da comunicação, a IA vem oferecendo uma nova forma de criar conteúdo — agora mais otimizada e com a possibilidade de unir estrategicamente a tecnologia e o olhar humano. 

Antes de partirmos para a prática e aprendermos a integrar a Inteligência Artificial na rotina da comunicação, recomendamos que você confira os  10 aplicativos de IA que selecionamos em um texto aqui do blog e que vão te ajudar — e muito — nessa etapa. 

inteligência artificial

Como integrar a Inteligência Artificial na sua produção de conteúdo

Agora que você conhece o potencial da Inteligência Artificial e já escolheu o aplicativo que vai te acompanhar nessa jornada, é hora de saber como utilizá-la na comunicação do seu negócio. Vamos lá!

Entendendo as limitações da IA

A Inteligência Artificial retira suas informações de um banco de dados que possui conhecimento até um determinado período. Isso significa que a IA pode, muitas vezes, não estar atualizada com as novidades “mais quentes”.

Por isso, valide sempre as informações que ela fornece. Terceirizar a etapa de pesquisa e acabar confiando cegamente nos resultados pode levar a erros que comprometem a credibilidade da sua comunicação.

Definindo objetivos claros

Antes de solicitar qualquer coisa para a Inteligência Artificial, saiba exatamente o que você quer alcançar. Para isso, realize uma pesquisa prévia sobre o assunto, faça uma curadoria de materiais que vão auxiliar a entrega final da IA e defina os objetivos do conteúdo que você deseja criar.

Tudo isso vai ajudar a direcionar a ferramenta de maneira mais eficaz, refinando a resposta que ela vai te fornecer. A clareza de objetivos também facilita a escrita de prompts — que nada mais são do que as instruções que você dá para a IA executar uma ação.

inteligência artificial

Adotando prompts profissionais

E por falar neles: a qualidade das respostas que você recebe da IA depende diretamente dos prompts que você fornece para ela — e criar um prompt assertivo requer, além da compreensão dos objetivos do seu negócio, uma visão apurada. 

Para isso, recomendamos o olhar de um profissional capacitado e especializado em comunicação. Através de um planejamento estratégico de conteúdo, ele conseguirá desenvolver os prompts ideais para explorar a IA da melhor forma para o seu negócio.

Compreendendo a importância do fator humano

Apesar de todas as possibilidades que a IA oferece para a produção de conteúdo, é sempre importante lembrar que ela não substitui o trabalho humano. Não considerá-lo nesse processo pode tornar a comunicação do seu negócio robotizada e nada dinâmica.

Isso porque a sensibilidade, a criatividade e o repertório cultural são características que apenas um profissional pode trazer para o marketing digital. Quando utilizada de forma correta, a IA pode auxiliar na produção e otimização de conteúdos, mas é o olhar humano que vai garantir o alinhamento da mensagem com os valores da sua marca.

Estar por dentro desses pontos e compreendê-los é essencial para começar a utilizar a IA no dia a dia do seu negócio. Aqui na Letra A, nós acreditamos que agregar de forma estratégica e profissional as ferramentas de Inteligência Artificial à rotina de trabalho pode ser bastante promissor.

Então, se você está pensando em adicionar a IA na produção de conteúdo do seu negócio, que tal começar com o pé direito? Oferecemos um diagnóstico gratuito para entender as suas necessidades e alinhá-las aos nossos serviços. Vamos conversar? 

 

Compartilhe

Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

Fale conosco