Escrever um copy que chame atenção, encante e converta um lead não é uma tarefa tão fácil quando as técnicas de redação não fazem parte de sua rotina. Especialmente se você precisa dessa ferramenta para vender pelo Instagram, mas não tem tanta prática na produção textual. É justamente por isso que vamos te mostrar hoje como fazer um copy para anúncios de forma simples, rápida e eficiente. Vem conosco!

O que é um bom copy para anúncios

Se fôssemos resumir um bom copywriting, poderíamos facilmente dizer que é aquela publicidade que não só engaja o público, mas o faz se questionar por que ainda não adquiriu o seu serviço ou produto.

Devido à grande quantidade de informações simultâneas nas redes sociais, um copy de sucesso para o Instagram deve ser objetivo e de fácil assimilação. Além disso,  deve transmitir a essência e a personalidade da marca por meio do tom de voz aplicado no anúncio de forma clara e instantânea.

> Confira o nosso texto sobre tom de voz da marca.

Para que tudo isso aconteça, no entanto, é necessário que o texto seja estudado, planejado e lapidado para alcançar todos os objetivos da marca em questão. Vamos agora conferir como fazer copy para anúncios na prática!

Como ter melhores resultados com o seu copy

Já sabemos que as palavras que irão compor seu texto de copywriting surgem de uma jornada de estudos e planejamento, mas o que deve ser levado em consideração para a escrita desse texto de persuasão?

Público-alvo

O primeiro passo para se comunicar através do Instagram e impulsionar os resultados do anúncio de uma marca é saber com quem você está falando. 

A linguagem utilizada no seu copy deve estar alinhada com o que o público espera de você e do seu negócio, não deixando brechas para ambiguidades ou desvio de personalidade.

Para facilitar a escrita alinhada aos desejos de quem te acompanha, é muitíssimo importante que a sua marca possua brand e buyer personas estruturadas e definidas através de uma pesquisa de mercado aprofundada. 

Essa etapa prévia garante que o seu texto irá falar a mesma língua do potencial consumidor, tornando o anúncio acessível e leve. 

Posicionamento de marca

Nunca é demais falar sobre ele! Para que um copy obtenha bons resultados, é de extrema importância que a personalidade e o posicionamento da marca sejam preservados durante todo o processo de criação para o Instagram. 

Transmitir a essência de um negócio por meio das palavras se torna uma tarefa fácil quando o branding da empresa está na “ponta dos dedos” de quem escreve. 

Referências

Sabemos que é muito raro que uma ideia com um bom poder de persuasão, palavras encantadoras e que se comunique bem com o público, surja do nada. Então, um dos pontos principais para saber como fazer um bom copy para anúncios é consumir referências variadas, seja de pequenas ou grandes marcas. 

O hábito de buscar indicações e informações sempre, e não somente quando o copy precisa ser escrito para o Instagram, é um grande diferencial de repertório criativo.

Também é um super quebra galho, tendo em vista que as mais variadas fontes e estratégias podem te ajudar a montar um repertório para escrever anúncios inéditos, originais e criativos.

Planejamento

Com tudo isso definido e em mãos, é hora de planejar como fazer o copy para o anúncio do Instagram. Estude, revise e reescreva quantas vezes for necessário até chegar em um anúncio que leve em consideração todos os pontos que citamos até aqui. 

Para facilitar ainda mais, é possível desenvolver um calendário editorial de postagens para o Instagram do seu perfil e definir quais serão os objetivos dos copys utilizados em cada post

  • conversão para compra e impulsionamento das vendas;
  •  aumento de leads;
  •  alcance, etc. 

Assim, você estabelecerá previamente o foco de cada anúncio e quais estratégias deve utilizar para a criação de cada um.   

3 dicas de como fazer copy para anúncios

Todas as orientações deste texto são essenciais para o desenvolvimento do copy, etapa que vamos ver a seguir, então garanta que todas estejam OK para que seu texto atinja os resultados almejados pelo plano de marketing.

Seja fiel à objetividade

Por mais que as legendas, e as postagens em formato carrossel, ofereçam um vasto espaço para os textos no Instagram, nada de pecar pelo abuso, tá bem? 

O seu consumidor muito provavelmente estará exposto a uma grande quantidade de informações, então quanto mais objetivo, claro e criativo for o anúncio, melhor. 

Neste exemplo do Nubank, o copy chama a atenção do leitor através de um texto super curto e que causa estranheza em qualquer adulto responsável pelos seus boletos.

Perceba que a comunicação utilizada é cômica e chega até a conter um tom de ironia, mas tudo isso faz parte da identidade verbal do Nubank e conversa diretamente com a buyer persona da instituição. 

Já nesse outro exemplo do Google, entendemos de cara, e através de uma comunicação mais formal e direta, qual é o objetivo do story. 

Se limitando a quase 10 palavras, o copy foi impulsionada através da mídia paga para alcançar um tipo muito específico de público: aquele que quer divulgar seu próprio negócio no meio digital de maneira rápida.

Notou que logo ali embaixo há o botão de “saiba mais” te chamando para clicar nele? É uma chamada para ação. Vamos entender um pouco mais sobre essa estratégia agora mesmo!

Utilize as chamadas para ação

Se o seu anúncio pretende fazer com que o consumidor seja redirecionado para alguma página fora da rede social, realize alguma compra ou qualquer outra ação, nada de deixá-lo sem um direcionamento claro. 

Você pode se utilizar das ferramentas que o próprio Instagram oferece para guiar o seu público por meio da chamada para ação, ou call to action, como no exemplo abaixo:

Ou ainda, na própria legenda, direcionar seu potencial cliente para o link de sua bio, onde é possível adicionar links e alterá-los sempre que necessário. 

Resolva a dor do seu público

Uma das regras básicas do copywriting é descobrir a dor da sua persona e não ter medo de explorá-la, oferecendo uma solução. 

Estudando e definindo sua buyer persona, você entenderá seus gostos pessoais, rotina e dificuldades, ganhando, assim, muito mais direcionamento para solucionar os problemas dela.

Nesse exemplo embaixo, a Rolex utilizou da criatividade e do bom humor (além de uma excelente objetividade) para tocar em um bom traço de seus clientes: a vontade de chamar atenção através do uso dos produtos da marca. 

Agora sim, tudo pronto para criar aquele copy perfeito que o seu negócio estava precisando para vender mais! Não esqueça de compartilhar essa publicação. Você já pode pôr em prática algumas das técnicas que comentamos aqui hoje para que seus amigos também venham conferir nossos textos. 

 

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Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

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