Imagina você dedicar anos de trabalho para criar uma empresa sólida, justa e de referência no mercado para, de repente, ver todo o seu esforço escoado ralo abaixo. Tudo por conta de uma crise de imagem – envolvendo a sua marca – com veiculações diárias nos meios de comunicação e milhares de comentários negativos na internet.

“O que poderia ter sido feito para evitar tal crise?” Essa é a pergunta que muitos gestores fazem a si mesmos em situações como a descrita acima.

Importante ter a compreensão que qualquer empresa está sujeita a passar por uma crise de imagem, independente do motivo. Mas também é possível evitá-la.

Vamos mostrar ao longo deste artigo como acontece uma crise de imagem, como se preparar para enfrentá-la no âmbito digital e nos veículos tradicionais. E, principalmente, como atuar para impedir que ela surja. 

O que gera uma crise de imagem?

A crise de imagem, como o próprio nome sugere, é uma situação negativa sobre a qual não temos controle, e que já está repercutindo na mídia. Veja alguns exemplos que podem ter esse potencial:

  • corrupção ou lote de produto adulterado
  • vazamento de informações confidenciais
  • descumprimento de leis
  • falhas de segurança
  • declarações polêmicas de integrantes da empresa
  • consumidor insatisfeito

A crise de imagem é, portanto, um acontecimento ou uma série deles, com capacidade de desestabilizar toda a estrutura de uma empresa e sua reputação frente ao mercado e consumidores, causando incertezas quanto ao futuro da companhia. 

Com o crescimento das redes sociais e a rapidez na disseminação de informações, o meio digital é, hoje, um ambiente vulnerável para empresas de qualquer nicho. Elas estão sujeitas a sofrer uma eventual crise, seja por uma postagem em tom ofensivo, seja por comentários negativos dos consumidores após uma experiência negativa promovida pela marca.

A crise de imagem iniciada no ambiente digital pode desencadear uma insatisfação coletiva de grandes proporções, tendo como consequência o “cancelamento” da marca ou empresa na internet pelos usuários.

Notícias negativas na internet sobre empresa

Portanto, o segredo é se preparar para lidar com situações como essa e, assim, reduzir os danos que possam manchar sua reputação. 

Apesar de parecer assustador de início, é importante ter em mente que uma crise de imagem não precisa ser vista como se fosse o fim do mundo, ok? Existem meios simples e bastante eficientes de evitar maiores consequências e contornar a situação a seu favor.

Vejamos abaixo algumas dicas de como fazer isso:

6 ações eficientes que ajudam a prevenir uma crise de imagem

Antecipe a crise

Sim, é possível antecipar uma possível crise e agir rapidamente. Para isso, é importante mapear frequentemente situações que podem desencadear uma crise de imagem a partir de informações sobre os processos de produção, comunicação interna, área de atuação, histórico, entre outros. 

Faça uma análise completa destes pontos e desenhe as estratégias necessárias para a contenção do cenário de acordo com a realidade da empresa.

Entenda a crise

Se a crise já está em curso, a recomendação é entender o que de fato aconteceu, qual a causa do problema, a situação atual e, com essas informações em mãos, buscar soluções e definir o que será divulgado sobre o assunto. 

A partir dessa análise, a equipe responsável pelo gerenciamento de crise poderá criar as estratégias de comunicação necessárias quanto antes. Quanto mais tempo passar, pior pode se tornar.

Faça o monitoramento regular do nome da sua marca no mercado e nas redes sociais

Hoje, o melhor termômetro para entender como anda a performance da sua marca no mercado são as redes sociais. Confira os comentários deixados pelos consumidores nas páginas oficiais da empresa e no meio digital como um todo. 

Com esse controle, você vai conseguir prever com antecedência qualquer sinal de crise e controlar de maneira imediata, além de entender a fundo as principais queixas dos seus clientes e buscar resolvê-las.

Apure as informações encontradas

Ainda no tópico redes sociais, vale lembrar que comentários negativos sempre irão existir, ok? A dica aqui é apurar com cuidado tais mensagens e entender se há ou não razão concreta que as justifiquem. Evite o desgaste de um embate com situações menores.

Preze pela transparência sempre

Uma vez a crise noticiada na imprensa, o nome da sua marca será pauta contínua na mídia durante um bom tempo. Os jornalistas irão perguntar e você precisa estar preparado para saber o que pode ou não ser comentado naquele instante. Não esconda e nem omita informações importantes, caso contrário, a sua estratégia pode ser prejudicada. 

Tenha um porta-voz para a sua empresa/marca

O silêncio nunca é a opção mais indicada nestes casos –  o seu público e o mercado como um todo merecem saber as causas que levaram a determinada crise. E, especialmente, quais as soluções apontadas para solucioná-la.

A assessoria de imprensa estará em ação o tempo todo e, neste tópico, irá ajudar a construir a melhor narrativa para dialogar com a imprensa, seja em forma de nota, entrevista coletiva ou exclusiva, no sentido de esclarecer os fatos e mitigar a crise. 

Aqui, é importante recuperar a credibilidade da sua empresa transmitindo a confiança de que os responsáveis pela gestão estão com total controle da situação no momento.

Porta-voz crise de imagem

Após a leitura deste artigo, esperamos que você, empreendedor, tenha entendido que uma crise de imagem não é, necessariamente, presságio para o fim do mundo. Com as técnicas corretas, suporte profissional adequado e disposição para resolvê-la, toda e qualquer possível crise poderá ser controlada de forma rápida para evitar maiores prejuízos, financeiros inclusive.

A forma como a sua marca procura se posicionar na mídia, bem como o investimento em promoção e divulgação, ajudam positivamente na construção de sua imagem e de uma boa relação com a imprensa.

Para isso, o apoio de uma equipe de assessoria de imprensa é fundamental! Estes profissionais são quem vão fazer a ponte entre a marca e os veículos de comunicação, para conquistar maior visibilidade para a empresa. Isso ajuda a manter sólida a autoridade na sua área de atuação.

Se você é empreendedor e este é um dos objetivos almejados para a sua empresa, a dica é contar com um plano de assessoria de imprensa eficaz. Quer entender mais sobre o tema? Confira no blog um artigo completo sobre o assunto.

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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