Construir e manter uma reputação positiva no mercado é uma tarefa árdua.
Uma vez definida a mensagem a ser transmitida, sua marca passa a ter maior visibilidade, torna-se referência para quem a consome, além de atrair parceiros de negócio e potencializar seu processo de expansão para outros perfis de público.
Um dos atores que desempenham esse papel é a assessoria de imprensa, uma das áreas mais tradicionais da comunicação e que segue bastante fortalecida entre as empresas que desejam conquistar espaço na mídia para transmitir seus projetos e ações, vender um produto ou serviço e se tornar referência no setor em que atua.
Portanto, é preciso contar com o apoio de um bom time de profissionais especializados em analisar, desenvolver e “vender” essa imagem na mídia.
Se você é empresário ou profissional liberal e tem interesse em saber mais sobre os serviços de uma assessoria de imprensa, reunimos aqui dicas valiosas para você escolher uma agência capaz de gerenciar a imagem do seu negócio como você deseja. Boa leitura!
Como escolher uma assessoria de imprensa: afinal, o que faz um profissional dessa área?
O trabalho de uma assessoria de imprensa contempla um amplo leque de possibilidades para empresas de diversos nichos e portes. Portanto, qualquer profissional ou empresa pode contratar os serviços de uma assessoria para gerenciar sua comunicação. Desde que tenha potencial de se tornar notícia.
Veja abaixo algumas atividades desempenhadas por um assessor de imprensa:
- Geração de mídia espontânea
- Gestão de crise
- Convites para entrevistas
- Fortalecimento da comunicação interna
- Criar relacionamento com os principais veículos de imprensa
- Media training
- Reposicionamento de marca
E como o assessor atua na prática?
De maneira resumida, a assessoria de imprensa faz a ponte com os veículos de comunicação (online ou offline), enviando notícias relevantes sobre a empresa, evento ou profissional liberal, com o intuito de promover a marca na mídia e, assim, causar impacto no público que vai consumir tal conteúdo.
Dessa forma, o assessorado, ao ganhar espaço nesses veículos, passa a ter seu nome como principal referência no setor em que atua, aumentando a possibilidade de ter seu trabalho reconhecido, enfim, conquista autoridade.
Você agora já sabe como atua esse profissional, mas ainda está inseguro sobre como escolher uma assessoria de imprensa?
Continue lendo e confira abaixo 6 pontos essenciais para você ficar atento antes de assinar o seu contrato com uma agência especializada.
1. Experiência de mercado
Assim como em qualquer tipo de serviço, antes de contratar uma assessoria de imprensa, procure por boas referências no mercado (empresas e profissionais que já foram assessoradas), e se houve um bom retorno financeiro e comercial.
É importante que a agência transmita segurança, transparência e suporte sempre que lhe é solicitada, afinal, é da imagem do seu negócio que estamos falando, não é mesmo?
2. Oferecer serviços adequados à necessidade de cada cliente
Um tópico essencial neste guia de como escolher uma assessoria de imprensa, e que vai ajudar na sua tomada de decisão, é entender quais são os serviços oferecidos pela agência.
O primeiro passo será avaliar a imagem da sua empresa para identificar os principais pontos que devem ser melhorados, além de buscar entender como deseja que a sua mensagem seja transmitida para o mercado.
A partir daí, entram em ação a expertise da assessoria em transformar ou criar do zero toda a estratégia de comunicação que a empresa deseja mostrar para o mercado e público.
3. Conhecimento sobre as ferramentas de comunicação
Tanto as agências e profissionais de assessoria de imprensa, como os veículos de mídia em geral, têm se adaptado às novas formas de se fazer comunicação, na busca por se manter relevante para o público que consome informação em diversas plataformas.
Hoje, as redes sociais, podcasts e influenciadores digitais concentram grande potencial para fazer chegar uma mensagem em larga escala. Assim como veículos convencionais, como emissoras de rádio, TV, portais de notícias e impressos.
Desta forma, os profissionais da área devem ter o conhecimento prático e estratégico para adaptar sua mensagem em cada meio, considerando que para cada perfil/meio de comunicação, existe uma maneira específica de construir a mensagem que se deseja transmitir.
4. Ideias criativas e inovadoras
Para se destacar no mercado, é preciso inovar e estar um passo à frente das exigências do consumidor final, portanto, um bom profissional de comunicação deve ser criativo e inovador ao desenvolver a mensagem da sua empresa, desempenhando um impacto positivo no público que deseja atingir, fortalecendo a essência da marca e seu objetivo.
5. Ter um bom relacionamento com os veículos de comunicação
Não existe assessoria de imprensa sem uma boa parceria com os meios de comunicação. É por isso que as agências precisam ter construído um bom relacionamento com os principais veículos de imprensa, editores, jornalistas e formadores de opinião, para que a pauta conquiste uma cobertura positiva na mídia.
Dessa forma, o jornalista/assessor tem mais facilidade de conquistar espaços, entendendo as características da linha editorial e estrutura de cada veículo.
6. Mensuração de resultados
Após a conclusão do trabalho da assessoria, é chegado o momento de analisar se o retorno obtido foi positivo para a empresa. Para isso, as agências utilizam métodos de medição de resultados de acordo com o objetivo pretendido.
Alguns exemplos destas métricas são:
- Análise de cobertura midiática (quais canais a empresa foi mencionada, repercussão do conteúdo na mídia em geral);
- Mensuração monetária dos espaços conquistados;
- Aumento no número de seguidores nas redes sociais;
- Visibilidade da marca, entre outros.
Bônus: check-list para escolher uma assessoria de imprensa
Agora que você já entendeu tudo que é importante levar em conta na hora de escolher uma assessoria de imprensa para o seu negócio, disponibilizamos um check-list que vai te ajudar nessa missão.
☑️ Experiência e Referências
Pesquise a experiência da agência no mercado. Procure referências de empresas ou profissionais que foram assessorados pela agência. Avalie se houve um retorno financeiro e comercial positivo para os clientes anteriores.
☑️ Serviços Personalizados
Certifique-se de que a agência oferece serviços personalizados. Verifique se a agência avalia sua empresa para identificar áreas de melhoria e definir a estratégia de comunicação. Confirme se a agência está disposta a adaptar sua estratégia de acordo com suas necessidades específicas.
☑️ Conhecimento em Ferramentas de Comunicação
Verifique se a agência está atualizada com as novas formas de comunicação, como redes sociais, podcasts e influenciadores digitais. Certifique-se de que a agência sabe como adaptar sua mensagem a diferentes canais de comunicação.
☑️ Criatividade e Inovação
Avalie a capacidade da agência de desenvolver mensagens criativas que se destaquem no mercado. Certifique-se de que a agência pode inovar na estratégia de comunicação sem perder a essência da sua marca.
☑️ Relacionamentos com Veículos de Comunicação
Verifique se a agência possui um bom relacionamento com veículos de comunicação, editores, jornalistas e formadores de opinião. Isso facilitará a publicação de matérias e conteúdo relevante na mídia.
☑️ Mensuração de Resultados
Certifique-se de que a agência utiliza métodos eficazes para medir os resultados do trabalho. Analise métricas como cobertura midiática, aumento nas vendas, crescimento nas redes sociais e visibilidade da marca.
Como vimos, o apoio de uma assessoria de imprensa experiente é essencial na construção de uma estratégia de comunicação eficiente. Este é, sem dúvidas, um investimento certeiro para quem almeja expandir os negócios e ter seu nome como principal referência no setor em que atua.
Com este guia, esperamos que todas as suas dúvidas sobre como escolher uma assessoria de imprensa tenham sido respondidas, bem como tenha entendido a importância que este profissional vai desempenhar para a construção da imagem que você deseja para a sua marca.
E se esse é o seu caso, conte com a expertise da Letra A, agência de comunicação que está há mais de 26 anos no mercado potiguar garantindo visibilidade para negócios dos mais diversos segmentos, por meio de soluções inovadoras.
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