Todo negócio envolve uma ideia autêntica, visão de mundo, superação e muito trabalho. Elementos que, por si só, são capazes de compor o que, em comunicação, chamamos de storytellingMas você já parou para pensar que, nos bastidores, a sua empresa também pode estar repleta de boas histórias e potenciais notícias esperando para ganhar o mundo

Pois é. Muitos empresários subestimam o poder das narrativas internas, e acabam perdendo a chance de encantar e cativar uma audiência fiel. Afinal, foi-se o tempo em que o sucesso de um negócio dependia apenas de aspectos tradicionais.

Hoje em dia, não basta ter qualidade, preços competitivos e estratégias inteligentes de mercado; é preciso ir além.

Neste artigo, vamos mostrar como identificar histórias relevantes e potenciais notícias na sua empresa e como uma assessoria de comunicação, qualificada e criativa, pode colocar a sua marca no local de visibilidade que ela merece. Afinal, é isso que fazemos há mais de 26 anos.

Boa leitura!

Tesouro escondido: a notícia pode estar onde você menos espera

A gente sabe que a rotina sufoca e que as demandas do dia a dia podem nos tirar a capacidade de olhar ao nosso redor. Por vezes, ficamos tão imersos nos processos internos que deixamos de fazer um exercício simples: conversar com as pessoas.

E é aí que deixamos de perceber nuances importantes do negócio. Isso porque, do início da sua jornada enquanto marca até a superação dos desafios diários, cada passo no caminho para o sucesso é uma oportunidade para criar uma narrativa envolvente

Mas antes de mergulharmos nas estratégias para te ajudar a encontrar boas histórias e notícias relevantes na sua empresa, vamos apresentar ótimos motivos pelos quais isso é tão importante:

  • Cria conexão com o público: As histórias pessoais, experiências de sucesso – e mesmo os desafios superados – criam empatia e conexão com o público, tornando a sua empresa mais humana, acessível e cativando uma audiência que se identifica com a sua trajetória.
  • Constrói reputação e credibilidade: Ao compartilhar notícias interessantes e histórias impactantes, sua empresa reforça a sua expertise e conquista a confiança do mercado. Já ouviu falar na Jornada do Herói?Talvez você não conheça pelo nome, mas certamente sabe do que se trata:

A Jornada do Herói, também conhecida como “monomito”, é um método de storytelling muito utilizado, que inspirou inúmeras histórias, desde lendas antigas, contos, até filmes e programas de televisão. É uma fórmula narrativa que, basicamente, reúne todos os elementos que capturam nossa atenção. Mas isso é assunto para um outro artigo…

  • Diferencia-se da concorrência: Cada empresa tem sua própria história para contar, e isso pode ser um grande diferencial competitivo. Uma narrativa única ajuda a destacar-se em um mercado saturado.

boas histórias

Como identificar boas histórias e potenciais notícias na sua empresa

Até aqui, você certamente já compreendeu que boas histórias são tão importantes quanto ter um excelente serviço ou produto. Elas criam conexão com o público, aumentam a credibilidade do seu negócio e diferenciam a sua marca da concorrência. 

Com os elementos certos e uma boa assessoria de comunicação, elas também podem se converter em notícias.

A seguir, elencamos 5 táticas para transformar a sua empresa em uma fonte de narrativas envolventes e conteúdos relevantes para a sua marca, para a mídia, para o mercado e, principalmente, para a sua audiência. 

1. Ouça os seus colaboradores

Além de conhecerem o negócio intimamente, eles representam o principal elo entre a sua empresa e a sociedade. Por isso, geralmente são uma fonte rica de histórias. Converse com eles, descubra suas experiências, desafios, histórias de vida.

Além de encontrar relatos comoventes e inspiradores, que podem render excelentes conteúdos – internos e externos -, essa é uma estratégia poderosa para engajar o seu time e aumentar o senso de pertencimento

2. Analise os dados para além dos números

A gente sabe que grandes empresas trabalham com métricas bem definidas, que ajudam a medir o desempenho do negócio. Mas, para além dos números frios, que tal olhar para esses indicadores sob uma outra perspectiva? 

Isto é, não é só lucro e produtividade que contam. Pequenas conquistas, individuais e coletivas, devem ser valorizadas.

boas histórias

3. Entenda o seu público

Vá além de conhecer o perfil de consumo, e entenda a fundo o seu público-alvo. Quais são os seus interesses? O que o move? Quais as emoções envolvidas e de que forma a sua proposta de valor atende a esses anseios? 

Essa compreensão fará com que as suas histórias e notícias estejam alinhadas às necessidades e aspirações da sua audiência.

Além disso, monitore os feedbacks. Casos de sucesso com clientes são uma mina de ouro. Peça depoimentos e conte como a empresa fez a diferença na vida deles.

4. Acompanhe as tendências do setor

Notícias relevantes sobre mudanças no mercado ou inovações do setor podem ser ótimas oportunidades para se posicionar com autoridade. Mostre como a sua empresa está na vanguarda do seu segmento e contribuindo para o crescimento dele.

Isso também vale para iniciativas de responsabilidade socioambiental, isto é, se a sua empresa está envolvida em projetos sociais ou iniciativas sustentáveis. As pessoas valorizam empresas com um propósito além do lucro.

5. Por último e não menos importante: conte com uma especialista

Trabalhe em parceria com uma assessoria de comunicação e imprensa. Nós temos a experiência necessária para identificar boas histórias, desenvolver narrativas envolventes e transformá-las em notícias impactantes.

boas histórias

A importância de uma Assessoria de Comunicação

Agora que você já sabe algumas táticas para garimpar fatos interessantes na sua empresa, é igualmente importante saber como compartilhar essas boas histórias com o público. E, modéstias à parte, é aqui que nós entramos! 😉

Uma Assessoria de Comunicação competente pode ser a sua maior aliada no desafio de transformar o seu negócio em uma marca amada pelo público, respeitada pelo mercado e referência em autoridade pela imprensa.

Profissionais de comunicação têm um olhar apurado para encontrar histórias que realmente cativam o público. Eles sabem o que os jornalistas e influenciadores estão buscando, e podem identificar as histórias mais promissoras para o seu público.

Nós desenvolvemos estratégias sob medida para cada história, garantindo que a sua mensagem alcance as pessoas certas, no momento adequado e da maneira mais assertiva.

Por fim, vale lembrar que, além de gerar pautas positivas, uma equipe profissional de comunicação está preparada para gerenciar crises de forma eficaz, protegendo a reputação da empresa em momentos difíceis

Na Letra A, respiramos boas histórias e estamos comprometidas em ajudar empresas como a sua a descobrir e compartilhar suas histórias de maneira envolvente. Vamos bater um papo?

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Todo negócio envolve uma ideia autêntica, visão de mundo, superação e muito trabalho. Elementos que, por si só, são capazes de compor o que, em comunicação, chamamos de storytellingMas você já parou para pensar que, nos bastidores, a sua empresa também pode estar repleta de boas histórias e potenciais notícias esperando para ganhar o mundo

Pois é. Muitos empresários subestimam o poder das narrativas internas, e acabam perdendo a chance de encantar e cativar uma audiência fiel. Afinal, foi-se o tempo em que o sucesso de um negócio dependia apenas de aspectos tradicionais.

Hoje em dia, não basta ter qualidade, preços competitivos e estratégias inteligentes de mercado; é preciso ir além.

Neste artigo, vamos mostrar como identificar histórias relevantes e potenciais notícias na sua empresa e como uma assessoria de comunicação, qualificada e criativa, pode colocar a sua marca no local de visibilidade que ela merece. Afinal, é isso que fazemos há mais de 26 anos.

Boa leitura!

Tesouro escondido: a notícia pode estar onde você menos espera

A gente sabe que a rotina sufoca e que as demandas do dia a dia podem nos tirar a capacidade de olhar ao nosso redor. Por vezes, ficamos tão imersos nos processos internos que deixamos de fazer um exercício simples: conversar com as pessoas.

E é aí que deixamos de perceber nuances importantes do negócio. Isso porque, do início da sua jornada enquanto marca até a superação dos desafios diários, cada passo no caminho para o sucesso é uma oportunidade para criar uma narrativa envolvente

Mas antes de mergulharmos nas estratégias para te ajudar a encontrar boas histórias e notícias relevantes na sua empresa, vamos apresentar ótimos motivos pelos quais isso é tão importante:

  • Cria conexão com o público: As histórias pessoais, experiências de sucesso – e mesmo os desafios superados – criam empatia e conexão com o público, tornando a sua empresa mais humana, acessível e cativando uma audiência que se identifica com a sua trajetória.
  • Constrói reputação e credibilidade: Ao compartilhar notícias interessantes e histórias impactantes, sua empresa reforça a sua expertise e conquista a confiança do mercado. Já ouviu falar na Jornada do Herói?Talvez você não conheça pelo nome, mas certamente sabe do que se trata:

A Jornada do Herói, também conhecida como “monomito”, é um método de storytelling muito utilizado, que inspirou inúmeras histórias, desde lendas antigas, contos, até filmes e programas de televisão. É uma fórmula narrativa que, basicamente, reúne todos os elementos que capturam nossa atenção. Mas isso é assunto para um outro artigo…

  • Diferencia-se da concorrência: Cada empresa tem sua própria história para contar, e isso pode ser um grande diferencial competitivo. Uma narrativa única ajuda a destacar-se em um mercado saturado.

boas histórias

Como identificar boas histórias e potenciais notícias na sua empresa

Até aqui, você certamente já compreendeu que boas histórias são tão importantes quanto ter um excelente serviço ou produto. Elas criam conexão com o público, aumentam a credibilidade do seu negócio e diferenciam a sua marca da concorrência. 

Com os elementos certos e uma boa assessoria de comunicação, elas também podem se converter em notícias.

A seguir, elencamos 5 táticas para transformar a sua empresa em uma fonte de narrativas envolventes e conteúdos relevantes para a sua marca, para a mídia, para o mercado e, principalmente, para a sua audiência. 

1. Ouça os seus colaboradores

Além de conhecerem o negócio intimamente, eles representam o principal elo entre a sua empresa e a sociedade. Por isso, geralmente são uma fonte rica de histórias. Converse com eles, descubra suas experiências, desafios, histórias de vida.

Além de encontrar relatos comoventes e inspiradores, que podem render excelentes conteúdos – internos e externos -, essa é uma estratégia poderosa para engajar o seu time e aumentar o senso de pertencimento

2. Analise os dados para além dos números

A gente sabe que grandes empresas trabalham com métricas bem definidas, que ajudam a medir o desempenho do negócio. Mas, para além dos números frios, que tal olhar para esses indicadores sob uma outra perspectiva? 

Isto é, não é só lucro e produtividade que contam. Pequenas conquistas, individuais e coletivas, devem ser valorizadas.

boas histórias

3. Entenda o seu público

Vá além de conhecer o perfil de consumo, e entenda a fundo o seu público-alvo. Quais são os seus interesses? O que o move? Quais as emoções envolvidas e de que forma a sua proposta de valor atende a esses anseios? 

Essa compreensão fará com que as suas histórias e notícias estejam alinhadas às necessidades e aspirações da sua audiência.

Além disso, monitore os feedbacks. Casos de sucesso com clientes são uma mina de ouro. Peça depoimentos e conte como a empresa fez a diferença na vida deles.

4. Acompanhe as tendências do setor

Notícias relevantes sobre mudanças no mercado ou inovações do setor podem ser ótimas oportunidades para se posicionar com autoridade. Mostre como a sua empresa está na vanguarda do seu segmento e contribuindo para o crescimento dele.

Isso também vale para iniciativas de responsabilidade socioambiental, isto é, se a sua empresa está envolvida em projetos sociais ou iniciativas sustentáveis. As pessoas valorizam empresas com um propósito além do lucro.

5. Por último e não menos importante: conte com uma especialista

Trabalhe em parceria com uma assessoria de comunicação e imprensa. Nós temos a experiência necessária para identificar boas histórias, desenvolver narrativas envolventes e transformá-las em notícias impactantes.

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A importância de uma Assessoria de Comunicação

Agora que você já sabe algumas táticas para garimpar fatos interessantes na sua empresa, é igualmente importante saber como compartilhar essas boas histórias com o público. E, modéstias à parte, é aqui que nós entramos! 😉

Uma Assessoria de Comunicação competente pode ser a sua maior aliada no desafio de transformar o seu negócio em uma marca amada pelo público, respeitada pelo mercado e referência em autoridade pela imprensa.

Profissionais de comunicação têm um olhar apurado para encontrar histórias que realmente cativam o público. Eles sabem o que os jornalistas e influenciadores estão buscando, e podem identificar as histórias mais promissoras para o seu público.

Nós desenvolvemos estratégias sob medida para cada história, garantindo que a sua mensagem alcance as pessoas certas, no momento adequado e da maneira mais assertiva.

Por fim, vale lembrar que, além de gerar pautas positivas, uma equipe profissional de comunicação está preparada para gerenciar crises de forma eficaz, protegendo a reputação da empresa em momentos difíceis

Na Letra A, respiramos boas histórias e estamos comprometidas em ajudar empresas como a sua a descobrir e compartilhar suas histórias de maneira envolvente. Vamos bater um papo?

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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