Com apenas um smartphone, uma conta em rede social e um conteúdo autêntico, qualquer pessoa pode se tornar um influenciador digital. E quando se está à distância de apenas um vídeo viral da fama e do sucesso, conhecer boas práticas é vital para se destacar pelos motivos certos. É o que você vai conferir neste guia para influenciadores.

Ele foi feito especialmente para você que é ou planeja ser um influenciador digital e gostaria de melhorar as suas entregas de conteúdo, fortalecendo o seu relacionamento com o público e com as marcas parceiras. 

Mas também foi pensado para você que está do outro lado do negócio, como empresário ou gestor de marketing, e pretende contratar um influenciador. Neste guia para influenciadores e empresas, vamos te contar tudo o que você precisa saber antes de adotar essa estratégia.

Vamos lá? 

Introdução ao Marketing de Influência

O Marketing de Influência tornou-se uma peça-chave nas estratégias de comunicação e publicidade para empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos. 

Em síntese, consiste em uma colaboração entre marcas e personalidades que construíram autoridade na internet, e com isso, conquistaram o poder de conduzir a opinião pública e até interferir na decisão de compra do consumidor. 

Daí vem o nome: influenciador digital. Isto é, alguém que influencia.  

E se antes víamos apenas artistas representando produtos e empresas, hoje vemos pessoas que talvez nunca apareceram na TV, mas são conhecidas e respeitadas por milhões de seguidores nas redes sociais

De acordo com um relatório divulgado pela Nielsen Media Research, em 2022, o Brasil possuía mais de 500 mil influenciadores digitais. Apesar de já parecer um número alto, há quem diga que ele estava subestimado e, certamente, em 2024, o volume aumentou. 

Todo esse destaque foi conquistado graças à conexão direta dos influenciadores com os seus seguidores

Além disso, as postagens em tempo real representadas pelos stories e a facilidade de diálogo criaram uma sensação de proximidade que fez com que as marcas buscassem esses embaixadores para construir um relacionamento autêntico com seu público

Publi tem que ser sinalizada

Para existir relacionamento, é preciso transparência. Por isso, as parcerias comerciais devem ser sempre sinalizadas. 

Cabe ao influenciador informar ao público quando um conteúdo é patrocinado para manter a confiança e a credibilidade. Atualmente, o Instagram e o Youtube possuem ferramentas para deixar a informação em destaque, mas caso não seja possível, pode-se utilizar as hashtags #publi ou #ad.

Essa e outras orientações fazem parte do orientado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em seu Código de Ética Publicitária para Influenciadores

O documento esclarece como devem ser feitas publicidades para diversos segmentos, como bebidas alcoólicas, educação, produtos alimentícios e farmacêuticos, etc. #ficaadica

Além disso, práticas antiéticas e criminosas, como jogos de azar, além de não serem divulgadas, devem ser denunciadas. 

Como desenvolver um conteúdo autêntico

A regra número 1 do nosso guia para influenciadores é esta: seja autêntico! Com tantos perfis por aí, ninguém quer ver mais do mesmo. 

De acordo com o dicionário Michaelis, autêntico é aquilo “que não é falso ou imitativo; original”, e para alcançar isso em seu conteúdo, comece compartilhando:

  • experiências reais;
  • opiniões honestas;
  • histórias pessoais que ressoem entre os seus seguidores.

Uma influenciadora referência nisso é a Mari Krüger, que desmistifica boatos científicos com esquetes bem humoradas. Mari começou a produzir conteúdo porque é bióloga por formação e traz as referências dos artigos científicos que derrubam os mitos que ela expõe. 

E não basta ser original. É preciso que essa originalidade seja aplicada a todos os conteúdos, desde os orgânicos, as trends e, inclusive, as publicidades.

Para isso, o influenciador deve escolher parcerias que se alinhem com seus valores e ser seletivo ao aceitar colaborações.

Por outro lado, para as marcas, é importante respeitar o estilo do influenciador e dar espaço para que o conteúdo seja criado de acordo com o seu tom de voz

As chances da #publi ser um sucesso vão aumentar muito, porque o público já está familiarizado e se identifica com essa comunicação.

O casal Bárbara e Vinícius, do perfil @BacomVi, é mestre nisso. Eles usam storytelling em todos os seus conteúdos e aplicam isso aos seus materiais publicitários também.

Relacionamento com o público e engajamento

No início deste guia para influenciadores, falamos sobre como todos nós estamos a um vídeo viral de tornar-se famoso. Apesar disso ser verdade, para a grande maioria, o sucesso vem aos poucos e é diretamente proporcional ao investimento em relacionamento com o público.

Por isso, construir e manter relacionamentos genuínos com seus seguidores é vital. E como fazer isso não é mistério. 

Responda aos comentários, mensagens diretas e converse de forma autêntica com os seguidores. Mostre que você valoriza e se importa com eles.

Esse diálogo com a sua audiência é o que vai incentivar interações com a sua conta, aumentando o seu engajamento e alcance, que na prática são as métricas de views, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Técnicas para aumentar o engajamento

Para aumentar o engajamento, o seu conteúdo precisa ser de qualidade: no roteiro, na captação de imagens e áudio, na escrita das legendas e também na edição, em caso de vídeos.

Use técnicas de storytelling e incentive a sua comunidade a compartilhar as próprias histórias e experiências relacionadas aos produtos ou temas que você aborda. Fazer perguntas nos posts e enquetes nos stories é um bom caminho. 

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Mudanças no algoritmo

Além de tudo o que já pontuamos neste guia para influenciadores, é importante manter-se atualizado sobre como funciona o algoritmo das redes sociais que você utiliza: saber se hashtags ajudam ou apenas as palavras-chaves bastam, de que forma é a melhor para utilizar trilhas sonoras com copyright; quais práticas não são bem vistas, etc. 

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Muitas vezes, a própria plataforma ensina como produzir de acordo com o que ela considera interessante. O Youtube, por exemplo, tem a sua Creator Academy, que apresenta aulas e cursos online gratuitos para fortalecer a comunidade de youtubers.

Tudo isso influencia na forma como seu conteúdo é entregue aos seguidores e no engajamento, que é um dos fatores observado pelas marcas na hora de fechar parcerias.

Guia para influenciadores: gestão de parcerias e colaborações

Este não seria um guia para influenciadores se não te explicássemos como negociar parcerias e colaborações publicitárias, não é mesmo? Afinal, essa é uma das principais formas de monetizar o trabalho na internet.

Para começar, é importante ter clareza e profissionalismo ao abordar as equipes de marketing das empresas

Existem duas formas de fazer Marketing de Influência: 

  • parcerias publicitárias 
  • parcerias orgânicas

A primeira é a famosa publi, que envolve um contrato e uma transação comercial. E a segunda, é uma permuta. Um acordo de troca de serviços, sem amarras sobre o que será entregue, mas que fique bom para as duas partes.

Independente da estratégia escolhida, antes de fechar negócio é importante que a parceria seja entre empresas e influenciadores alinhados em valores e interesses.

Pesquisar e acompanhar o trabalho do influenciador, assim como a reputação de ambas as partes, antes do contrato é muito importante.

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Por isso, ao entrar em contato com uma marca ou influenciador, deixe claro por que você quer trabalhar em conjunto. 

A análise do mídia kit e do conceito da campanha deve fazer parte da negociação, assim como a determinação de expectativas claras sobre prazos, entregáveis e compensações. 

Também é importante manter uma comunicação aberta e transparente durante toda a parceria, caso haja imprevistos. Ambos os lados precisam estar abertos a feedbacks e a possibilidade de ajustes

Monitoramento e avaliação de resultados

E se você já ouviu falar em pós-venda, sabe que depois que a publi termina, ainda tem trabalho a fazer. 

Um influenciador comprometido com seu trabalho deve enviar sempre um relatório de resultados.

Neste relatório, devem estar não apenas as métricas como alcance, engajamento, cliques e conversões, mas também uma análise para entender o impacto da campanha. Esses dados ajudam tanto o influencer quanto as marcas a ajustarem suas estratégias e a melhorarem continuamente. 

Análise e apresentação de métricas

Para obter essas métricas, é importante usar ferramentas como Google Analytics ou ter uma conta de criador de conteúdo no Instagram, por exemplo, para obter os insights de monitoramento da própria plataforma. 

Essa é maneira mais simples de acompanhar o desempenho das suas campanhas de influência.

Os resultados devem ser apresentados de forma clara e detalhada. Ou seja: influenciador, não envie seus resultados em prints e conversas de Whatsapp.

Crie relatórios que destaquem os principais dados e aprendizados. Utilize gráficos e tabelas para facilitar a visualização dos insights e mostre o valor gerado pela campanha. E se possível, marque até uma reunião para apresentação dos resultados.

Esse detalhe demonstra um profissionalismo que vai fazer com que a empresa queira trabalhar novamente em outras oportunidades. E acredite: vêm muitas oportunidades por aí nesse mercado.

De acordo com pesquisa da Youpix, uma das maiores empresas do ramo, 76% das empresas consideram Marketing de Influência como estratégico para os seus planos de comunicação.

Assim, seguir este guia para influenciadores recheado de boas práticas não só vai melhorar suas entregas para os clientes, mas também fortalecer suas parcerias e sua carreira. 

Se você é influenciador ou marca, e quer suporte para lidar com a sua gestão de campanhas de Marketing de Influência, entre em contato com a nossa equipe da Letra A Comunicação. Juntos, podemos alcançar resultados extraordinários.

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Sobre o autor: Érika Oliveira

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Érika Oliveira atua há 5 anos com assessoria de comunicação e relacionamento com influenciadores. É Head de Relações Públicas na Letra A, e aqui, escreve sobre temas como presença na mídia, redes sociais e marketing de influência.

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