Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela se vestiria? Seria vibrante e cheia de cores ou mais discreta e sofisticada? Teria um estilo marcante ou algo mais minimalista? Essa é uma ótima maneira para se começar a pensar em identidade visual.

Assim como escolhemos nossas roupas para expressar quem somos, os elementos visuais de uma marca — como cores, tipografia e logotipo — comunicam a sua personalidade antes mesmo que qualquer palavra seja dita. E eles compõem o que chamamos de identidade visual, isto é:

Identidade visual é tudo aquilo que torna uma marca reconhecível e cria uma conexão com o seu público.

Ou seja, é o conjunto de recursos gráficos que fazem a sua empresa ser reconhecível — e, no melhor dos mundos, inesquecível!

Mas, como veremos a seguir, a escolha das cores vai muito além da estética – há ciência e estratégia por trás de cada tom. Afinal, elas despertam emoções, influenciam percepções e podem até impactar o comportamento do consumidor.

Neste artigo, você vai descobrir como definir a paleta perfeita para a sua marca e entender o papel das cores na construção da identidade visual. Então, vem com a gente!

A psicologia das cores no branding

Você já reparou que muitas redes sociais usam azul? O Facebook, o LinkedIn, o Telegram, o antigo Twitter… e não é por acaso! Isso porque o azul é uma cor que transmite confiança e cria uma sensação de segurança para as pessoas.

Além disso, as cores também influenciam no nosso comportamento. Assim, surge a psicologia das cores, uma abordagem que analisa seu impacto nas nossas emoções e na forma como percebemos e modificamos o mundo ao nosso redor.

A verdade é que as cores falam diretamente com o nosso subconsciente, despertam sensações e, dessa forma, refletem nas nossas decisões — ainda que não percebamos. Portanto, saber utilizá-las a seu favor é uma estratégia fundamental para direcionar a percepção do público e fortalecer os valores que você deseja comunicar.

psicologia das cores na identidade visual

O papel das cores na criação da identidade visual

Sites, embalagens, redes sociais, materiais impressos e até na decoração de lojas e escritórios; as cores estão em todos os lugares e cada ponto de contato com o público reforça a identidade visual e, dessa forma, ajuda a construir uma marca forte.

Imaginemos, por exemplo, o logo da Coca-Cola em azul. É no mínimo esquisito, não é mesmo? Afinal, ao longo dos anos, associamos o vermelho à marca que conseguiu até trazer um pouco da experiência do pólo norte para os trópicos. 

E ainda falando em vermelho, no caso do McDonald’s, a cor se juntou ao amarelo para criar uma combinação vibrante e convidativa — perfeita para atrair famílias e crianças, que são justamente o foco da marca.

Ou seja, as cores transcendem a estética e, quando bem utilizadas, ajudam a diferenciar a marca no mercado e a reforçar sua mensagem de forma intuitiva e eficaz.

Como escolher a paleta ideal em 3 passos

Definir a paleta ideal para a sua marca é, nesse sentido, uma das decisões mais importantes no processo de construção da identidade visual. Até porque, como vimos, cada cor tem um poder imenso na forma como a sua marca é percebida pelo público.

Elencamos abaixo 3 passos essenciais para ajudar você nessa jornada: 

  1. Defina a personalidade da marca

Antes de escolher qualquer cor, é crucial entender a essência da sua marca. Como você gostaria que a sua marca fosse percebida? As cores que você escolhe devem refletir esses atributos de forma clara. 

Além disso, a personalidade da marca também está ligada aos valores e à missão que ela representa.

conduzir o usuário para um outro artigo sobre branding além do logo e como construir a identidade visual da marca

  1. Conheça o seu público

Cada cor tem o poder de evocar emoções e reações diferentes nas pessoas, e essas reações podem variar dependendo do seu público-alvo. É essencial, portanto, alinhar suas escolhas cromáticas com os sentimentos que você quer que sua marca transmita. 

Também vale a pena considerar as preferências culturais e regionais, pois o significado das cores pode variar em diferentes contextos. 

  1. Considere a concorrência

Antes de escolher a paleta da sua marca, analise as cores usadas pelos seus concorrentes diretos. Isso não significa que você deve copiar suas cores, mas sim encontrar formas de se diferenciar sem perder a identidade do seu setor. 

Atenção aqui! As cores ajudam a criar uma unidade visual exclusiva, mas um erro comum é se afastar tanto das cores tradicionais do mercado que a marca acaba se tornando difícil de identificar ou entender.

Quando estratégia e valores se encontram na identidade visual

Agora que você já entendeu a importância das cores e como definir a paleta ideal para a sua marca, vamos de case? Um ótimo exemplo é o Podcast Filhas da Pauta, cliente da Letra A

No processo de criação da identidade visual, as apresentadoras tinham dois direcionamentos bem definidos: representar o feminismo, cujas pautas constituem um dos pilares do programa, e trazer um visual vibrante e cheio de energia.

Assim, chegamos aos seguintes tons:

identidade visual do podcast filhas da pauta

Roxo: O roxo tem uma conexão histórica com o feminismo e com os movimentos pelos direitos das mulheres. Além disso, é uma cor associada à criatividade e à inovação, premissas que fazem parte do DNA do podcast.

Rosa: O rosa traz um toque acolhedor e humano para a identidade visual, equilibrando a força do roxo com proximidade e empatia para tratar de pautas sociais com responsabilidade.

Amarelo: O amarelo, por sua vez, adiciona energia, otimismo e, por isso, reforça a ideia de um espaço vibrante e nada engessado, onde ideias e debates acontecem de forma solta e divertida.

Verde: Por fim, o verde cria uma ponte entre todas as cores, equilibrando a paleta com um toque de harmonia. 

reconduzir o usuário para um outro artigo sobre rebranding e identidade visual

As cores dizem >muito< sobre a sua marca

Como vimos, as cores são capazes de transmitir emoções, reforçar valores e até mesmo influenciar as percepções do público sobre a sua empresa. E agora que você já entendeu como o seu uso estratégico pode transformar uma marca comum em uma referência no mercado, aqui vai uma pergunta: 

> Será que a sua marca transmite a mensagem que você gostaria?

Se a resposta for “não”, “não sei” ou “não tenho certeza”, talvez seja hora de considerar investir em um rebranding. E a Letra A pode te ajudar nisso!

Nosso Departamento de Social Branding é especialista no desenvolvimento e gestão de marcas e pode ajudar a sua marca a construir uma identidade visual impactante e alinhada ao propósito e à personalidade da sua empresa. 

Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar a sua identidade visual! Clique aqui para começar.

Compartilhe

Sobre o autor: Maria Eduarda Braz

Maria Eduarda Braz é jornalista em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trabalha há 3 anos na gestão e design de marcas. Na Letra A, atua como estagiária de Social Branding.

Fale conosco