Com a virada do ano cada vez mais próxima, é natural que as empresas olhem para o futuro e tentem antecipar as mudanças que moldarão o cenário do Marketing Digital em 2024. Desta forma, podem se manter a par dos rumos que devem seguir para manter uma audiência fidelizada enquanto reforçam a identidade de suas marcas.

Neste texto, vamos destacar as tendências que devem influenciar as práticas de comunicação e publicidade online no próximo ano e fornecer insights relevantes que ajudarão a preparar a sua marca para estar à frente nesse cenário de constante transformação.

O que são tendências de Marketing Digital?

As tendências de Marketing Digital são caminhos que apontam para o futuro do marketing e da comunicação na era online. Elas guiam a forma como as marcas se conectam com seu público-alvo no meio digital e dizem respeito a estratégias emergentes que vão ganhando cada vez mais destaque na internet.

Para você visualizar com maior clareza, temos um exemplo bem recente de uma tendência  que ressignificou a interação entre as empresas e seus seguidores: o marketing de influência. 

O crescimento acelerado dos influenciadores digitais transformou a maneira como as marcas chegam até os consumidores e se envolvem com eles, dando início a diversas estratégias — como o uso das parcerias com criadores de conteúdo e o aproveitamento geral do alcance dessas personalidades para promover produtos e serviços de maneira genuína.

Principais tendências de Marketing Digital para 2024

Certo, já entendemos o que são as tendências de Marketing Digital e como elas funcionam no mundo dos negócios, mas, afinal, quais são as apostas para o ano que vem? Vamos agora conferir um compilado de 5 delas — todas aplicáveis para seu negócio — cujo potencial para moldar a comunicação em 2024 é imenso. 

1. Inteligência artificial e personalização

É inegável o espaço que a IA ganhou no cenário das marcas em 2023. De comerciais com grandes ícones da música gerados artificialmente a trends de posters de filmes, todo mundo teve uma experiência de interação com essa tendência. 

marketing digital para 2024

Em 2024, o panorama não será muito diferente. Com a crescente das plataformas que tornam acessível o uso das inteligências artificiais, torna-se cada vez mais fácil para os negócios a incluírem em suas estratégias de marketing digital. 

Ela pode ser utilizada para personalização de experiências, lançamento de trends e até mesmo interações em tempo real. O que vale é experimentar e tornar a experiência do seu público individualizada. 

2. Sustentabilidade e responsabilidade social

Em 2023, o Brasil experienciou diversos episódios climáticos atípicos e a discussão sobre conscientização ambiental se tornou ainda mais presente nas redes sociais. Com isso, é natural que os consumidores se preocupem cada vez mais com essa questão e busquem marcas que estejam alinhadas com valores voltados à sustentabilidade.

Assim, em 2024 será ainda mais importante apresentar seu negócio como uma marca responsável socialmente e revisitar a missão, a visão e os valores da empresa para reafirmar esse posicionamento caso necessário. 

3. Conteúdo interativo

O tradicional e conhecido modelo de conteúdos estáticos cede cada vez mais espaço para formatos com maior interação entre as marcas e o público. 

Aposte em quizzes, vídeos interativos, enquetes e experiências personalizadas, observando sempre o que mais retém o engajamento dos seus seguidores. 

4. Metaverso e experiências imersivas

Ainda há muito a ser explorado pelos negócios quando o assunto é metaverso. No entanto, com o avanço da tecnologia, ele surge como uma das grandes tendências do marketing digital e tem tudo para ganhar muito destaque em 2024. 

A criação de experiências imersivas por meio da realidade aumentada e virtual torna-se uma possibilidade, além de se apresentar como uma ferramenta poderosa para envolver o público de uma maneira única e marcante.

5. Humanização da marca

A audiência busca, de forma geral, se conectar cada vez mais com marcas reais e humanas. Assim, a busca por autenticidade cresce proporcionalmente a esse desejo dos seguidores. 

Busque explorar nos seus conteúdos a cultura da empresa, os valores e a história por trás dos detalhes do negócio. Elaborar e executar uma estratégia envolvendo storytelling é, sem dúvidas, uma ótima forma de aproximar seus seguidores do coração da marca, fortalecendo a conexão emocional com eles.

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São muitas as possibilidades e boas novas que surgem com a chegada de um novo ano, e estar com essas tendências em mãos já te posiciona de forma super vantajosa em um cenário competitivo. Neste desafio, conte com a experiência e expertise da Letra A.

Estamos há quase 30 anos no mercado antecipando tendências, inovando e reinventando a forma de fazer comunicação. Vamos trocar uma ideia?

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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