No contexto digital, atenção vale ouro. Afinal, com a concorrência na aba ao lado, não dá pra vacilar! Neste artigo, te explicaremos o que é escaneabilidade e como essa estratégia pode te ajudar a cativar e engajar a sua audiência.

Mostraremos que, mesmo em um cenário desafiador de disputa pela atenção, onde os usuários são constantemente bombardeados por anúncios e cujo foco está quase sempre dividido,  é possível garantir que o seu conteúdo seja compreendido de maneira eficaz.

Fatores como leitura rápida, layout claro e organizado, uso de elementos visuais, destaque de palavras-chave, uso de listas, links e chamadas para ação claras podem fazer a diferença. É o que veremos a seguir.

Boa leitura!

o que é escaneabilidade

O que é escaneabilidade

De forma simplificada, escaneabilidade é a característica de um conteúdo otimizado para facilitar a leitura do usuário. Trata-se, portanto, de pensar na forma como o leitor vai “escanear” aquela página web com os olhos em busca de pontos-chave que sanem suas dúvidas e necessidades.

A escaneabilidade desempenha um papel crucial na retenção de usuários. Isso porque, como destacamos ali no comecinho, prender a atenção dos leitores tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Quer um exemplo simples? Responda rápido:

Quantas abas estão abertas no seu navegador neste exato momento?

Pois é! A verdade é que estamos cada vez mais acostumados com conteúdos curtos, rápidos e diretos. Uma corrida por dopamina onde a disponibilidade de tempo é diretamente proporcional à paciência para imergir em conteúdos densos, que exijam muito esforço.

Assim, textos facilmente escaneáveis possuem uma vantagem significativa na retenção desse público, pois além de serem feitos para que a audiência os consuma rapidamente, eles melhoram (e muito) a experiência de quem os lê.

Fatores que afetam a escaneabilidade

Agora que já sabemos o que é escaneabilidade e sua importância para uma boa redação web, vamos mergulhar mais a fundo nessa técnica e conhecer os fatores – para além dos textuais – que tornam um conteúdo fácil de ser escaneado. 

Estruturação do conteúdo

A estruturação adequada do conteúdo desempenha um papel fundamental para uma boa escaneabilidade. Isso envolve o uso estratégico de títulos, subtítulos, listas de tópicos e parágrafos curtos, como este aqui.  

Além disso, você também pode contar com a ajuda da própria formatação do texto para otimizar sua estrutura, utilizando, por exemplo, o negrito para dar ênfase a palavras, termos e frases que sejam essenciais para compreensão da mensagem. 

A aplicação desses elementos proporcionam uma organização clara e objetiva do texto, permitindo que os usuários identifiquem fácil e rapidamente as informações mais relevantes e naveguem pelo conteúdo de forma ágil e eficiente.

Isso tem impacto, inclusive, no SEO da sua página e como ela é encontrada em mecanismos de busca.

o que é escaneabilidade

Utilização de elementos visuais

É inegável que qualquer conteúdo se torna mais fácil (e atraente) de ser consumido quando possui imagens. Uma revista em quadrinhos, por exemplo, será consumida de forma muito mais rápida do que seria um texto com a descrição dos acontecimentos por escrito, concorda? 

O mesmo acontece com os conteúdos web. Portanto, é importante dedicar um tempo para investir em imagens, infográficos, vídeos, áudios e outros elementos visuais. Tudo é  válido, desde que faça sentido com o objetivo de comunicação do seu conteúdo.

Alguns exemplos de aplicação de elementos, incluem: destacar pontos-chave do texto, ajudar a visualizar conceitos complexos ou até mesmo para deixar a leitura menos monótona, prendendo a atenção do leitor e o incentivando a prosseguir pelo restante do conteúdo

Uso de palavras-chave

Um outro fator importante para melhorar a escaneabilidade dos seus textos é o uso estratégico de palavras-chave. Elas precisam ser termos relevantes para o tema abordado no conteúdo em questão, pois também desempenham um papel crucial na otimização para buscadores, como o Google.

Ao utilizar as palavras-chave estrategicamente ao longo do texto, é possível tornar o conteúdo mais relevante para os usuários e facilmente identificável pelos motores de busca, aumentando a visibilidade e o alcance online do seu negócio. 

Layout otimizado

Uma página web com um layout claro e bem organizado desempenha um papel crucial na escaneabilidade, pois facilita a leitura rápida, orienta o usuário, destaca elementos importantes e reduz a sobrecarga cognitiva.

Isso pode incluir o uso de títulos e subtítulos claros, parágrafos curtos, listas com marcadores e divisões visuais que separam o conteúdo em seções distintas, contribuindo para uma experiência de usuário mais positiva e tornando a navegação mais fácil e intuitiva.

Isso pode levar a uma maior satisfação do leitor e aumentar as chances de que ele retorne à página no futuro.

Benefícios da escaneabilidade

Até aqui, já entendemos o que é escaneabilidade e os fatores que influenciam nessa característica fundamental para conteúdos web. Vamos aprofundar agora quais seus benefícios. Grande parte está diretamente ligado a métricas importantes para os negócios digitais.

o que é escaneabilidade

  • Compreensão e retenção de informações: quando o conteúdo é apresentado de forma clara, coesa e otimizada para o usuário, a absorção do conhecimento se torna mais eficiente, resultando também em uma experiência mais satisfatória para o leitor.
  • Engajamento e compartilhamento: com uma melhor experiência de leitura, a audiência tende a se envolver mais com o conteúdo e, consequentemente, interagir com ele por meio de comentários e compartilhamentos. O aumento dessa taxa não só impulsiona o alcance do conteúdo, como também estreita a relação entre a marca e os seguidores.
  • Indexação nos mecanismos de busca: por terem o poder de proporcionar uma boa experiência de leitura para os usuários, os conteúdos que possuem uma melhor escaneabilidade tendem a ser mais valorizados pelo algoritmo e também pelos mecanismos de busca, como o Google. 

Isso contribui, consequentemente, para um aumento significativo na visibilidade e autoridade da marca.

Com todas essas informações, ficou fácil compreender o que é escaneabilidade e começar a aplicar suas técnicas por aí, não é mesmo? 

É para isso que estamos aqui! Temos quase 30 anos de experiência no mercado de comunicação e muita expertise na produção de conteúdo web. Entre em contato com a Letra A e vamos, juntos, impulsionar o seu negócio!

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

Assine a newsletter da Letra A e receba nossos conteúdos em primeira mão!

* indicates required

Intuit Mailchimp

No contexto digital, atenção vale ouro. Afinal, com a concorrência na aba ao lado, não dá pra vacilar! Neste artigo, te explicaremos o que é escaneabilidade e como essa estratégia pode te ajudar a cativar e engajar a sua audiência.

Mostraremos que, mesmo em um cenário desafiador de disputa pela atenção, onde os usuários são constantemente bombardeados por anúncios e cujo foco está quase sempre dividido,  é possível garantir que o seu conteúdo seja compreendido de maneira eficaz.

Fatores como leitura rápida, layout claro e organizado, uso de elementos visuais, destaque de palavras-chave, uso de listas, links e chamadas para ação claras podem fazer a diferença. É o que veremos a seguir.

Boa leitura!

o que é escaneabilidade

O que é escaneabilidade

De forma simplificada, escaneabilidade é a característica de um conteúdo otimizado para facilitar a leitura do usuário. Trata-se, portanto, de pensar na forma como o leitor vai “escanear” aquela página web com os olhos em busca de pontos-chave que sanem suas dúvidas e necessidades.

A escaneabilidade desempenha um papel crucial na retenção de usuários. Isso porque, como destacamos ali no comecinho, prender a atenção dos leitores tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Quer um exemplo simples? Responda rápido:

Quantas abas estão abertas no seu navegador neste exato momento?

Pois é! A verdade é que estamos cada vez mais acostumados com conteúdos curtos, rápidos e diretos. Uma corrida por dopamina onde a disponibilidade de tempo é diretamente proporcional à paciência para imergir em conteúdos densos, que exijam muito esforço.

Assim, textos facilmente escaneáveis possuem uma vantagem significativa na retenção desse público, pois além de serem feitos para que a audiência os consuma rapidamente, eles melhoram (e muito) a experiência de quem os lê.

Fatores que afetam a escaneabilidade

Agora que já sabemos o que é escaneabilidade e sua importância para uma boa redação web, vamos mergulhar mais a fundo nessa técnica e conhecer os fatores – para além dos textuais – que tornam um conteúdo fácil de ser escaneado. 

Estruturação do conteúdo

A estruturação adequada do conteúdo desempenha um papel fundamental para uma boa escaneabilidade. Isso envolve o uso estratégico de títulos, subtítulos, listas de tópicos e parágrafos curtos, como este aqui.  

Além disso, você também pode contar com a ajuda da própria formatação do texto para otimizar sua estrutura, utilizando, por exemplo, o negrito para dar ênfase a palavras, termos e frases que sejam essenciais para compreensão da mensagem. 

A aplicação desses elementos proporcionam uma organização clara e objetiva do texto, permitindo que os usuários identifiquem fácil e rapidamente as informações mais relevantes e naveguem pelo conteúdo de forma ágil e eficiente.

Isso tem impacto, inclusive, no SEO da sua página e como ela é encontrada em mecanismos de busca.

o que é escaneabilidade

Utilização de elementos visuais

É inegável que qualquer conteúdo se torna mais fácil (e atraente) de ser consumido quando possui imagens. Uma revista em quadrinhos, por exemplo, será consumida de forma muito mais rápida do que seria um texto com a descrição dos acontecimentos por escrito, concorda? 

O mesmo acontece com os conteúdos web. Portanto, é importante dedicar um tempo para investir em imagens, infográficos, vídeos, áudios e outros elementos visuais. Tudo é  válido, desde que faça sentido com o objetivo de comunicação do seu conteúdo.

Alguns exemplos de aplicação de elementos, incluem: destacar pontos-chave do texto, ajudar a visualizar conceitos complexos ou até mesmo para deixar a leitura menos monótona, prendendo a atenção do leitor e o incentivando a prosseguir pelo restante do conteúdo

Uso de palavras-chave

Um outro fator importante para melhorar a escaneabilidade dos seus textos é o uso estratégico de palavras-chave. Elas precisam ser termos relevantes para o tema abordado no conteúdo em questão, pois também desempenham um papel crucial na otimização para buscadores, como o Google.

Ao utilizar as palavras-chave estrategicamente ao longo do texto, é possível tornar o conteúdo mais relevante para os usuários e facilmente identificável pelos motores de busca, aumentando a visibilidade e o alcance online do seu negócio. 

Layout otimizado

Uma página web com um layout claro e bem organizado desempenha um papel crucial na escaneabilidade, pois facilita a leitura rápida, orienta o usuário, destaca elementos importantes e reduz a sobrecarga cognitiva.

Isso pode incluir o uso de títulos e subtítulos claros, parágrafos curtos, listas com marcadores e divisões visuais que separam o conteúdo em seções distintas, contribuindo para uma experiência de usuário mais positiva e tornando a navegação mais fácil e intuitiva.

Isso pode levar a uma maior satisfação do leitor e aumentar as chances de que ele retorne à página no futuro.

Benefícios da escaneabilidade

Até aqui, já entendemos o que é escaneabilidade e os fatores que influenciam nessa característica fundamental para conteúdos web. Vamos aprofundar agora quais seus benefícios. Grande parte está diretamente ligado a métricas importantes para os negócios digitais.

o que é escaneabilidade

  • Compreensão e retenção de informações: quando o conteúdo é apresentado de forma clara, coesa e otimizada para o usuário, a absorção do conhecimento se torna mais eficiente, resultando também em uma experiência mais satisfatória para o leitor.
  • Engajamento e compartilhamento: com uma melhor experiência de leitura, a audiência tende a se envolver mais com o conteúdo e, consequentemente, interagir com ele por meio de comentários e compartilhamentos. O aumento dessa taxa não só impulsiona o alcance do conteúdo, como também estreita a relação entre a marca e os seguidores.
  • Indexação nos mecanismos de busca: por terem o poder de proporcionar uma boa experiência de leitura para os usuários, os conteúdos que possuem uma melhor escaneabilidade tendem a ser mais valorizados pelo algoritmo e também pelos mecanismos de busca, como o Google. 

Isso contribui, consequentemente, para um aumento significativo na visibilidade e autoridade da marca.

Com todas essas informações, ficou fácil compreender o que é escaneabilidade e começar a aplicar suas técnicas por aí, não é mesmo? 

É para isso que estamos aqui! Temos quase 30 anos de experiência no mercado de comunicação e muita expertise na produção de conteúdo web. Entre em contato com a Letra A e vamos, juntos, impulsionar o seu negócio!

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

Postagens relacionadas

Voltar para o blog

Compartilhe

Comentários