Estima-se que, até 2050, um terço dos adolescentes no mundo estará com sobrepeso ou obesidade, de acordo com novo artigo publicado na Revista The Lancet. A pesquisa revela que a obesidade infantil mais do que triplicou entre 1990 e 2021, e a tendência é de crescimento. Diante desse cenário, governos, escolas, famílias e sociedade se mobilizam e debatem estratégias para incentivar hábitos saudáveis desde a infância.

No Brasil, os números também preocupam. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade e a Organização Mundial da Saúde (OMS), se nada for feito, até 2030 o país poderá ocupar a 5ª posição no ranking de nações com o maior número de crianças e adolescentes obesos – e as chances de reverter essa situação, conforme as tendências atuais, são de apenas 2%.

Atualmente, 14,3% das crianças brasileiras de dois a quatro anos têm excesso de peso. Desse total, 227,6 mil já apresentam obesidade, enquanto 273,3 mil estão com sobrepeso. Entre crianças de cinco a nove anos, os índices são ainda piores: 29,3% estão acima do peso, sendo 200 mil com obesidade grave, 352,8 mil com obesidade e 670,9 mil com sobrepeso.

Escola como aliada contra o sedentarismo e obesidade

Para a diretora da Casa Escola, Priscila Griner, os números expressam o que se constata no dia a dia. “A infância e a adolescência estão cada vez mais sedentárias, mal nutridas e condicionadas aos dispositivos eletrônicos, e isso impacta na saúde, no desenvolvimento motor, social e emocional. Por isso, precisamos criar oportunidades para que as crianças se movimentem de forma natural e prazerosa”, destaca a educadora que, entre suas formações, tem também graduação em Educação Física.

Nesse sentido, segundo Priscila, a importância da atividade física, especialmente dos esportes, vai além da prevenção da obesidade. “A prática esportiva ensina superação, disciplina, respeito e empatia. Quando a criança vivencia esses valores desde cedo, ela leva isso para toda a vida, seja na escola, no trabalho ou nas relações pessoais”.

obesidade na infância

Da escola pra casa: o papel das famílias

Na Casa Escola, a atividade física é um lemento essencial no desenvolvimento das crianças, e iniciativas como os Jogos Internos da Casa Escola (JICE) reforçam essa proposta. Realizado anualmente, a edição deste ano vai até o dia 10 de abril e envolve alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamentais 1 e 2 em competições esportivas e lúdicas adaptadas para cada fase do desenvolvimento.

“Planejamos o JICE em parceria com os alunos e a equipe pedagógica. Eles participam sugerindo atividades, escolhendo jogos e ajudando na organização das equipes, das tabelas e da premiação. É uma dinâmica que envolve toda a escola, inclusive outras disciplinas. Essa autonomia e multidisciplinaridade tornam a experiência mais significativa”, explica Larissa Gabriela, professora de Educação Física da Casa Escola.

Para as famílias, a recomendação é apoiar e dialogar sobre a importância do trabalho em equipe e da constância na prática esportiva. “Cada criança tem seu ritmo e seus desafios. Por isso, mais do que incentivar a prática de atividades físicas, é importante criar uma relação positiva com o corpo e um ambiente em que o movimento seja parte do cotidiano”, conclui a professora.

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco