Na última década, temos notado a participação cada vez mais forte das empresas no mundo virtual. Após o surto da Covid-19, esse padrão de migração e presença das marcas no ambiente online atingiu números ainda mais altos. A importância do marketing digital ficou ainda mais clara na pandemia.
Se sua empresa não está nas redes sociais ou não possui um site com blog corporativo, você precisa urgentemente de uma solução, porque o isolamento social mudou a forma de fazer negócio. Hoje, as empresas precisam estar onde seus clientes estão e eles estão online, cada vez conectados por mais tempo.
Dessa forma, a organização que não se adaptar às mudanças perderá vendas, clientes e reconhecimento no mercado. Mas, calma! Ao final deste texto você saberá exatamente como alavancar a presença online da sua empresa.
O caminho para conquistar esse objetivo começa em procurar informação sobre marketing digital, por isso separamos algumas dicas importantes:
O diferencial do marketing digital na pandemia
A pandemia exigiu a necessidade de isolamento social. Com isso, reuniões de trabalho, aulas, compras, consultas, pagamentos etc. passaram a ser realizados de dentro das nossas próprias casas, com o auxílio dos smartphones e computadores.
Este passou a ser o chamado “novo normal”: um comportamento adotado por milhares de consumidores no planeta. O ambiente virtual é um infinito mundo de possibilidades e sua empresa precisa fazer parte dele.
Seja por anúncios patrocinados, conteúdo orgânico ou fortalecendo a relação com seus clientes, o marketing digital na pandemia é uma ferramenta fundamental para o seu negócio, porque você precisa atrair clientes. E eles estão na internet.
Sabe quando você está passeando pela timeline do Instagram e se depara com um anúncio de seu interesse? Essa é uma estratégia de marketing digital que pode te ajudar a atingir seu público.
E a base dessa estratégia está na produção de um bom conteúdo para a geração e fortalecimento de autoridade da sua marca.
Produção de conteúdo
É importante que você tenha em mente que precisará de um profissional ou empresa especializados no desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo.
Isso porque um bom conteúdo digital é resultado de pesquisa e planejamento e, apesar de você acreditar que dá para cuidar disso sozinho, um especialista é o melhor caminho para resultados de sucesso. Acredite.
Também é preciso identificar onde está o público consumidor do seu produto ou serviço. Não adianta fazer um post incrível e seu cliente não estar ali pra ver, correto? Então se pergunte: eles estão mais no Google, em redes sociais ou outras plataformas como o WhatsApp? A partir disso, ficará mais fácil determinar o caminho a ser percorrido. Você pode conferir mais informações sobre a melhor rede social para sua empresa aqui.
Os conteúdos devem estar focados na geração de leads, que são potenciais clientes, ao mesmo tempo em que na fidelização dos já existentes. É importante que sejam relevantes e de interesse do seu público, assim, conseguirá visibilidade e autoridade em relação ao segmento em que sua marca atua.
Isso é o que chamamos de marketing de conteúdo. Você pode saber mais sobre o assunto lendo o nosso post aqui no blog.
Quais estratégias de marketing digital devo usar na pandemia?
Agora que você já sabe que precisa de um bom conteúdo, deve entender que:
- o mesmo conteúdo não funciona em todos os canais de comunicação;
- planejamento é o melhor caminho para otimizar seu marketing;
A utilização de estratégias que, verdadeiramente, gerem retorno à sua empresa são essenciais para que seu esforço não seja em vão. Não adianta só fazer o material e replicar em todas as redes ou mandar pelo WhatsApp.
Um planejamento criterioso te ajudará a educar o mercado em relação ao serviço ou produto que você oferece. Além disso, te tornará referência na sua área, por possuir um conteúdo mais rico o que, consequentemente, aumentará a visibilidade da sua empresa e a captação de novos clientes e vendas. Bom demais, não é?
Mas que estratégias são essas que podem ser utilizadas?
Textos de blog e inbound marketing
O inbound marketing é, sem dúvidas, uma importante tática de atração dos clientes. Por meio de um bom conteúdo pautado no fornecimento de informações úteis que resolvam os problemas do consumidor, seu negócio conseguirá, com baixo investimento, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos de uma forma orgânica.
Nesta estratégia, você poderá se comunicar através do conteúdo divulgado em um blog corporativo pensado para cada etapa de compra: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
>> Blog corporativo: o que é e porque sua empresa deve ter um
Estar presente em cada passo dessa jornada em suas redes, sites ou plataformas de e-commerce é uma estratégia de inbound que gerará ótimas oportunidades de negócio para sua empresa. Se o seu cliente é do tipo que gosta de pesquisar muito antes de comprar, esse é um método de marketing ideal.
Redes sociais e oportunidades de vendas
Mais do que espaços virtuais, as redes sociais são a oportunidade de estabelecer uma comunicação direta e assertiva com seus possíveis clientes. Diante do cenário de isolamento social, elas tornaram-se potenciais geradoras de novos negócios para as empresas que têm uma jornada de compra mais curta.
O uso de memes, conteúdos criativos e posts interativos nas redes podem ser a chave do sucesso das vendas ao brincar com o desejo dos clientes. Pelas redes, também pode-se trabalhar o estreitamento do relacionamento da sua empresa com o público.
O boom do conteúdo em vídeo
Os vídeos são um ótimo formato para aumentar o engajamento dos usuários nas redes sociais da sua empresa. Você sabia que a estimativa é que até 2021, o conteúdo em vídeo irá representar 80% do tráfego da Internet?
Não é à toa que o TikTok, rede social focada em vídeos de menos de um minuto, ou menos, faz tanto sucesso. A comunicação se torna mais direta e, se bem planejada, despertará nas pessoas uma identificação. É o futuro para a comunicação de negócios no marketing digital e você deve começar a pensar desde já o que pode ser apresentado no formato audiovisual para seu público.
Geração de materiais rico em informações
Empresas que fornecem e-books, infográficos, planilhas, webinars etc. constroem autoridade no segmento em que atuam. A procura por informação aumentou e um conteúdo bem elaborado pode ajudar muito o consumidor, que vai lembrar da marca que o ajudou no momento em que um problema precisava de solução.
Esses conteúdos podem ser oferecidos em troca de informações sobre quem os baixar, aumentando o banco de contatos de pessoas interessadas no seu produto, os famosos leads, assim como a divulgação da sua empresa.
Mas, é preciso ter muita atenção com a qualidade do conteúdo: não adianta oferecer qualquer coisa para alguém que pode vir a se tornar um cliente! Por isso, invista sempre em conteúdos bem produzidos e que gerem valor para a sua marca.
E aí?! Gostou das dicas até aqui? Deu para perceber como um conteúdo bem produzido e direcionado de forma correta pode ajudar seu negócio em meio à crise? Por isso, vale a pena investir no marketing digital na pandemia!
Agora, para completar sua jornada aqui, compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outras pessoas a conquistar espaço e autoridade no mundo digital!