Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia são uma combinação essencial para alavancar a divulgação de qualquer serviço ou produto. Por isso, você precisa entender como essa dinâmica funciona.

É a assessoria de imprensa que traça o caminho estratégico para garantir que a sua marca tenha destaque nos veículos de comunicação e alcance maior visibilidade junto ao público de forma orgânica – ou seja, espontaneamente. 

Sabe quando empresas aparecem em matérias de jornal como bons exemplos ou seus diretores são entrevistados na TV ou no rádio falando sobre o mercado?

Por trás disso, há uma equipe engajada e ativa de assessores de comunicação que garantem essa presença midiática, que só traz benefícios para a organização.

Quer saber como funciona a atuação de uma assessoria de imprensa e de que forma o relacionamento com a mídia pode ser positivo para a sua marca? Continue com a leitura que vamos te explicar.

O que faz uma assessoria de imprensa?

A resposta para essa pergunta é simples: criar soluções em comunicação! Após uma análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças à sua empresa, a assessoria de imprensa elabora estratégias para que sua presença na mídia seja positiva e contribua para o fortalecimento da marca.

 

via GIPHY

São os jornalistas assessores de imprensa que elaboram e enviam textos jornalísticos para os veículos de comunicação, colocando sua organização em evidência a cada nova pauta. O contato direto com a imprensa possibilita a inserção desses textos – que são chamados de press releases – em jornais, revistas, rádios, tvs etc.

> O que são press releases?

É ainda a assessoria que define o tom de voz e o posicionamento da marca e, principalmente, é a equipe responsável pela comunicação da sua instituição com a mídia.

Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia

Uma das maiores vantagens que uma assessoria de imprensa confere às empresas em que atuam é a manutenção de um bom relacionamento entre organização e jornalistas. A partir desse contato frequente, as marcas tornam-se referência nas suas áreas de atuação,  tornando-se sempre presentes no imaginário do público.

Quando um jornalista precisar tratar de assuntos que se relacionam à sua marca, ele entrará em contato com a assessoria da sua empresa, que avaliará a oportunidade.

A sua diretoria e time de colaboradores serão então os porta-vozes e, caso não sintam segurança para estarem frente às câmeras, podem contar com um treinamento, o Media Training, que prepara para se posicionar e como falar em entrevistas.

 

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> Saiba mais sobre o Media Training

 Além de tudo isso, uma boa equipe de assessoria também atuará no momento das crises, gerenciando e controlando qualquer divulgação negativa.

Agora que você já sabe o que faz uma assessoria de imprensa, chegou a hora de entender por que você deve contratar uma!

Por que contratar uma assessoria de imprensa?

Como já falamos, assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia caminham lado a lado, por isso é tão importante contar com esse time. É quem irá traçar as estratégias para a presença do seu negócio no meio jornalístico, definindo o que é ou não relevante para os veículos de comunicação.

Os assessores também são responsáveis por pensar em outras ações, como o envio de press kits e a realização de eventos que possam estreitar o relacionamento da sua marca com as equipes das redações

Afinal, quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo? E isso vale também para que a equipe de produção dos jornais conheçam mais sobre a sua empresa, que pode ser tema para futuras reportagens.

Mas o principal motivo para contratar uma empresa de assessoria é a manutenção de um bom relacionamento com a mídia

Com a aproximação da sua marca com os jornalistas, eles certamente lembrarão do seu nome como porta-voz para pautas na sua área de atuação. 

A assessoria fará a oferta de assuntos institucionais e, por sua vez, as redações demandarão entrevistas para que você fale como autoridade sobre o mercado em que está presente.

Benefícios do relacionamento com a mídia 

É importante destacar que o principal benefício do conjunto ‘assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia’ é a criação e a manutenção de uma boa reputação empresarial.

Com esse serviço, sua empresa terá a oportunidade de apresentar conteúdos que vão deixar sua marca em evidência em diversos veículos.

Assim, por meio de divulgação espontânea, sua empresa será lembrada como referência tanto pela mídia, quanto pela opinião pública.

Além disso, você também contará com uma equipe especializada para ajudar a proteger sua marca em situações que possam repercutir de forma negativa. Isso confere segurança e mostra que você está preparado para controlar as crises que possam surgir. 

 

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Então é isso: reconhecer que sua marca precisa de assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia é o primeiro passo para começar a construção de um relacionamento forte e duradouro com os jornalistas. 

Para entender ainda mais sobre como melhorar o relacionamento com a imprensa, você pode conferir outro texto em que abordamos o assunto, clicando aqui.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia são uma combinação essencial para alavancar a divulgação de qualquer serviço ou produto. Por isso, você precisa entender como essa dinâmica funciona.

É a assessoria de imprensa que traça o caminho estratégico para garantir que a sua marca tenha destaque nos veículos de comunicação e alcance maior visibilidade junto ao público de forma orgânica – ou seja, espontaneamente. 

Sabe quando empresas aparecem em matérias de jornal como bons exemplos ou seus diretores são entrevistados na TV ou no rádio falando sobre o mercado?

Por trás disso, há uma equipe engajada e ativa de assessores de comunicação que garantem essa presença midiática, que só traz benefícios para a organização.

Quer saber como funciona a atuação de uma assessoria de imprensa e de que forma o relacionamento com a mídia pode ser positivo para a sua marca? Continue com a leitura que vamos te explicar.

O que faz uma assessoria de imprensa?

A resposta para essa pergunta é simples: criar soluções em comunicação! Após uma análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças à sua empresa, a assessoria de imprensa elabora estratégias para que sua presença na mídia seja positiva e contribua para o fortalecimento da marca.

 

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São os jornalistas assessores de imprensa que elaboram e enviam textos jornalísticos para os veículos de comunicação, colocando sua organização em evidência a cada nova pauta. O contato direto com a imprensa possibilita a inserção desses textos – que são chamados de press releases – em jornais, revistas, rádios, tvs etc.

> O que são press releases?

É ainda a assessoria que define o tom de voz e o posicionamento da marca e, principalmente, é a equipe responsável pela comunicação da sua instituição com a mídia.

Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia

Uma das maiores vantagens que uma assessoria de imprensa confere às empresas em que atuam é a manutenção de um bom relacionamento entre organização e jornalistas. A partir desse contato frequente, as marcas tornam-se referência nas suas áreas de atuação,  tornando-se sempre presentes no imaginário do público.

Quando um jornalista precisar tratar de assuntos que se relacionam à sua marca, ele entrará em contato com a assessoria da sua empresa, que avaliará a oportunidade.

A sua diretoria e time de colaboradores serão então os porta-vozes e, caso não sintam segurança para estarem frente às câmeras, podem contar com um treinamento, o Media Training, que prepara para se posicionar e como falar em entrevistas.

 

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> Saiba mais sobre o Media Training

 Além de tudo isso, uma boa equipe de assessoria também atuará no momento das crises, gerenciando e controlando qualquer divulgação negativa.

Agora que você já sabe o que faz uma assessoria de imprensa, chegou a hora de entender por que você deve contratar uma!

Por que contratar uma assessoria de imprensa?

Como já falamos, assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia caminham lado a lado, por isso é tão importante contar com esse time. É quem irá traçar as estratégias para a presença do seu negócio no meio jornalístico, definindo o que é ou não relevante para os veículos de comunicação.

Os assessores também são responsáveis por pensar em outras ações, como o envio de press kits e a realização de eventos que possam estreitar o relacionamento da sua marca com as equipes das redações

Afinal, quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo? E isso vale também para que a equipe de produção dos jornais conheçam mais sobre a sua empresa, que pode ser tema para futuras reportagens.

Mas o principal motivo para contratar uma empresa de assessoria é a manutenção de um bom relacionamento com a mídia

Com a aproximação da sua marca com os jornalistas, eles certamente lembrarão do seu nome como porta-voz para pautas na sua área de atuação. 

A assessoria fará a oferta de assuntos institucionais e, por sua vez, as redações demandarão entrevistas para que você fale como autoridade sobre o mercado em que está presente.

Benefícios do relacionamento com a mídia 

É importante destacar que o principal benefício do conjunto ‘assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia’ é a criação e a manutenção de uma boa reputação empresarial.

Com esse serviço, sua empresa terá a oportunidade de apresentar conteúdos que vão deixar sua marca em evidência em diversos veículos.

Assim, por meio de divulgação espontânea, sua empresa será lembrada como referência tanto pela mídia, quanto pela opinião pública.

Além disso, você também contará com uma equipe especializada para ajudar a proteger sua marca em situações que possam repercutir de forma negativa. Isso confere segurança e mostra que você está preparado para controlar as crises que possam surgir. 

 

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Então é isso: reconhecer que sua marca precisa de assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia é o primeiro passo para começar a construção de um relacionamento forte e duradouro com os jornalistas. 

Para entender ainda mais sobre como melhorar o relacionamento com a imprensa, você pode conferir outro texto em que abordamos o assunto, clicando aqui.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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