Para algumas pessoas, o ano só começa mesmo após o Carnaval. Mas para quem atua com social media, essa tradição não se aplica. A verdade é que muita coisa já rolou nas redes sociais desde o início do ano e, neste post, vamos responder a uma pergunta-chave: como escolher a rede social ideal para a sua empresa?

Elas tornaram-se uma parte essencial do mercado, proporcionando às marcas um meio poderoso para se conectar com seu público-alvo, promover seus produtos e, de quebra, o mais importante: construir relacionamentos sólidos com os consumidores

A seguir, vamos fornecer ótimos insights para que você possa, além de entender como escolher a rede social que mais tem fit com o seu negócio, desenvolver uma estratégia de sucesso. Vem conosco!

Conhecendo as principais redes sociais

Antes de tudo, é preciso conhecer as particularidades de cada rede social. Elas possuem características e objetivos únicos e podem, a depender da estratégia, atrair diferentes tipos de públicos. Destacamos as mais populares:

Facebook

Caracterizando-se por ser a maior plataforma de mídia social do mundo, o Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Essa rede oferece uma diversidade de recursos, incluindo páginas de negócios, grupos e anúncios patrocinados.

Ela possui uma capacidade de segmentação avançada e dispõe de opções de publicidade bem direcionadas, o que a tornam uma escolha popular para empresas de todos os tamanhos.

Instagram

O Instagram é uma plataforma visual cujo maior objetivo é compartilhar fotos e vídeos. Ele é especialmente popular entre o público mais jovem e os consumidores que buscam inspirações visuais. Suas ferramentas de storytelling – como stories, reels e carrosséis – oferecem oportunidades criativas para as empresas se relacionarem com seus consumidores de forma autêntica e envolvente.

LinkedIn

O LinkedIn é uma mídia social com foco total em profissionais e negócios. Ela é a plataforma ideal para estabelecer conexões profissionais, compartilhar conteúdo voltado ao trabalho e recrutar novos talentos para sua empresa.

O seu uso é especialmente importante para empresas B2B (business-to-business) que desejam encontrar profissionais e estabelecer parcerias com outras organizações.

X (Twitter)

O antigo Twitter (e novo X) é uma mídia social de microblogging que permite o compartilhamento de notícias, pensamentos e opiniões em tempo real e por meio de textos curtos. Ela é uma excelente ferramenta para se conectar com o público, participar de discussões em torno de assuntos relevantes e recentes e, além disso, fornecer suporte ao cliente de forma rápida.

TikTok

O TikTok é uma mídia de compartilhamento de vídeos – inicialmente curtos, mas que já expandiram – e se tornou uma completa sensação global. Extremamente popular entre os jovens (especialmente GenZ), ela oferece uma oportunidade de ouro para que as empresas possam renovar seus públicos.

Por possuir uma alta capacidade de alcançar um grande público de forma super orgânica, o TikTok torna-se atraente para organizações que buscam aumentar seu alcance e visibilidade.

como escolher a rede social ideal

 Como escolher a rede social ideal – Perfil do público-alvo

Uma das principais etapas para escolher a rede social ideal para a sua empresa é conhecer o seu público-alvo. Compreender quem são os usuários que acompanham a sua marca e o que os motiva é fundamental para direcionar de forma eficaz os esforços do marketing digital. Aqui estão alguns pontos importantes a se considerar na hora de definir o perfil do seu público:

 Como escolher a rede social ideal – Perfil demográfico

O perfil demográfico do seu público diz respeito às informações como idade, gênero, localização geográfica, nível de escolaridade e renda. Esses dados ajudam a determinar quais redes sociais são mais populares entre os seus consumidores e quais são os tipos de conteúdo que conseguiriam uma melhor performance de acordo com o perfil. 

Como escolher a rede social ideal – Comportamento

E por falar em tipo de conteúdo, é importante, além das informações demográficas, entender também o comportamento dos usuários nas mídias sociais. Isso inclui: 

  • os hábitos de consumo de conteúdo;
  • a frequência de uso das redes sociais;
  • as preferências de interação (curtidas, comentários ou compartilhamentos);
  • o padrão de compra online. 

Essas informações valem ouro e ajudam a personalizar o planejamento estratégico de conteúdo para melhor atender as necessidades e interesses do público-alvo.

Como escolher a rede social ideal – Preferências online

Por fim, estar ciente das preferências online da sua audiência é importantíssimo em como escolher a rede social ideal. Por exemplo, algumas pessoas preferem conteúdos visuais e interativos, enquanto outras podem estar mais propensas a ter interesse em artigos informativos.

Compreender essas preferências de conteúdo e o tipo de experiência que os seus clientes desejam ter nas redes sociais vai, sem dúvidas, te ajudar a adaptar e personalizar a estratégia de marketing.

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Definindo os objetivos de marketing

Sabemos que ter seus objetivos de marketing bem definidos é fundamental para orientar o planejamento de conteúdo nas redes sociais. Mas como isso funciona na prática?

Antes de definir a mídia para o seu negócio, trace metas específicas, como aumentar o alcance e o reconhecimento da marca, gerar leads qualificados, turbinar as vendas ou fortalecer o relacionamento com a audiência.

Todos esses objetivos devem seguir a metodologia SMART, ou seja, eles precisam ser mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Com os objetivos de marketing definidos, torna-se mais fácil direcionar o conteúdo para uma plataforma. Por exemplo, se a meta é promover conteúdo visualmente atraente para impulsionar o engajamento, o Instagram pode ser a escolha ideal devido ao seu grande foco em imagens e vídeos.

Seguindo a mesma linha, se o objetivo é estabelecer laços profissionais e produzir conteúdo B2B, o LinkedIn pode ser mais adequado devido aos recursos específicos que ele possui para empresas. 

Produzindo conteúdo relevante e estratégico

Com tudo isso em mãos, é hora de colocar a mão na massa e produzir conteúdos que sejam:

  • relevantes para o seu público, ou seja, que tratem de assuntos do interesse dele e que, além disso, estejam em sintonia com as trends e as temáticas que estão em alta no momento;
  • estratégicos para a sua marca ou, em outras palavras, que estejam 100% alinhados com os objetivos de marketing definidos logo ali em cima.

Para te ajudar nessa etapa, indicamos a leitura “Como aumentar o engajamento do Instagram em 7 passos” do nosso blog. Clique aqui para conferir. 

Assim que os conteúdos estiverem prontos e a rotina de postagens iniciar de fato, é importante ter em mente algumas estratégias para manter o engajamento a medida que ele for sendo conquistado.

Dica-bônus! Explore conteúdos interativos utilizando as próprias ferramentas da mídia social escolhida, como enquetes e perguntas e respostas. 

Além disso, aposte também no uso de hashtags para ampliar o alcance das suas  postagens até novos seguidores. E por fim, mas não menos importante, mantenha uma frequência consistente de publicações e de contato com seu público por meio de respostas aos comentários ou às mensagens diretas. 

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Cases

Para finalizar, vamos conferir algumas histórias de sucesso de marcas que, sem dúvidas,  escolheram a rede social ideal para trabalhar seus conteúdos? 

Netflix

A Netflix é conhecida por seu tom de voz jovem, descontraído e para lá de divertido. Só com essas características, já fica fácil de adivinhar qual seria a rede social ideal para ela se conectar de forma genuína com seu público, não é?

Por ser uma grande empresa de streaming, a Netflix precisa estar presente em todas as plataformas digitais, mas foi no X (Twitter) que ela se firmou como uma gigante de sucesso de conteúdos assertivos

Seja adaptando todo o seu perfil para acompanhar o atual grande lançamento de seu streaming, seja respondendo seus seguidores como quem fala com uma amiga muito próxima ou “somente” apostando nas grandes trends do momento, não há duvidas: o X foi a melhor escolha para a marca se relacionar com o público de forma ampla e quase instantânea. 

Eureca

Conhecida por ser uma empresa que facilita o recrutamento  e o desenvolvimento de novos talentos para empresas, a Eureca precisa comunicar tanto para os jovens que estão em busca de novas oportunidades de emprego, quanto para as organizações que precisam recrutá-los. 

Desta forma, nada melhor do que apostar no LinkedIn para obter um bom posicionamento de marca. É por lá que a empresa divulga novas vagas de emprego, fornece detalhes sobre Programas Trainees e Processos Seletivos de seus clientes e também consegue sanar dúvidas dos candidatos.

Um verdadeiro combo de estratégias reunidas em uma só rede social!

Sicramirn

O Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN é cliente da Letra A  e precisava veicular uma campanha de conscientização sobre a água consumida diretamente de chafarizes. 

Para isso, apostamos em conteúdos visuais com mensagens claras e que comunicassem de forma direta o objetivo do cliente. Para trabalhar esses pontos de forma assertiva diretamente com todo o público-alvo da  campanha, a rede social escolhida foi o Instagram.

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O resultado da escolha foi um planejamento direcionado que contabilizou, entre mídia orgânica e paga, um alcance de mais 290 mil usuários do Instagram, além de quase 300 novos seguidores para a marca. 

Aproveitamos para mencionar que, apesar de uma empresa estar presente em várias mídias sociais, o passo a passo de como escolher a rede social ideal também pode (e deve) ser aplicado para a veiculação de campanhas, como nesse exemplo do Sicramirn.

Bom, agora que você já sabe como escolher a plataforma ideal para iniciar suas postagens, que tal entrar em contato conosco para discutirmos as necessidades específicas da sua empresa e crescermos juntos o seu negócio? Estamos te esperando para impulsionar sua marca! 

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Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

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