As datas de oportunidade fazem parte do calendário editorial de qualquer marca e tornaram-se essenciais nas estratégias de comunicação para os diversos segmentos. Mas como sair do lugar comum e conquistar engajamento em datas comerciais?

Fato é que, além de impulsionar as vendas, esses eventos sazonais oferecem oportunidades estratégicas para construir relacionamentos perenes com o público. Neste artigo, vamos compreender sua importância e compartilhar estratégias de abordagens personalizadas para o seu negócio.

Desenvolva estratégias personalizadas

Cada data comercial carrega consigo características únicas e, por isso, demanda uma abordagem sob medida, que chegue até a sua audiência. 

Seja a Páscoa, a Black Friday ou outras ocasiões sazonais, adaptar o discurso, as ofertas e a identidade visual às particularidades de cada data é um diferencial significativo que deve ser adotado pelas empresas.

engajamento em datas comerciais

As campanhas bem-sucedidas desses períodos destacam-se justamente por isso: a capacidade de se integrar ao contexto de uma data específica. Um grande exemplo de bom aproveitamento de uma data comercial e, principalmente, de adaptação ao contexto externo, é a campanha de dia dos namorados da Natura em 2020.

Esta foi a primeira após o início da pandemia e precisava abordar diversas questões para além do amor romântico, como a situação sanitária mundial. Em um tom super divertido, a marca convidou a comediante Tatá Werneck para um anúncio de 1 minuto e o resultado foi um sucesso, pois a empresa conseguiu verdadeiramente criar uma conexão genuína com seu público e suas necessidades da época.

Diversifique o formato de conteúdo

Seguindo na mesma linha da personalização de conteúdo, outro ponto importantíssimo na exploração das datas comerciais é a diversificação de conteúdo nas estratégias da sua empresa. 

Essa inovação de formatos é crucial na dinâmica de eventos sazonais, pois a diversidade de preferências do público torna necessária a criação de novas formas de prender sua atenção

Em datas como o Natal, por exemplo, reels animados podem criar uma boa atmosfera festiva, além de dezembro ser um mês com uma ótima oportunidade para reviver memes que só aparecem no final do ano. 

engajamento em datas comerciais

Infográficos claros e informativos, por outro lado, podem facilitar a busca por promoções especiais e simplificar o compilado de ofertas natalinas para os consumidores. 

Além disso, adicionar elementos de storytelling nas campanhas é fundamental para criar uma narrativa envolvente que ressoe emocionalmente na audiência.

Integre o conteúdo com as mídias sociais

Para acompanhar todas essas estratégias, nada melhor do que uma integração eficaz com as mídias sociais da marca. Essa junção, além de potencializar exponencialmente o alcance e o impacto do conteúdo escolhido durante datas comerciais, também proporciona um espaço valioso para interações diretas com o público.

Nesse sentido, o uso assertivo de hashtags específicas e exclusivas para os eventos sazonais pode criar uma identidade única para a campanha da empresa, facilitando o acompanhamento e a participação dos seguidores. 

Desafios relacionados à data comercial, como concursos e sorteios, também são maneiras de incentivar os compartilhamentos por meio de uma participação ativa do público e, com isso, expandir a visibilidade da marca.

engajamento em datas comerciais

E, por fim, estratégias como lives no Instagram, entrevistas com especialistas no assunto que rende na data comercial e até mesmo a incorporação de elementos de inteligência artificial (IA) nas redes sociais podem proporcionar experiências únicas para o público.

Bom, agora é hora de aproveitar a época de fim de ano para já colocar tudo isso em prática! Nós, da Letra A Comunicação, utilizamos uma abordagem personalizada e criativa para garantir que todos esses pontos se tornem oportunidades tangíveis para construção de marcas memoráveis, perto e longe de datas comerciais. 

Se você deseja elevar seus resultados e seu engajamento em datas comerciais e no cenário geral da sua marca, entre em contato conosco. Vamos juntos impulsionar suas estratégias! 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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As datas de oportunidade fazem parte do calendário editorial de qualquer marca e tornaram-se essenciais nas estratégias de comunicação para os diversos segmentos. Mas como sair do lugar comum e conquistar engajamento em datas comerciais?

Fato é que, além de impulsionar as vendas, esses eventos sazonais oferecem oportunidades estratégicas para construir relacionamentos perenes com o público. Neste artigo, vamos compreender sua importância e compartilhar estratégias de abordagens personalizadas para o seu negócio.

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Cada data comercial carrega consigo características únicas e, por isso, demanda uma abordagem sob medida, que chegue até a sua audiência. 

Seja a Páscoa, a Black Friday ou outras ocasiões sazonais, adaptar o discurso, as ofertas e a identidade visual às particularidades de cada data é um diferencial significativo que deve ser adotado pelas empresas.

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As campanhas bem-sucedidas desses períodos destacam-se justamente por isso: a capacidade de se integrar ao contexto de uma data específica. Um grande exemplo de bom aproveitamento de uma data comercial e, principalmente, de adaptação ao contexto externo, é a campanha de dia dos namorados da Natura em 2020.

Esta foi a primeira após o início da pandemia e precisava abordar diversas questões para além do amor romântico, como a situação sanitária mundial. Em um tom super divertido, a marca convidou a comediante Tatá Werneck para um anúncio de 1 minuto e o resultado foi um sucesso, pois a empresa conseguiu verdadeiramente criar uma conexão genuína com seu público e suas necessidades da época.

Diversifique o formato de conteúdo

Seguindo na mesma linha da personalização de conteúdo, outro ponto importantíssimo na exploração das datas comerciais é a diversificação de conteúdo nas estratégias da sua empresa. 

Essa inovação de formatos é crucial na dinâmica de eventos sazonais, pois a diversidade de preferências do público torna necessária a criação de novas formas de prender sua atenção

Em datas como o Natal, por exemplo, reels animados podem criar uma boa atmosfera festiva, além de dezembro ser um mês com uma ótima oportunidade para reviver memes que só aparecem no final do ano. 

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Infográficos claros e informativos, por outro lado, podem facilitar a busca por promoções especiais e simplificar o compilado de ofertas natalinas para os consumidores. 

Além disso, adicionar elementos de storytelling nas campanhas é fundamental para criar uma narrativa envolvente que ressoe emocionalmente na audiência.

Integre o conteúdo com as mídias sociais

Para acompanhar todas essas estratégias, nada melhor do que uma integração eficaz com as mídias sociais da marca. Essa junção, além de potencializar exponencialmente o alcance e o impacto do conteúdo escolhido durante datas comerciais, também proporciona um espaço valioso para interações diretas com o público.

Nesse sentido, o uso assertivo de hashtags específicas e exclusivas para os eventos sazonais pode criar uma identidade única para a campanha da empresa, facilitando o acompanhamento e a participação dos seguidores. 

Desafios relacionados à data comercial, como concursos e sorteios, também são maneiras de incentivar os compartilhamentos por meio de uma participação ativa do público e, com isso, expandir a visibilidade da marca.

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E, por fim, estratégias como lives no Instagram, entrevistas com especialistas no assunto que rende na data comercial e até mesmo a incorporação de elementos de inteligência artificial (IA) nas redes sociais podem proporcionar experiências únicas para o público.

Bom, agora é hora de aproveitar a época de fim de ano para já colocar tudo isso em prática! Nós, da Letra A Comunicação, utilizamos uma abordagem personalizada e criativa para garantir que todos esses pontos se tornem oportunidades tangíveis para construção de marcas memoráveis, perto e longe de datas comerciais. 

Se você deseja elevar seus resultados e seu engajamento em datas comerciais e no cenário geral da sua marca, entre em contato conosco. Vamos juntos impulsionar suas estratégias! 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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