Na realidade dinâmica do marketing digital, uma estratégia que ganhou muito destaque e moldou significativamente a forma como as marcas se conectam com suas audiências é o marketing de influência. Mas a verdade é que muitas marcas não sabem como escolher influenciadores digitais de forma assertiva.
Essa colaboração entre empresas e influenciadores digitais (em sua maioria advindos exclusivamente das redes sociais) tornou-se uma peça importantíssima na construção de narrativas autênticas e está longe de ser apenas uma tendência passageira.
Tanto é que, até metade de 2022, o país possuía mais de 500 mil influencers com mais de 10 mil seguidores. Além disso, estima-se que 40% dos brasileiros consumiram produtos e serviços por influência dessas figuras públicas.
Neste texto, vamos mostrar como escolher influenciadores digitais conectados à sua marca e explorar os detalhes dessa abordagem, trazendo orientações práticas para quem busca alavancar seus resultados no marketing digital. Vamos lá!
Identificando o público-alvo
O primeiro passo dessa estratégia, antes mesmo de definir os critérios sobre como escolher influenciadores digitais para representar e promover uma marca é, sem sombra de dúvidas, definir o público-alvo dela.
Isto porque traçar com clareza quem é a audiência, seus interesses, estilo de vida, comportamentos de consumo e valores é essencial para entender qual tipo de match será feito entre influenciador e empresa.
Compreender essas e outras características do público-alvo permite que as marcas optem por influenciadores que não apenas possuam um bom número de seguidores — e, por consequência, uma audiência relevante — mas que também tenham uma afinidade autêntica com os valores e desejos do público, congregando, assim, os valores da empresa com os interesses genuínos de seus consumidores.
Além disso, considerar as plataformas de mídia social preferidas pela audiência da marca é determinante para o sucesso da parceria.
Em qual rede os consumidores passam a maior parte do tempo online? Quais são os tipos de conteúdo que possuem maior alcance entre eles?
Ter as respostas corretas a essas perguntas ajuda a direcionar a seleção de influenciadores que, de fato, consigam estabelecer uma comunicação orgânica e autêntica com o seu público, impactando-o e envolvendo-o.
Como escolher influenciadores digitais – critérios
Após identificar o público-alvo, é hora de partir para a escolha dos influenciadores digitais. Para essa etapa, é crucial ter cautela e visão estratégica da marca. Pensando nisso, separamos alguns critérios importantes que podem ajudar a orientar esse processo.
Relevância
A relevância aqui é um ponto-chave. É essencial que o influenciador, além de possuir uma audiência numericamente expressiva, esteja sintonizado com o nicho ou tema abordado pela marca.
Uma interseção natural e genuína entre o conteúdo do influenciador e os valores da empresa contribui para uma parceria mais autêntica, pois gera uma identificação e relevância imediatas com a audiência.
Autenticidade
Um estudo feito pela Cadastra apontou que 60% dos consumidores preferem acompanhar influenciadores que abordam temas com os quais eles se identificam.
Esse dado nos mostra o quanto é importante considerar a autenticidade, transparência e honestidade como pontos essenciais na construção de laços autênticos com o público. Dessa forma, a marca deve buscar influencers que compartilham suas experiências e opiniões honestas e reais.
Engajamento da audiência
Outro ponto importantíssimo a se considerar é o engajamento do influenciador analisado — e aqui enfatizamos que esse engajamento vai além dos números de seguidores.
Métricas como comentários, compartilhamentos e alcance indicam não apenas a popularidade, mas a capacidade do influenciador de estabelecer interações com seu público.
Desse modo, uma boa taxa de engajamento mostra que o público não apenas segue o perfil, mas interage ativamente com o conteúdo, fortalecendo o impacto e a repercussão das mensagens transmitidas.
Alinhamento de valores
Por fim, como escolher influenciadores digitais depende de uma colaboração bem-sucedida. É categórico que o influenciador, além de assimilar, compartilhe dos valores da marca.
Essa compreensão envolve os produtos e serviços promovidos, mas também alcance a essência da identidade da marca, pois quando os valores estão alinhados entre empresa e influencer, a mensagem transmitida é mais coesa e verdadeira.
Mensuração de resultados
Além de saber como escolher influenciadores digitais, a mensuração eficaz de resultados também é essencial para avaliar o sucesso das campanhas de marketing de influência.
Aqui estão algumas métricas para acompanhar o impacto das parcerias estabelecidas:
- Alcance: mede a extensão da campanha, quantificando o número total de visualizações e impressões. Ao analisar esses dados, é possível entender quantas pessoas foram expostas à mensagem que a marca quis transmitir, proporcionando uma visão do potencial impacto da parceria.
- Engajamento: analisa a quantidade total de curtidas, comentários e compartilhamentos e fornece uma visão qualitativa do impacto emocional e da relevância do conteúdo.
- Conversões: avalia a eficácia direta das campanhas, e existem formas de estudá-la e entendê-la a fundo. Utilizar links exclusivos ou cupons de desconto ofertados pelos influenciadores, por exemplo, permite à empresa fazer uma ligação direta das ações do público com as interações com o conteúdo.
- Retorno sobre o Investimento: o ROI (Return on Investment) é importante para a equipe de mídias compreender o desempenho financeiro da campanha e da parceria com o influencer escolhido. Comparar o investimento total na parceria com os resultados obtidos, seja em vendas ou aumento do número de seguidores, oferece uma visão clara do retorno gerado.
Case de sucesso
Para finalizarmos, vamos conferir um ótimo exemplo de como técnicas com influenciadores podem revolucionar marcas? Aproveitando a época de início de ano, a nossa referência não poderia ser outra: o Big Brother Brasil.
Prestes a enfrentar um possível declínio de audiência e popularidade, a equipe do BBB implementou, a partir da edição de 2020, a estratégia de convidar influenciadores digitais para compor um novo grupo no elenco, o “camarote”.
Toda a comunicação do programa, desde então, se transformou. Além da grande expectativa nas redes sociais para o anúncio dos influencers, há ainda a legião de fãs e seguidores dessas celebridades que as acompanham durante todo o programa, interagindo e engajando não só com o BBB, mas também com as marcas patrocinadoras.
Com essa jogada de reinvenção, o programa conseguiu transformar uma possível crise de imagem em oportunidade de crescimento e ainda abraçou um novo público, firmando-se cada vez mais como um gigante do entretenimento brasileiro.
Pois bem. Escolher influenciadores digitais é uma tarefa estratégica e é considerando todos esses pontos que a Letra A Comunicação oferece uma assessoria especializada, equilibrando conhecimento analítico e sensibilidade às necessidades do cliente.
Se você busca não apenas resultados, mas parcerias autênticas e duradouras que estejam alinhadas com sua audiência, entre em contato conosco para construirmos juntos o caminho de um engajamento sustentável e genuíno.