Na realidade dinâmica do marketing digital, uma estratégia que ganhou muito destaque e moldou significativamente a forma como as marcas se conectam com suas audiências é o marketing de influência. Mas a verdade é que muitas marcas não sabem como escolher influenciadores digitais de forma assertiva.

Essa colaboração entre empresas e influenciadores digitais (em sua maioria advindos exclusivamente das redes sociais) tornou-se uma peça importantíssima na construção de narrativas autênticas e está longe de ser apenas uma tendência passageira

Tanto é que, até metade de 2022, o país possuía mais de 500 mil influencers com mais de 10 mil seguidores. Além disso, estima-se que 40% dos brasileiros consumiram produtos e serviços por influência dessas figuras públicas.

Neste texto, vamos mostrar como escolher influenciadores digitais conectados à sua marca e explorar os detalhes dessa abordagem, trazendo orientações práticas para quem busca alavancar seus resultados no marketing digital. Vamos lá!

Identificando o público-alvo

O primeiro passo dessa estratégia, antes mesmo de definir os critérios sobre como escolher influenciadores digitais para representar e promover uma marca é, sem sombra de dúvidas, definir o público-alvo dela. 

Isto porque traçar com clareza quem é a audiência, seus interesses, estilo de vida, comportamentos de consumo e valores é essencial para entender qual tipo de match será feito entre influenciador e empresa.

Compreender essas e outras características do público-alvo permite que as marcas optem por influenciadores que não apenas possuam um bom número de seguidores — e, por consequência, uma audiência relevante — mas que também tenham uma afinidade autêntica com os valores e desejos do público, congregando, assim, os valores da empresa com os interesses genuínos de seus consumidores.

Além disso, considerar as plataformas de mídia social preferidas pela audiência da marca é determinante para o sucesso da parceria. 

Em qual rede os consumidores passam a maior parte do tempo online? Quais são os tipos de conteúdo que possuem maior alcance entre eles? 

Ter as respostas corretas a essas perguntas ajuda a direcionar a seleção de influenciadores que, de fato, consigam estabelecer uma comunicação orgânica e autêntica com o seu público, impactando-o e envolvendo-o.

como escolher influenciadores digitais

Como escolher influenciadores digitais – critérios 

Após identificar o público-alvo, é hora de partir para a escolha dos influenciadores digitais. Para essa etapa, é crucial ter cautela e visão estratégica da marca. Pensando nisso, separamos alguns critérios importantes que podem ajudar a orientar esse processo.

Relevância

A relevância aqui é um ponto-chave. É  essencial que o influenciador, além de possuir uma audiência numericamente expressiva, esteja sintonizado com o nicho ou tema abordado pela marca

Uma interseção natural e genuína entre o conteúdo do influenciador e os valores da empresa contribui para uma parceria mais autêntica, pois gera uma identificação e relevância imediatas com a audiência.

Autenticidade 

Um estudo feito pela Cadastra apontou que 60% dos consumidores preferem acompanhar influenciadores que abordam temas com os quais eles se identificam. 

Esse dado nos mostra o quanto é importante considerar a autenticidade, transparência e honestidade como pontos essenciais na construção de laços autênticos com o público. Dessa forma, a marca deve buscar influencers que compartilham suas experiências e opiniões honestas e reais.

como escolher influenciadores digitais

Engajamento da audiência

Outro ponto importantíssimo a se considerar é o engajamento do influenciador analisado — e aqui enfatizamos que esse engajamento vai além dos números de seguidores. 

Métricas como comentários, compartilhamentos e alcance indicam não apenas a popularidade, mas a capacidade do influenciador de estabelecer interações com seu público

Desse modo,  uma boa taxa de engajamento mostra que o público não apenas segue o perfil, mas interage ativamente com o conteúdo, fortalecendo o impacto e a repercussão das mensagens transmitidas.

Alinhamento de valores

Por fim, como escolher influenciadores digitais depende de uma colaboração bem-sucedida. É categórico que o influenciador, além de assimilar, compartilhe dos valores da marca. 

Essa compreensão envolve os produtos e serviços promovidos, mas também alcance a essência da identidade da marca, pois quando os valores estão alinhados entre empresa e influencer, a mensagem transmitida é mais coesa e verdadeira.

Mensuração de resultados

Além de saber como escolher influenciadores digitais, a mensuração eficaz de resultados também é essencial para avaliar o sucesso das campanhas de marketing de influência. 

Aqui estão algumas métricas para acompanhar o impacto das parcerias estabelecidas:

  • Alcance: mede a extensão da campanha, quantificando o número total de visualizações e impressões. Ao analisar esses dados, é possível entender quantas pessoas foram expostas à mensagem que a marca quis transmitir, proporcionando uma visão do potencial impacto da parceria.
  • Engajamento: analisa a quantidade total de curtidas, comentários e compartilhamentos e fornece uma visão qualitativa do impacto emocional e da relevância do conteúdo.
  • Conversões: avalia a eficácia direta das campanhas, e existem formas de estudá-la e entendê-la a fundo. Utilizar links exclusivos ou cupons de desconto ofertados pelos influenciadores, por exemplo, permite à empresa fazer uma ligação direta das ações do público com as interações com o conteúdo.
  • Retorno sobre o Investimento: o ROI (Return on Investment) é importante para a equipe de mídias compreender o desempenho financeiro da campanha e da parceria com o influencer escolhido. Comparar o investimento total na parceria com os resultados obtidos, seja em vendas ou aumento do número de seguidores, oferece uma visão clara do retorno gerado.

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Case de sucesso

Para finalizarmos, vamos conferir um ótimo exemplo de como técnicas com influenciadores podem revolucionar marcas? Aproveitando a época de início de ano,  a nossa referência não poderia ser outra: o Big Brother Brasil. 

Prestes a enfrentar um possível declínio de audiência e popularidade, a equipe do BBB implementou, a partir da edição de 2020, a estratégia de convidar influenciadores digitais para compor um novo grupo no elenco, o “camarote”.

Toda a comunicação do programa, desde então, se transformou.  Além da grande expectativa nas redes sociais para o anúncio dos influencers, há ainda a legião de fãs e seguidores dessas celebridades que as acompanham durante todo o programa, interagindo e engajando não só com o BBB, mas também com as marcas patrocinadoras. 

Com essa jogada de reinvenção, o programa conseguiu transformar uma possível crise de imagem em oportunidade de crescimento e ainda abraçou um novo público, firmando-se cada vez mais como um gigante do entretenimento brasileiro.

Pois bem. Escolher influenciadores digitais é uma tarefa estratégica e é considerando todos esses pontos que a Letra A Comunicação oferece uma assessoria especializada, equilibrando conhecimento analítico e sensibilidade às necessidades do cliente. 

Se você busca não apenas resultados, mas parcerias autênticas e duradouras que estejam alinhadas com sua audiência, entre em contato conosco para construirmos juntos o caminho de um engajamento sustentável e genuíno.

Sobre o autor: Aline Barbosa

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Na realidade dinâmica do marketing digital, uma estratégia que ganhou muito destaque e moldou significativamente a forma como as marcas se conectam com suas audiências é o marketing de influência. Mas a verdade é que muitas marcas não sabem como escolher influenciadores digitais de forma assertiva.

Essa colaboração entre empresas e influenciadores digitais (em sua maioria advindos exclusivamente das redes sociais) tornou-se uma peça importantíssima na construção de narrativas autênticas e está longe de ser apenas uma tendência passageira

Tanto é que, até metade de 2022, o país possuía mais de 500 mil influencers com mais de 10 mil seguidores. Além disso, estima-se que 40% dos brasileiros consumiram produtos e serviços por influência dessas figuras públicas.

Neste texto, vamos mostrar como escolher influenciadores digitais conectados à sua marca e explorar os detalhes dessa abordagem, trazendo orientações práticas para quem busca alavancar seus resultados no marketing digital. Vamos lá!

Identificando o público-alvo

O primeiro passo dessa estratégia, antes mesmo de definir os critérios sobre como escolher influenciadores digitais para representar e promover uma marca é, sem sombra de dúvidas, definir o público-alvo dela. 

Isto porque traçar com clareza quem é a audiência, seus interesses, estilo de vida, comportamentos de consumo e valores é essencial para entender qual tipo de match será feito entre influenciador e empresa.

Compreender essas e outras características do público-alvo permite que as marcas optem por influenciadores que não apenas possuam um bom número de seguidores — e, por consequência, uma audiência relevante — mas que também tenham uma afinidade autêntica com os valores e desejos do público, congregando, assim, os valores da empresa com os interesses genuínos de seus consumidores.

Além disso, considerar as plataformas de mídia social preferidas pela audiência da marca é determinante para o sucesso da parceria. 

Em qual rede os consumidores passam a maior parte do tempo online? Quais são os tipos de conteúdo que possuem maior alcance entre eles? 

Ter as respostas corretas a essas perguntas ajuda a direcionar a seleção de influenciadores que, de fato, consigam estabelecer uma comunicação orgânica e autêntica com o seu público, impactando-o e envolvendo-o.

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Como escolher influenciadores digitais – critérios 

Após identificar o público-alvo, é hora de partir para a escolha dos influenciadores digitais. Para essa etapa, é crucial ter cautela e visão estratégica da marca. Pensando nisso, separamos alguns critérios importantes que podem ajudar a orientar esse processo.

Relevância

A relevância aqui é um ponto-chave. É  essencial que o influenciador, além de possuir uma audiência numericamente expressiva, esteja sintonizado com o nicho ou tema abordado pela marca

Uma interseção natural e genuína entre o conteúdo do influenciador e os valores da empresa contribui para uma parceria mais autêntica, pois gera uma identificação e relevância imediatas com a audiência.

Autenticidade 

Um estudo feito pela Cadastra apontou que 60% dos consumidores preferem acompanhar influenciadores que abordam temas com os quais eles se identificam. 

Esse dado nos mostra o quanto é importante considerar a autenticidade, transparência e honestidade como pontos essenciais na construção de laços autênticos com o público. Dessa forma, a marca deve buscar influencers que compartilham suas experiências e opiniões honestas e reais.

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Engajamento da audiência

Outro ponto importantíssimo a se considerar é o engajamento do influenciador analisado — e aqui enfatizamos que esse engajamento vai além dos números de seguidores. 

Métricas como comentários, compartilhamentos e alcance indicam não apenas a popularidade, mas a capacidade do influenciador de estabelecer interações com seu público

Desse modo,  uma boa taxa de engajamento mostra que o público não apenas segue o perfil, mas interage ativamente com o conteúdo, fortalecendo o impacto e a repercussão das mensagens transmitidas.

Alinhamento de valores

Por fim, como escolher influenciadores digitais depende de uma colaboração bem-sucedida. É categórico que o influenciador, além de assimilar, compartilhe dos valores da marca. 

Essa compreensão envolve os produtos e serviços promovidos, mas também alcance a essência da identidade da marca, pois quando os valores estão alinhados entre empresa e influencer, a mensagem transmitida é mais coesa e verdadeira.

Mensuração de resultados

Além de saber como escolher influenciadores digitais, a mensuração eficaz de resultados também é essencial para avaliar o sucesso das campanhas de marketing de influência. 

Aqui estão algumas métricas para acompanhar o impacto das parcerias estabelecidas:

  • Alcance: mede a extensão da campanha, quantificando o número total de visualizações e impressões. Ao analisar esses dados, é possível entender quantas pessoas foram expostas à mensagem que a marca quis transmitir, proporcionando uma visão do potencial impacto da parceria.
  • Engajamento: analisa a quantidade total de curtidas, comentários e compartilhamentos e fornece uma visão qualitativa do impacto emocional e da relevância do conteúdo.
  • Conversões: avalia a eficácia direta das campanhas, e existem formas de estudá-la e entendê-la a fundo. Utilizar links exclusivos ou cupons de desconto ofertados pelos influenciadores, por exemplo, permite à empresa fazer uma ligação direta das ações do público com as interações com o conteúdo.
  • Retorno sobre o Investimento: o ROI (Return on Investment) é importante para a equipe de mídias compreender o desempenho financeiro da campanha e da parceria com o influencer escolhido. Comparar o investimento total na parceria com os resultados obtidos, seja em vendas ou aumento do número de seguidores, oferece uma visão clara do retorno gerado.

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Case de sucesso

Para finalizarmos, vamos conferir um ótimo exemplo de como técnicas com influenciadores podem revolucionar marcas? Aproveitando a época de início de ano,  a nossa referência não poderia ser outra: o Big Brother Brasil. 

Prestes a enfrentar um possível declínio de audiência e popularidade, a equipe do BBB implementou, a partir da edição de 2020, a estratégia de convidar influenciadores digitais para compor um novo grupo no elenco, o “camarote”.

Toda a comunicação do programa, desde então, se transformou.  Além da grande expectativa nas redes sociais para o anúncio dos influencers, há ainda a legião de fãs e seguidores dessas celebridades que as acompanham durante todo o programa, interagindo e engajando não só com o BBB, mas também com as marcas patrocinadoras. 

Com essa jogada de reinvenção, o programa conseguiu transformar uma possível crise de imagem em oportunidade de crescimento e ainda abraçou um novo público, firmando-se cada vez mais como um gigante do entretenimento brasileiro.

Pois bem. Escolher influenciadores digitais é uma tarefa estratégica e é considerando todos esses pontos que a Letra A Comunicação oferece uma assessoria especializada, equilibrando conhecimento analítico e sensibilidade às necessidades do cliente. 

Se você busca não apenas resultados, mas parcerias autênticas e duradouras que estejam alinhadas com sua audiência, entre em contato conosco para construirmos juntos o caminho de um engajamento sustentável e genuíno.

Sobre o autor: Aline Barbosa

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