Mesmo com a facilidade da comunicação impulsionada pelas redes sociais, a televisão segue firme com sua magia única de encher os olhos de qualquer personalidade ou empresa que deseja ter seu nome exposto na telinha para milhares de pessoas em todo o país com uma entrevista na TV.

Mas quais são os caminhos que podem levar uma marca ou profissional a participar de um programa televisivo e, consequentemente, se tornar uma autoridade no mercado em que atua?

Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo de como conseguir uma entrevista na TV e quais são os fatores que determinam o que pode ser ou não noticiado nos veículos de comunicação. Confira!

Como conseguir uma entrevista na TV: afinal, o que é notícia?

Antes de falarmos sobre o assunto principal deste texto, é importante esclarecer o que pode ser considerado notícia, a ponto de chamar a atenção da produção de um telejornal para marcar uma entrevista.

Microfones em entrevista para TV

Notícia é toda informação verídica sobre alguma situação relevante para a sociedade — em forma de texto, imagens ou vídeos – a ser divulgada em veículos de comunicação como rádio, impressos, sites, blogs, revistas e telejornais.

A notícia precisa ser dinâmica e atraente, ao ponto de atender todas as camadas da população, de modo a ajudar o cidadão a formar sua opinião sobre determinado assunto. Assim como também seguir a linha editorial adequada ao fato que será noticiado. 

Por exemplo: se a notícia é sobre esporte, é geralmente contada de uma forma mais “descontraída” para o público, pois se trata de um tema mais informal. 

Já uma notícia referente a economia é retratada de maneira distinta e com tom mais sério. Nestes casos, a opinião de algum jornalista especializado em economia ou profissional da área é requisitada para trazer maior credibilidade para a notícia.

É claro que podem existir notícias sobre esportes e economia com temática mais simples e que não sigam à risca os exemplos citados acima, ok? Porém, todo veículo jornalístico deve conter sua linha editorial bem fundamentada, com vocabulário adequado e imparcialidade no tratamento das informações.

Um texto jornalístico, independente do veículo, deve responder às seis perguntas básicas:

Quem?

O quê?

Onde?

Como?

Quando?

Por quê?

Além disso, a notícia deve conter uma linguagem objetiva e clara e sem teor opinativo. Aqui, o objetivo é meramente informar um fato, e não fomentar uma opinião. A notícia serve para auxiliar o público a entender mais sobre determinado assunto e construir sua própria opinião acerca do tema.

E o que faz algo ou alguém virar notícia?

Esse também é um tópico interessante que ajuda a explicar como conseguir uma entrevista na TV.

Nos bastidores da redação de um veículo, ao receber uma informação, a equipe de jornalismo faz o trabalho de checagem e pesquisa para conferir se aquele tema é relevante o suficiente a ponto de merecer espaço em seus telejornais. 

Os assuntos que, em geral, interessam aos jornalistas precisam ter relevância para sua audiência — seja por prestar algum serviço de alcance social, seja por apresentar alguma novidade ou inovação, ou por provocar polêmica. Sim, isso ajuda na audiência.

Se o objetivo é construir uma imagem positiva da marca, vale o conselho para fugir do item “polêmica” e investir nos outros anteriormente citados.

Gravação de entrevista em estúdio de televisão

Leia também: Como assessoria de imprensa e o relacionamento com a mídia ajudam sua marca

Quais requisitos são necessários para conseguir uma entrevista na TV?

Oferecer uma pauta para qualquer veículo de imprensa nem sempre pode trazer o retorno esperado. 

Se você é empresário e deseja ter um espaço na TV para divulgar alguma novidade desenvolvida por sua empresa que acredita ser interessante, a produção daquele jornal pode simplesmente recusá-la. 

E por que isso acontece? O tema pode estar saturado, repetitivo ou ser considerado irrelevante tanto para o veículo como para o público que o acompanha.

4 fatores que determinam o que pode ou não virar notícia dentro de um veículo:

  • o contexto socioeconômico ao qual a empresa está inserida
  • a linha editorial seguida pelo veículo
  • consistência nos dados informados na pauta que reforcem a veracidade do conteúdo
  • se a pauta é considerada “quente” (notícia de caráter urgente e merece divulgação imediata) ou “fria” (assuntos de relevância moderada e que podem ser noticiados em outro momento).

Para que a articulação da pauta seja bem sucedida entre imprensa e marca/profissional, entra em campo a expertise da assessoria de imprensa para elaborar um plano de comunicação estratégico. Assim, será possível atrair o veículo e conquistar um espaço para ter seu conteúdo divulgado de maneira responsável e profissional.

Como a assessoria de imprensa atua nesse processo? 

Apesar de ser um trabalho sem grande visibilidade, se comparado ao de um repórter, o assessor de imprensa desempenha valor essencial para a construção do relacionamento positivo entre marca e veículo, bem como jornalistas e formadores de opinião em geral.

É o assessor quem traça as melhores estratégias de ação da marca e mapear quais assuntos trabalhados têm potencial de virar notícia. Em seguida, o assessor entra em contato com os veículos de comunicação para oferecer a pauta, que poderá ser replicada em forma de notas, matérias, reportagens e entrevista para a TV e, assim, fortalecer a imagem da marca ou profissional perante a opinião pública.

Quem pode contratar o serviço de assessoria de imprensa

  • Empresa
  • Pessoa física
  • Profissional liberal
  • ONGs
  • Instituições públicas diversas

Ao conseguir uma entrevista na TV bem sucedida, abre-se um leque de possibilidades dentro da imprensa. Essa divulgação espontânea torna a empresa lembrada como referência – tanto no mercado em que atua, como pela opinião pública. 

E nada melhor do que contar com o suporte de uma equipe especializada nesta função, não é mesmo?

Se você deseja contratar uma assessoria de imprensa para te ajudar a fortalecer sua marca no mercado e conquistar boas oportunidades de negócios, você pode dispor da experiência da Letra A Comunicação. Somos uma agência especializada em proporcionar visibilidade para as marcas em diversos canais de comunicação por meio de soluções inovadoras.

Ficou interessado? Então clique neste formulário e o preencha com suas informações de contato para que a nossa equipe possa falar com você.

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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