Seja você um CEO ou chefe de setor, estar preparado para atuar como porta-voz é essencial para construir e manter a reputação de qualquer negócio. É aqui que o media training entra em cena.
Trata-se de um treinamento voltado para porta-vozes e representantes de organizações públicas, privadas ou da sociedade civil organizada, com o objetivo de melhorar suas habilidades de comunicação em interações com a mídia.
Afinal, um porta-voz hábil não deve apenas representar o negócio, mas também comunicar de maneira eficaz e estratégica, transmitindo confiança e credibilidade. E se você tem dificuldade neste assunto, especialmente em frente às câmeras, não se preocupe: a Letra A está aqui para ajudar!
Vamos lá?
O que é o media training
O media training é uma capacitação que apresenta um conjunto de técnicas para lidar com a imprensa. Por meio de uma imersão teórica e prática, os porta-vozes aprendem como funcionam os veículos de comunicação e recebem orientações práticas para lidar com os momentos de maior visibilidade.
Esse treinamento vai além das palavras e pode ser útil tanto no dia a dia, ao se dirigir para a equipe ou em entrevistas corriqueiras, quanto durante uma situação de crise de imagem, para escapar de saias justas.
Definição e responsabilidades: o papel do porta-voz
Um porta-voz é o responsável por transmitir as informações da organização e as suas atividades incluem:
- atender às demandas da mídia;
- participar de eventos públicos;
- responder a perguntas de stakeholders;
- ser a face pública da empresa.
Dessa forma, a comunicação e a postura de um porta-voz impactam diretamente a imagem e a reputação da instituição, tornando essencial que esse profissional passe por um media training para que ele ou ela esteja preparado/a para qualquer situação – boa ou ruim.
Vamos a um exercício simples: imagine que você está em uma entrevista para anunciar o novo projeto da sua empresa e uma de suas falas acaba causando uma saia justa. Faz parte, mas saber contornar essa situação é tão importante quanto aproveitar toda oportunidade para extrair o melhor resultado possível.
Assim, o porta-voz deve ser bem informado sobre todos os aspectos da empresa, desde os produtos e serviços até a missão, visão e valores. Além disso, os assuntos de interesse do segmento em que se está incluído e tópicos em alta na sociedade.
Ele deve ser capaz de comunicar seus pontos de maneira clara e convincente, adaptando a mensagem para diferentes públicos e contextos.
Impacto na imagem e reputação
Por isso, a forma como um porta-voz se comunica tem o poder de fortalecer ou prejudicar a reputação da empresa.
Uma fala bem colocada pode aumentar a confiança dos consumidores e investidores. Por outro lado, uma mensagem mal transmitida ou uma resposta inadequada a uma pergunta pode gerar crises de imagem e problemas que impactam no financeiro, no institucional e na vida profissional do porta-voz.
Técnicas de media training
Mas como garantir que o porta-voz vai se sair bem nos momentos de interação com a mídia? Não é difícil! Durante o media training, algumas técnicas são ensinadas para que o entrevistado saiba como deve proceder de acordo com cada situação.
É comum que o primeiro momento seja dedicado às informações teóricas e o segundo momento seja a hora de exercitar o que discutiram, com direito a câmera e microfone ligados e avaliação da performance.
Simulação de entrevistas
A prática leva à perfeição e a simulação de entrevistas é uma das técnicas mais eficazes de media training.
Durante essas simulações, os porta-vozes podem se familiarizar com os formatos de entrevistas, aprender a lidar com perguntas difíceis e entrevistadores mais insistentes, além de desenvolver suas habilidades de encadear ideias e redirecionar assuntos que desejem evitar.
As simulações devem incluir cenários realistas e variados, como entrevistas em estúdio, ao vivo e por telefone.
Controle emocional
Além das palavras, manter a calma e a confiança durante entrevistas e apresentações é vital. Técnicas de respiração, mindfulness e preparação mental ajudam a controlar o nervosismo e as emoções que podem vir antes do grande momento.
Um porta-voz tranquilo e confiante transmite segurança e credibilidade em qualquer resposta que seja dada, seja ela aprofundada ou uma versão mais enxuta, que não abre espaço para mais questionamentos.
Respostas assertivas
Preparar respostas para perguntas difíceis é uma forma de evitar armadilhas.
Em uma entrevista, é importante ser honesto, mas nem por isso o porta-voz deve deixar de ser estratégico e tagarelar por minutos a fio.
No media training, os participantes aprendem a se manter em um tópico-chave e a manobrar a entrevista quando ela sair do fluxo que seja do interesse da empresa.
Comunicação Não-Verbal
A linguagem corporal e o tom de voz são tão importantes quanto as palavras ditas em uma entrevista para a mídia. Gestos, expressões faciais e postura devem transmitir segurança e empatia.
Nada de ficar com os braços cruzados ou para trás, fazer cara de pensativo ou coçar a cabeça durante uma entrevista.
É importante estar consciente de sua comunicação não-verbal para evitar transmitir mensagens equivocadas, como dúvida sobre o assunto abordado.
O que fazer durante uma entrevista para a imprensa
Já durante a entrevista, é hora de lembrar de outros pontos importantes: clareza e concisão, manter a calma e reforçar as mensagens estratégicas para a empresa naquele momento.
- Tenha clareza e Concisão
Uma das principais orientações durante o media training é que jargões e informações complexas devem ser evitados na entrevista. Vá direto ao ponto para garantir que a mensagem seja compreendida por todos porque respostas longas e detalhadas podem confundir o público e diluir a mensagem principal.
- Mantenha a calma
Para um porta-voz, lidar com perguntas inesperadas pode ser algo cotidiano. Então, fazer isso sem perder a calma é essencial.
Manter uma postura aberta e receptiva ajuda a controlar a situação, assim como responder com calma e confiança, mesmo quando confrontado com perguntas difíceis, demonstra profissionalismo e preparo.
Não se negue a falar sobre determinados assuntos, especialmente os de interesse público. Uma saída é direcionar a conversa para os pontos-chave que deseja abordar.
Para isso, no media training, são ensinadas técnicas como a “ponte” e a tática ABCD, do inglês “Acknowledging, Bridging, Continue e Dangle”. Confira:
- Reforce as ideias-chave
E mesmo nessas situações, um porta-voz bem preparado sabe que todas as oportunidades de aparição na mídia devem ser aproveitadas para reforçar as mensagens-chave da empresa, mantendo o foco nos objetivos estratégicos da comunicação.
Repetir os pontos-chave de forma natural durante a entrevista ajuda a fixar a mensagem na audiência, o que pode ser crítico para redirecionar a opinião pública, por exemplo.
Após a entrevista
Após a entrevista, é importante que o porta-voz faça a revisão da publicação para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Isso permite um aprimoramento contínuo das habilidades de comunicação.
Analisar gravações das entrevistas pode revelar nuances que passam despercebidas durante a performance ao vivo.
Uma forma de fazer isso é solicitar feedback de colegas ou de um assessor de imprensa, que pode oferecer perspectivas ricas para o desenvolvimento profissional.
Também cabe ao porta-voz entrevistado manter um bom relacionamento com os jornalistas para futuras interações. Agradecer pela oportunidade e oferecer-se para futuras contribuições ajuda a fortalecer esses laços.
Um porta-voz bem relacionado com a mídia pode se tornar uma fonte confiável e regular para os jornalistas.
Assim, a preparação adequada de porta-vozes por meio do media training é essencial para garantir uma comunicação eficaz e estratégica, que pode trazer excelentes resultados para o negócio e evitar crises.
Isso não só melhora a imagem pública da empresa, mas também fortalece a confiança e a credibilidade junto ao público externo.
Caso você sinta que pode se beneficiar desse treinamento, esse é um dos serviços que oferecemos aqui na Letra A Comunicação.
Com quase 30 anos de experiência no mercado, estamos prontas para ser a sua parceira na preparação de porta-vozes, oferecendo um treinamento completo e personalizado para atender às suas necessidades de comunicação.