Seja você um empresário, jornalista, estudante, produtor de conteúdo, apaixonado por tecnologia ou simplesmente alguém com sede de conhecimento. Num mundo onde a informação é produzida e consumida em tempo real – e as demandas do dia a dia preenchem a maior parte do nosso tempo – manter-se atualizado pode ser bastante desafiador.

Isso porque, embora o acesso à informação esteja cada vez mais democrático, a rapidez com que os conteúdos são publicados aos montes, na Internet, torna praticamente impossível acompanhá-los na mesma velocidade. Pensando nisso, listamos e comentamos abaixo 10 newsletters que não podem faltar na sua inbox.

Ao unir a objetividade das notícias à subjetividade das cartas, as newsletters têm se tornado uma ferramenta valiosa para se manter informado, atualizado e, por que não, inspirado. Nesse sentido, elas funcionam como uma curadoria de conteúdos, entregues diretamente na sua caixa de entrada, o que torna seu consumo mais conveniente e personalizado. 

Por meio delas, em alguns poucos minutos, é possível saber tudo que é importante para começar (ou terminar) o dia bem informado. E você vai ver que tem newsletter sobre todos os assuntos e áreas de interesse. Mas, antes, vamos entender por que esse formato de conteúdo é tão promissor.

O dilúvio de dados e o efeito rebote da desinformação

A internet revolucionou a maneira como consumimos notícias e informações. Agora, em vez de esperar pelas edições diárias de jornais ou pelos noticiários na TV, podemos acessar notícias em tempo real, diretamente em nossos dispositivos. No entanto, essa facilidade de acesso também gerou um dilúvio de informações.

A quantidade de dados que é gerada e compartilhada online a cada segundo é esmagadora. Redes sociais, sites de notícias, blogs, podcasts e vídeos inundam a internet com informações sobre uma variedade de tópicos. Isso cria um cenário onde é fácil se sentir sobrecarregado e perdido em meio a tantas histórias e manchetes.

Além disso, com o fenômeno das fake news, a crise de confiança adiciona um outro ingrediente a esse cenário desafiador, criando um verdadeiro efeito rebote onde, nem sempre, mais conteúdos significam mais informação.

fake news e desinformação

Vantagens da newsletter como formato de conteúdo

Ao resgatar o potencial do e-mail como espaço controlado e personalizado para troca de mensagens e consumo de conteúdo, as newsletters se tornaram muito populares nos últimos anos. Entregues diretamente na caixa de entrada dos assinantes, seu conteúdo não depende de algoritmos de redes sociais ou mecanismos de busca para ser descoberto.

Além disso, elas permitem que seus criadores atuem como curadores de conteúdo, selecionando e personalizando as mensagens para atender às necessidades e interesses específicos de seus assinantes. Isso cria um senso de conexão pessoal, comunidade e relevância que há muito já se perdeu nas redes sociais. 

aplicativos ia para jornalistas

10 newsletters que não podem faltar na sua inbox

De comunicação a tecnologia, passando por ativismo social, confira abaixo 10 newsletters que não podem faltar na sua inbox.

1. The News

A primeira da nossa lista, como não poderia deixar de ser, é a “the news”, que oferece uma visão abrangente das notícias do Brasil e do mundo. Trata-se de uma newsletter diária, escrita de forma objetiva, em tom de conversa, para tornar sua leitura fluida e agradável. Com mais de 1 milhão de assinantes, ela é um case de sucesso no mundo das newsletters!

2. Garimpo

A Garimpo é para quem, assim como nós, precisa ficar por dentro dos assuntos mais populares nas redes sociais. De segunda a sexta, em menos de três minutos, você vai conferir os tópicos populares e tendências. Essa newsletter, do Núcleo, é uma ótima maneira de se manter  atualizado sobre tudo que está acontecendo no mundo digital.

3. Brasis

“Brasis” oferece uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Essa newsletter é uma fonte confiável de notícias e análises, ideal para quem busca um entendimento mais profundo dos acontecimentos. Ou, como eles propõem, “novos ângulos para os assuntos do dia”.

4. The BRIEF

Se você empreende ou é entusiasta das tecnologias, essa é a melhor pedida! The BRIEF é uma newsletter diária que te mantém atualizado com as melhores histórias de negócios em tecnologia. Ela é feita por “um grupo de jornalistas malucos que reviram a internet todos os dias para trazer as notícias de um jeito leve, útil e moderno até você”.

5. Manual do Usuário

Além de produzir sua própria newsletter, o Manual do Usuário oferece um diretório de newsletters brasileiras, facilitando a descoberta de novas fontes de informação. Essa é uma ótima ferramenta para quem deseja explorar diferentes tópicos e perspectivas. E você verá que tem boas indicações para todo tipo de assunto!

6. Journalist’s Toolbox

Journalist’s Toolbox é uma caixa de ferramentas indispensável com recursos úteis e dicas para aprimorar o trabalho jornalístico, desde ferramentas, plug-ins, extensões de navegador e tecnologias de inteligência artificial úteis para jornalistas profissionais, estudantes, educadores, profissionais de marketing e outros.

7. The Bizness

The Bizness conta com toda a expertise do grupo the news, mas com foco em negócios e branding. Toda terça e quinta, às 13:13, você recebe em seu e-mail não só as principais notícias do mercado, mas também reports, dados e análises da nossa equipe sobre o mundo business. Simples, original e com o tom que você já é característico do formato.

8. Lente

Lente é uma newsletter da Agência Lupa que aborda questões relacionadas a fake news e fact-checking. É uma leitura essencial para aqueles que desejam melhorar suas habilidades de apuração e checagem dos fatos em um ambiente de notícias cada vez mais complexo – e cheio de armadilhas. 

9. Cajueira

A proposta de valor da Cajueira é simples, direta, mas potente: uma curadoria de conteúdos produzidos pelo jornalismo independente nos estados do Nordeste. Para quem deseja se aprofundar nas questões da nossa região e quer ir além do que é noticiado nos grandes veículos de comunicação da mídia tradicional.

10. AzMina

Finalmente e não menos relevante, AzMina é uma newsletter dedicada ao jornalismo sob perspectiva do recorte de gênero. Ela aborda uma ampla gama de questões relacionadas às mulheres e ao feminismo, oferecendo insights importantes, perspectivas diversas e informações essenciais para compreender e pautar as políticas públicas de equidade no Brasil.

E aí, curtiu a nossa curadoria?

Então assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, com análises exclusivas, o conteúdo que compartilhamos por aqui!

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

Assine a newsletter da Letra A e receba nossos conteúdos em primeira mão!

* indicates required

Intuit Mailchimp

Seja você um empresário, jornalista, estudante, produtor de conteúdo, apaixonado por tecnologia ou simplesmente alguém com sede de conhecimento. Num mundo onde a informação é produzida e consumida em tempo real – e as demandas do dia a dia preenchem a maior parte do nosso tempo – manter-se atualizado pode ser bastante desafiador.

Isso porque, embora o acesso à informação esteja cada vez mais democrático, a rapidez com que os conteúdos são publicados aos montes, na Internet, torna praticamente impossível acompanhá-los na mesma velocidade. Pensando nisso, listamos e comentamos abaixo 10 newsletters que não podem faltar na sua inbox.

Ao unir a objetividade das notícias à subjetividade das cartas, as newsletters têm se tornado uma ferramenta valiosa para se manter informado, atualizado e, por que não, inspirado. Nesse sentido, elas funcionam como uma curadoria de conteúdos, entregues diretamente na sua caixa de entrada, o que torna seu consumo mais conveniente e personalizado. 

Por meio delas, em alguns poucos minutos, é possível saber tudo que é importante para começar (ou terminar) o dia bem informado. E você vai ver que tem newsletter sobre todos os assuntos e áreas de interesse. Mas, antes, vamos entender por que esse formato de conteúdo é tão promissor.

O dilúvio de dados e o efeito rebote da desinformação

A internet revolucionou a maneira como consumimos notícias e informações. Agora, em vez de esperar pelas edições diárias de jornais ou pelos noticiários na TV, podemos acessar notícias em tempo real, diretamente em nossos dispositivos. No entanto, essa facilidade de acesso também gerou um dilúvio de informações.

A quantidade de dados que é gerada e compartilhada online a cada segundo é esmagadora. Redes sociais, sites de notícias, blogs, podcasts e vídeos inundam a internet com informações sobre uma variedade de tópicos. Isso cria um cenário onde é fácil se sentir sobrecarregado e perdido em meio a tantas histórias e manchetes.

Além disso, com o fenômeno das fake news, a crise de confiança adiciona um outro ingrediente a esse cenário desafiador, criando um verdadeiro efeito rebote onde, nem sempre, mais conteúdos significam mais informação.

fake news e desinformação

Vantagens da newsletter como formato de conteúdo

Ao resgatar o potencial do e-mail como espaço controlado e personalizado para troca de mensagens e consumo de conteúdo, as newsletters se tornaram muito populares nos últimos anos. Entregues diretamente na caixa de entrada dos assinantes, seu conteúdo não depende de algoritmos de redes sociais ou mecanismos de busca para ser descoberto.

Além disso, elas permitem que seus criadores atuem como curadores de conteúdo, selecionando e personalizando as mensagens para atender às necessidades e interesses específicos de seus assinantes. Isso cria um senso de conexão pessoal, comunidade e relevância que há muito já se perdeu nas redes sociais. 

aplicativos ia para jornalistas

10 newsletters que não podem faltar na sua inbox

De comunicação a tecnologia, passando por ativismo social, confira abaixo 10 newsletters que não podem faltar na sua inbox.

1. The News

A primeira da nossa lista, como não poderia deixar de ser, é a “the news”, que oferece uma visão abrangente das notícias do Brasil e do mundo. Trata-se de uma newsletter diária, escrita de forma objetiva, em tom de conversa, para tornar sua leitura fluida e agradável. Com mais de 1 milhão de assinantes, ela é um case de sucesso no mundo das newsletters!

2. Garimpo

A Garimpo é para quem, assim como nós, precisa ficar por dentro dos assuntos mais populares nas redes sociais. De segunda a sexta, em menos de três minutos, você vai conferir os tópicos populares e tendências. Essa newsletter, do Núcleo, é uma ótima maneira de se manter  atualizado sobre tudo que está acontecendo no mundo digital.

3. Brasis

“Brasis” oferece uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Essa newsletter é uma fonte confiável de notícias e análises, ideal para quem busca um entendimento mais profundo dos acontecimentos. Ou, como eles propõem, “novos ângulos para os assuntos do dia”.

4. The BRIEF

Se você empreende ou é entusiasta das tecnologias, essa é a melhor pedida! The BRIEF é uma newsletter diária que te mantém atualizado com as melhores histórias de negócios em tecnologia. Ela é feita por “um grupo de jornalistas malucos que reviram a internet todos os dias para trazer as notícias de um jeito leve, útil e moderno até você”.

5. Manual do Usuário

Além de produzir sua própria newsletter, o Manual do Usuário oferece um diretório de newsletters brasileiras, facilitando a descoberta de novas fontes de informação. Essa é uma ótima ferramenta para quem deseja explorar diferentes tópicos e perspectivas. E você verá que tem boas indicações para todo tipo de assunto!

6. Journalist’s Toolbox

Journalist’s Toolbox é uma caixa de ferramentas indispensável com recursos úteis e dicas para aprimorar o trabalho jornalístico, desde ferramentas, plug-ins, extensões de navegador e tecnologias de inteligência artificial úteis para jornalistas profissionais, estudantes, educadores, profissionais de marketing e outros.

7. The Bizness

The Bizness conta com toda a expertise do grupo the news, mas com foco em negócios e branding. Toda terça e quinta, às 13:13, você recebe em seu e-mail não só as principais notícias do mercado, mas também reports, dados e análises da nossa equipe sobre o mundo business. Simples, original e com o tom que você já é característico do formato.

8. Lente

Lente é uma newsletter da Agência Lupa que aborda questões relacionadas a fake news e fact-checking. É uma leitura essencial para aqueles que desejam melhorar suas habilidades de apuração e checagem dos fatos em um ambiente de notícias cada vez mais complexo – e cheio de armadilhas. 

9. Cajueira

A proposta de valor da Cajueira é simples, direta, mas potente: uma curadoria de conteúdos produzidos pelo jornalismo independente nos estados do Nordeste. Para quem deseja se aprofundar nas questões da nossa região e quer ir além do que é noticiado nos grandes veículos de comunicação da mídia tradicional.

10. AzMina

Finalmente e não menos relevante, AzMina é uma newsletter dedicada ao jornalismo sob perspectiva do recorte de gênero. Ela aborda uma ampla gama de questões relacionadas às mulheres e ao feminismo, oferecendo insights importantes, perspectivas diversas e informações essenciais para compreender e pautar as políticas públicas de equidade no Brasil.

E aí, curtiu a nossa curadoria?

Então assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, com análises exclusivas, o conteúdo que compartilhamos por aqui!

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

Postagens relacionadas

Voltar para o blog

Compartilhe

Comentários