Existem diversas ações de marketing usadas para manter um bom relacionamento com a imprensa visando aumentar a visibilidade da marca. Envio de press kits, press releases e follow ups são alguns exemplos, mas neste texto, vamos te explicar o que é uma press trip, ou viagem de imprensa. 

Confira nosso texto sobre como manter um bom relacionamento com a imprensa. 

Apesar de parecer útil apenas para o mercado do turismo, a press trip também cabe muito bem como uma ação de marketing para diversos ramos de atividades. Por isso, vamos te mostrar como organizar essa viagem para comunicadores e como pode ser benéfica para o seu negócio.

 

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O que é press trip? 

Uma press trip é um evento organizado pelas empresas para oferecer uma experiência relacionada à marca a jornalistas e formadores de opinião.

Quando pensamos em viagem, logo associamos esse tipo de ação de marketing a negócios turísticos, como hotéis, pousadas, secretarias de turismo e até linhas aéreas. Mas a press trip pode funcionar muito bem em todos os setores.

Nas indústrias, por exemplo, um tour guiado para apresentar o processo de fabricação é bastante comum, assim como no comércio, grandes marcas de moda costumam convidar influenciadores do nicho para desfiles de novas coleções.

 

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O convite deve incluir as despesas de deslocamento e hospedagem, e é importante um planejamento com roteiro de atividades para que os participantes descubram pontos de seu interesse no destino. E enquanto é uma ação que exige um grande investimento financeiro, a press trip pode igualmente trazer grandes resultados. 

Por que realizar uma press trip

Um bom relacionamento com a imprensa pode fazer com que sua marca seja frequentemente cogitada para ilustrar matérias e reportagens, o que aumenta a sua visibilidade e autoridade no mercado. 

Apesar de não ser uma ação simples, a press trip é recomendada para estreitar os laços da marca com os comunicadores em um momento estratégico, como o lançamento de um novo produto ou a expansão da cadeia produtiva.

A viagem oferece uma experiência diferenciada aos jornalistas e formadores de opinião, o que possibilita a criação de um conteúdo bem mais rico e diversificado sobre a marca, superior ao que poderia ser publicado a partir do mesmo comunicado em texto distribuído igualmente para todos os veículos midiáticos. 

O importante na ação é fornecer material para que os viajantes tenham sobre o que falar a partir do seu olhar naquele momento. A oportunidade também pode ser aproveitada para produção de conteúdo para as redes sociais da marca, o que é ainda mais um benefício desse tipo de ação.

Então, vamos te dar algumas dicas para a organização de uma press trip para ninguém botar defeito.

Como organizar uma viagem para a imprensa

Diante da ideia de uma press trip, precisamos pensar em alguns pontos para a sua organização. Antes de tudo, qual o objetivo dessa viagem? Apresentar um novo produto, aproximar a marca dos comunicadores que falam sobre o seu nicho, promover um destino? 

Com o objetivo da press trip em mente, podemos pensar na duração e fazer a seleção dos convidados. Por ser uma ação que exige alto investimento financeiro, precisamos escolher bem quais jornalistas, comunicadores e influenciadores digitais serão convidados a participar. 

Quem convidar para uma press trip?

Você pode permitir que o veículo de comunicação escolha quem irá fazer a viagem, mas é mais assertivo considerar quais os jornalistas que escrevem para a editoria que interessa ao negócio – Economia, Cultura, Viagens, por exemplo. Blogs especializados também podem ser considerados.

 

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Em relação aos influenciadores digitais, números não são tudo. O conteúdo elaborado por essa personalidade precisa conversar com o da sua marca, mesmo que tenha milhares ou milhões de seguidores. 

Confira nosso texto sobre como escolher um influenciador digital para a sua marca.

O que incluir no roteiro da viagem?

Dependendo da duração e do objetivo da press trip, o roteiro pode incluir desde atividades relacionadas à marca, como uma coletiva de imprensa, até eventos e passeios externos na cidade destino. 

Nas atividades conjuntas, os viajantes devem ser assistidos tanto durante a viagem quanto depois, com material em foto e vídeo, e a disponibilidade da equipe da marca para tirar possíveis dúvidas. Para isso, é importante o auxílio de uma assessoria de imprensa para elaborar o chamado press kit, além de acompanhar toda a ação, desde o seu planejamento.

Um press kit costuma ser um presente entregue para os jornalistas com material pré-elaborado, junto a alguns brindes que podem vir a ser úteis nas atividades. Garrafinha para água, bateria externa para celular, amostra do novo produto, camiseta com a marca do evento, etc, são ótimas opções. 

Saiba mais sobre como fazer um press kit. 

Também é importante que a agenda tenha um horário flexível para que os participantes possam explorar a localidade sozinhos de acordo com seus interesses, especialmente se for uma press trip turística. 

Esse tempo livre também será usado para carregar a câmera ou cumprir atividades que possam ter ficado pendentes no veículo de comunicação, porque apesar de agradável, uma press trip ainda é uma viagem de trabalho

O que pode dar errado em uma press trip?

Mesmo que uma press trip seja agradável, imprevistos podem acontecer e os resultados não sairem como o esperado. É preciso lembrar que os comunicadores estão na viagem a trabalho e que excessos não são bem-vindos nesse espaço.

 

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Alguns cuidados são essenciais. Atenção à previsão do tempo na época da visita, recepção personalizada dos participantes e liberdade para que executem com tranquilidade o que vieram fazer: observar, absorver informações e criar conteúdo.

É preciso ressaltar que a press trip é uma ferramenta para geração de mídia espontânea. Isso quer dizer que a empresa organizadora do evento não pode exigir intervenções editoriais no material que vai ser elaborado a partir da experiência. Para isso, é melhor trabalhar com conteúdo publicitário, os famosos publis, onde o contratante tem total controle sobre o que será publicado.

Mas para evitar possíveis crises, a ajuda de uma assessoria de imprensa é imprescindível. A equipe de comunicação vai auxiliar no planejamento da ação e oferecer suporte para que os jornalistas elaborem seu material da melhor forma possível e o resultado supere as expectativas.

Ainda não conhece o trabalho da assessoria? Clique aqui e confira nosso texto sobre o assunto antes de planejar a sua press trip.

Sobre o autor: Érika Oliveira

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Existem diversas ações de marketing usadas para manter um bom relacionamento com a imprensa visando aumentar a visibilidade da marca. Envio de press kits, press releases e follow ups são alguns exemplos, mas neste texto, vamos te explicar o que é uma press trip, ou viagem de imprensa. 

Confira nosso texto sobre como manter um bom relacionamento com a imprensa. 

Apesar de parecer útil apenas para o mercado do turismo, a press trip também cabe muito bem como uma ação de marketing para diversos ramos de atividades. Por isso, vamos te mostrar como organizar essa viagem para comunicadores e como pode ser benéfica para o seu negócio.

 

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O que é press trip? 

Uma press trip é um evento organizado pelas empresas para oferecer uma experiência relacionada à marca a jornalistas e formadores de opinião.

Quando pensamos em viagem, logo associamos esse tipo de ação de marketing a negócios turísticos, como hotéis, pousadas, secretarias de turismo e até linhas aéreas. Mas a press trip pode funcionar muito bem em todos os setores.

Nas indústrias, por exemplo, um tour guiado para apresentar o processo de fabricação é bastante comum, assim como no comércio, grandes marcas de moda costumam convidar influenciadores do nicho para desfiles de novas coleções.

 

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O convite deve incluir as despesas de deslocamento e hospedagem, e é importante um planejamento com roteiro de atividades para que os participantes descubram pontos de seu interesse no destino. E enquanto é uma ação que exige um grande investimento financeiro, a press trip pode igualmente trazer grandes resultados. 

Por que realizar uma press trip

Um bom relacionamento com a imprensa pode fazer com que sua marca seja frequentemente cogitada para ilustrar matérias e reportagens, o que aumenta a sua visibilidade e autoridade no mercado. 

Apesar de não ser uma ação simples, a press trip é recomendada para estreitar os laços da marca com os comunicadores em um momento estratégico, como o lançamento de um novo produto ou a expansão da cadeia produtiva.

A viagem oferece uma experiência diferenciada aos jornalistas e formadores de opinião, o que possibilita a criação de um conteúdo bem mais rico e diversificado sobre a marca, superior ao que poderia ser publicado a partir do mesmo comunicado em texto distribuído igualmente para todos os veículos midiáticos. 

O importante na ação é fornecer material para que os viajantes tenham sobre o que falar a partir do seu olhar naquele momento. A oportunidade também pode ser aproveitada para produção de conteúdo para as redes sociais da marca, o que é ainda mais um benefício desse tipo de ação.

Então, vamos te dar algumas dicas para a organização de uma press trip para ninguém botar defeito.

Como organizar uma viagem para a imprensa

Diante da ideia de uma press trip, precisamos pensar em alguns pontos para a sua organização. Antes de tudo, qual o objetivo dessa viagem? Apresentar um novo produto, aproximar a marca dos comunicadores que falam sobre o seu nicho, promover um destino? 

Com o objetivo da press trip em mente, podemos pensar na duração e fazer a seleção dos convidados. Por ser uma ação que exige alto investimento financeiro, precisamos escolher bem quais jornalistas, comunicadores e influenciadores digitais serão convidados a participar. 

Quem convidar para uma press trip?

Você pode permitir que o veículo de comunicação escolha quem irá fazer a viagem, mas é mais assertivo considerar quais os jornalistas que escrevem para a editoria que interessa ao negócio – Economia, Cultura, Viagens, por exemplo. Blogs especializados também podem ser considerados.

 

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Em relação aos influenciadores digitais, números não são tudo. O conteúdo elaborado por essa personalidade precisa conversar com o da sua marca, mesmo que tenha milhares ou milhões de seguidores. 

Confira nosso texto sobre como escolher um influenciador digital para a sua marca.

O que incluir no roteiro da viagem?

Dependendo da duração e do objetivo da press trip, o roteiro pode incluir desde atividades relacionadas à marca, como uma coletiva de imprensa, até eventos e passeios externos na cidade destino. 

Nas atividades conjuntas, os viajantes devem ser assistidos tanto durante a viagem quanto depois, com material em foto e vídeo, e a disponibilidade da equipe da marca para tirar possíveis dúvidas. Para isso, é importante o auxílio de uma assessoria de imprensa para elaborar o chamado press kit, além de acompanhar toda a ação, desde o seu planejamento.

Um press kit costuma ser um presente entregue para os jornalistas com material pré-elaborado, junto a alguns brindes que podem vir a ser úteis nas atividades. Garrafinha para água, bateria externa para celular, amostra do novo produto, camiseta com a marca do evento, etc, são ótimas opções. 

Saiba mais sobre como fazer um press kit. 

Também é importante que a agenda tenha um horário flexível para que os participantes possam explorar a localidade sozinhos de acordo com seus interesses, especialmente se for uma press trip turística. 

Esse tempo livre também será usado para carregar a câmera ou cumprir atividades que possam ter ficado pendentes no veículo de comunicação, porque apesar de agradável, uma press trip ainda é uma viagem de trabalho

O que pode dar errado em uma press trip?

Mesmo que uma press trip seja agradável, imprevistos podem acontecer e os resultados não sairem como o esperado. É preciso lembrar que os comunicadores estão na viagem a trabalho e que excessos não são bem-vindos nesse espaço.

 

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Alguns cuidados são essenciais. Atenção à previsão do tempo na época da visita, recepção personalizada dos participantes e liberdade para que executem com tranquilidade o que vieram fazer: observar, absorver informações e criar conteúdo.

É preciso ressaltar que a press trip é uma ferramenta para geração de mídia espontânea. Isso quer dizer que a empresa organizadora do evento não pode exigir intervenções editoriais no material que vai ser elaborado a partir da experiência. Para isso, é melhor trabalhar com conteúdo publicitário, os famosos publis, onde o contratante tem total controle sobre o que será publicado.

Mas para evitar possíveis crises, a ajuda de uma assessoria de imprensa é imprescindível. A equipe de comunicação vai auxiliar no planejamento da ação e oferecer suporte para que os jornalistas elaborem seu material da melhor forma possível e o resultado supere as expectativas.

Ainda não conhece o trabalho da assessoria? Clique aqui e confira nosso texto sobre o assunto antes de planejar a sua press trip.

Sobre o autor: Érika Oliveira

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