O que todo empresário deseja para o seu negócio? Vender, certo? Mas para incrementar as vendas e destacar sua presença no mercado, ter sua marca bem divulgada é essencial. E nada melhor quando isso acontece de forma gratuita, não é mesmo? Isso é o que os profissionais de comunicação chamam de mídia espontânea.
Fazer com que sua empresa esteja em evidência organicamente, de modo que gere o marketing boca a boca, incrementando a sua autoridade no mercado em que atua é o principal objetivo desse tipo de estratégia de comunicação.
Ficou interessado em saber como funciona? Então continue a leitura do texto que vamos te explicar tudo a respeito da chamada mídia espontânea.
O que é mídia espontânea
Mídia espontânea é um termo traduzido do inglês “earned media”, que em uma tradução livre quer dizer visibilidade obtida por mérito, serviços ou trabalho próprio.
No marketing, a mídia espontânea é um espaço conquistado em meios de comunicação que tenha uma menção positiva, sem investimento financeiro. Mas isso não significa que aconteça sem esforço.
Você já deve ter visto em algum jornal, emissoras de TV, rádio ou nos portais de notícias, alguma organização figurar em uma reportagem para ilustrar o assunto. Por exemplo: quando as vendas aumentam no varejo, é comum aparecer um lojista dando sua declaração a respeito, certo? Isso é mídia espontânea em sua forma mais clássica, nos meios de comunicação de massa — jornal, TV ou rádio.
Confira o exemplo abaixo do nosso cliente Natal Shopping: na matéria de um telejornal da TV Band sobre uma promoção em nível local, o shopping foi cenário para a gravação da reportagem e também fonte de informação sobre como a campanha é rentável para os lojistas.
Outras formas de mídia espontânea são digitais: seja no canal de um influenciador ou até por meio de avaliações publicadas pelos consumidores em sites especializados.
Importante esclarecer que a mídia espontânea não tem teor publicitário, ao contrário da mídia paga, o que faz com que o discurso seja natural e mais bem recebido pelo espectador. Outra característica a que você deve atentar é que a marca não tem controle total sobre o conteúdo publicado, mas ainda assim pode desfrutar os benefícios dessa divulgação.
Conheça as vantagens da mídia espontânea
Dentre os benefícios da mídia espontânea, o principal é o seu baixo custo. Com pouco investimento, é enorme o retorno sobre o esforço aplicado para conseguir essa inserção da sua instituição na mídia.
No entanto, mais valiosa do que a economia, é a construção da relevância da sua marca a partir dessa aparição nos meios de comunicação.
Uma empresa que é destaque nos veículos de comunicação conquista credibilidade junto à opinião pública. Isso porque, mesmo com a comunicação digital em alta por meio das redes sociais, as pessoas confiam no conteúdo publicado pela imprensa, graças ao cuidado com que a informação é tratada pelos jornalistas.
Os consumidores sabem diferenciar o que é publicidade — um espaço midiático comprado para divulgar apenas os pontos positivos de um produto ou serviço — do jornalismo, que é neutro.
Como gerar mídia espontânea
Transformar um estabelecimento comercial ou uma instituição em notícia nem sempre é tarefa fácil. Por isso, as equipes de marketing e de comunicação das companhias lançam mão de ferramentas estratégicas para conquistar esses espaços de forma orgânica.
A criação de conteúdo sobre a empresa em forma de releases, ou comunicados para imprensa é a principal delas. Dessa forma, a sugestão de um assunto a ser abordado em reportagem ou entrevista pode ser bem recebida pelo jornalista, podendo até acontecer de ser publicado na íntegra.
Forneça especialistas para entrevistas
Outra forma de garantir mídia espontânea é disponibilizar aos veículos de comunicação especialistas no seu nicho de mercado como fontes de informação.
Assim, eles podem ser entrevistados sobre assuntos relevantes para a sociedade, que estejam alinhados com a sua área de atuação.
Para isso, é importante que sua companhia conte com um porta-voz que seja alguém em cargo de liderança ou alto nível técnico. É fundamental que tenha domínio sobre o assunto abordado e que conte com um treinamento para que tenha bom posicionamento diante de câmeras, em entrevistas a emissoras de rádio ou por telefone para outros veículos.
Meios de comunicação menores
Para empresas de pequeno porte, pode ser mais difícil conseguir inserções em veículos de grande alcance, mas nem por isso devem deixar de tentar conquistar mídia espontânea.
Investir em portais menores, que conversem diretamente com o seu público, é uma estratégia que vem sendo bastante adotada.
Presença em ações solidárias e eventos culturais
O patrocínio a eventos culturais e ações solidárias é uma outra receita de sucesso para conseguir mídia espontânea. Seja com a logomarca da empresa em um banner na decoração do evento ou uma inserção discreta no texto, com a citação de que existe esse apoio por parte da instituição. Isso já pode render bons frutos para que a presença da sua marca se fixe no imaginário do público.
Ações em que a responsabilidade social da empresa fala mais alto que o lucro também facilitam a entrada da sua marca em um veículo de comunicação, porque eleva a marca de background para um propósito muito maior, como o exemplo abaixo.
Incentive seu público
Outra forma bastante interessante de mídia espontânea são as avaliações do público em sites de busca e especializados como o Yelp e Trip Advisor. Você pode sugerir que, caso seu cliente tenha gostado do produto ou serviço, deixe uma mensagem com sua opinião.
A importância da assessoria de imprensa
Como já deve ter ficado claro, a mídia espontânea precisa ser conquistada. Apesar de não envolver transações monetárias, exige um esforço estratégico para manter um bom relacionamento entre instituição e imprensa. E a quem cabe essa responsabilidade? À assessoria de imprensa.
É papel do assessor de imprensa ter um olhar sensível sobre o que acontece na companhia para entender o que pode ser do interesse do público e, consequentemente, da imprensa; escrever os releases e manter um contato frequente com os repórteres e editores que cobrem assuntos que se relacionem com o mercado da empresa também está entre as suas atribuições.
Caso você tenha ficado interessado no que a mídia espontânea pode fazer pelo seu negócio, confira nosso texto sobre como funciona a assessora de imprensa. Você vai entender melhor como funcionam as engrenagens que fazem esse tipo de divulgação funcionar e elevar sua marca diante da opinião pública.